Newcastle United. A compra do clube que foi festejada como um título
Pedro Sousa é autor da página Kick and Rush e colaborador do Fair Play
É a notícia do momento em Inglaterra. Na quinta-feira, o Newcastle United anunciou que o clube foi adquirido por um consórcio árabe. A operação rondou os 300 milhões de euros, mas não é isso que mais espanta. A fortuna da parceria que comprou o emblema inglês é 13 vezes maior daquela que possui o dono do Manchester City. Números completamente estratosféricos. Os adeptos dos magpies estão em êxtase e festejaram como se tratasse de um título conseguido.
Está a renascer um novo clube
Na altura da compra do City por parte do Sheik Mansour, previa-se um impacto forte na vida do clube e também na vida dos outros clubes. O dinheiro foi posto à disposição e o Manchester City cresceu para um nível que nunca tinha atingido. Contratou jogadores, treinadores e equipa técnica de qualidade. No entanto, o reforço da estrutura foi o mais importante. E vai ser por aí que o Newcastle United vai ter de começar.
Depois de conhecer as pessoas que, atualmente, trabalham no clube, Mehrdad Ghodoussi e Amanda Staveley, os rostos responsáveis por esta operação, já estão à procura de pessoas capacitadas para levar o emblema do norte de Inglaterra para o topo do futebol mundial. O primeiro nome a ser associado é Jason Wilcox. O inglês está no Manchester City e é uma peça importante nos citizens no que toca ao desenvolvimento das camadas jovens. Por aqui, já se nota que os novos donos do Newcastle United querem fortalecer a academia de formação de jogadores.
No entanto, não é isto que os adeptos querem saber a curto prazo.
Os sedentos torcedores dos magpies querem nomes sonantes para a equipa principal. Mas, sobretudo, querem que Steve Bruce abandone o cargo de treinador. Este desejo já é antigo e ficou maior depois da aquisição do clube. Há um nome a ser muito associado e apreciado por todos: Antonio Conte. Porém, o técnico italiano não parece estar agradado com o projeto porque quer assumir um clube que esteja, no imediato, mais bem preparado. Mas será capaz de recusar uma proposta fora do normal?
O elevado investimento pode encurtar a espera por títulos
O senso comum aponta para que a construção de um plantel que lute por títulos nacionais e europeus demore tempo. Contudo, nenhum clube teve à sua disposição o poder financeiro que o Newcastle United passou a ter. Por isso, a fortuna que está ao dispor do emblema inglês, pode antecipar o tão desejado sucesso há muito esperado pelos seus adeptos. E a atual situação do mercado pode ajudar. Se a verdade é que, nos últimos anos, o preço dos jogadores subiu, a pandemia trouxe o reverso da medalha.
Há clubes que precisam de vender e estão recetivos a negociar os seus ativos mais valiosos por um preço abaixo do expectável. E isso pode ajudar o Newcastle a antecipar os desejos. Contudo, apesar do forte investimento, o maior problema vai ser convencer os grandes jogadores a assinarem pelo clube. Aí, o emblema inglês vai enfrentar o maior desafio. Por isso, a questão de ter uma estrutura forte seja o dossier mais urgente.