Premier League: Kaoru Mitoma, o extremo da geração Tsubasa

Emanuel RicardoFevereiro 7, 20234min0

Premier League: Kaoru Mitoma, o extremo da geração Tsubasa

Emanuel RicardoFevereiro 7, 20234min0
Um extremo esquerdo de imensa elegância que tem ganho protagonismo na Premier League... ele é Koaru Mitoma e explicamos o papel do japonês no Brighton

A temporada 2022/2023 da Premier League já nos trouxe várias surpresas que apenas podem ser observadas na ELEVEN Sports. Uma das indiscutíveis é a excelente prestação que o Brighton & Hove Albion FC está a realizar na competição. O treinador Roberto de Zerbi, que assumiu a equipa no decorrer da temporada após Graham Potter partir para Stamford Bridge, tem conseguido extrair as maiores qualidades dos seus atletas. Jogadores como Moisés Caicedo, Pascal Groß ou Mac Allister têm estado a um nível soberbo, mas a maior figura dos seagulls tem mesmo sido Kaoru Mitoma (especialmente no pós-Mundial).

O atleta nipónico de 25 anos foi contratado em agosto de 2021 ao Kawasaki Frontale (por três milhões de euros) e logo de seguida emprestado aos belgas do Royale Union Saint-Gilloise. Na temporada que disputou na Bélgica marcou sete golos e fez três assistências em 27 jogos, na corrente temporada já igualou os números que conseguiu na temporada passada, mesmo jogando a um nível muito mais elevado. Cinco destes golos foram no pós-Mundial e nas últimas três partidas apontou três golos. Um destes foi a obra-prima que marcou contra o Liverpool FC para eliminar os reds da FA Cup.

A temporada do japonês tem claramente um antes e um depois do Campeonato do Mundo 2022, talvez devido à prestação japonesa na competição e à sua prestação individual. O Japão conseguiu passar em primeiro lugar no Grupo E, superiorizando-se à Alemanha e à Espanha. Fica na memória a assistência de Mitoma no segundo golo nipónico contra os espanhóis, conseguindo realizar o passe, por centímetros, antes da bola ultrapassar a linha final. A equipa japonesa acabou por cair nos quartos-de-final contra a Croácia, no desempate por grandes penalidades.

Depois de regressar à cidade de Brighton, Kaoru Mitoma, apareceu numa forma incrível, que se mantém. Sendo um extremo esquerdo de raiz, é nas alas que Mitoma consegue retirar o maior proveito das qualidades. Roberto de Zerbi procurou avançar Mitoma no terreno, depois de atuar algumas vezes como ala numa defesa a três, o que revolucionou as prestações do japonês. Com um drible felino capaz de vencer a maior parte das situações de um para um, o japonês procura com frequência esta situação, instaurando uma grande verticalidade ao seu jogo. O número 22 dos seagulls gosta bastante de realizar diagonais do flanco para dentro, procurando o remate ou a linha de fundo para tirar um cruzamento. Apesar das suas qualidades como extremo, é um jogador que não gosta de jogar colado à linha lateral, deambulando bastante para zonas interiores.

Na equipa do Brighton é muitas vezes o responsável por cavalgar metros no terreno em situações de contra-ataque, devido à sua velocidade e capacidade de alteração da mesma. Kaoru Mitoma tem também um papel defensivo vincado, sendo um jogador que se envolve bastante na manobra defensiva da equipa, tendo uma capacidade defensiva acima da média para um jogador do seu género. A sua capacidade na ajuda ao setor defensivo é também o espelhar das suas qualidades como jogador de equipa, talvez seja possível apontar uma falta de egoísmo em algumas situações, especialmente na finalização. Roberto de Zerbi parece trabalhar este aspeto com o jogador e os números que tem conseguido nas últimas partidas justificam-no.

A contratação de Mitoma por parte do Brighton é um dos exemplos do excelente scouting que os seagulls têm desenvolvido nos últimos anos. O jogador foi adquirido nos últimos seis meses de contrato, ao Kawasaki Frontale, o que também justifica a baixa taxa monetária da transferência. Atualmente o atleta tem um valor de mercado nos 8,5 milhões de euros mas que promete aumentar num futuro próximo. Uma excelente contratação por parte da equipa do Brighton, tendo em conta as movimentações de mercado que a Premier League nos tem habituado.

A saída de Leandro Trossard para o Arsenal FC, depois de uma bela primeira metade da temporada, abre o flanco esquerdo dos seagulls totalmente para Mitoma. Atualmente o senhor e dono da posição. O japonês promete levar felicidade às bancadas do Falmer Stadium no que resta da temporada, que parece apontar à qualificação para a UEFA Europeu League.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS