Newcastle United. Quem chega depois de Benítez?
Pedro Sousa é autor do projeto Bola na Relva e colaborador do Fair Play!
Rafa Benítez já não é treinador do Newcastle United. O histórico emblema do norte de Inglaterra ficou sem treinador numa fase crucial da preparação para a próxima temporada. Com a pré-época quase aí à porta, os magpie estão há procura de um timoneiro que possa levar o clube para o próximo nível. E qual será a próxima etapa para o antigo clube de Benítez?
Há possibilidades, mas alguns já a descartaram
Arsene Wenger e José Mourinho foram diretos ao assunto. A vaga deixada pelo treinador espanhol não interessa à dupla. Wenger, que deixou o comando técnico do Arsenal no início da temporada transata, não mostrou interesse e refutou as noticias que dão conta da possibilidade de se sentar no banco de suplentes do Newcastle. O treinador francês diz que ainda não está preparado para voltar a treinar. O timoneiro dos invencíveis – nome que ficou conhecido a equipa do Arsenal que terminou sem derrotas a campanha 2003/2004 – diz que ainda precisa de férias, mas não descarta um regresso à Premier League no futuro.
Para José Mourinho, não faz sentido aceitar o cargo num clube que não luta por títulos. Na minha opinião, se o português fosse para lá, os magpies passavam a ser candidatos a trofeus. Não à Premier. Talvez, num futuro próximo. Eddie Howe, Steven Gerrard, Patrick Vieira, David Moyes, Mikel Arteta, Sean Dyche, Sérgio Conceição, entre outros foram apontados ao lugar do Rafa Benítez. Eddie Howe, treinador do Bournemouth, e Steven Gerrard, treinador do Rangers, parecem ser as escolhas mais acertadas.
O estilo dos dois treinadores podia trazer uma nova alma ao futebol do emblema nortenho inglês. Contudo, se um destes treinadores assumirem o cargo, prevê-se um verão movimentado em St. James’ Park.
Mudanças precisam-se nos magpies
O plantel do Newcastle United está formatado para jogar à Benítez. É notória a falta de soluções ofensivas. Ayoze Pérez e Salomón Rondón são curtos para sonhar mais alto na Premier League. Atsu, Muto, Matt Ritchie e Joselu não são jogadores para um Newcastle mais poderoso. Portanto, em vez de começar na defesa, o novo treinador tem de encontrar soluções ofensivas. Para quem já teve Alan Shearer…
No centro do terreno, a contratação de Miguel Almirón no mercado de inverno transato trouxe mais imaginação ao meio-campo. O paraguaio jogou apenas cinco meses, mas deixou os adeptos entusiasmados. Se o futuro timoneiro lhe der mais liberdade ofensiva, podemos ter aqui um caso sério.
Na defesa, as alas defensivas precisam de uma reinvenção. Laterais mais ofensivos e capazes de fazer o corredor inteiro devem ser as prioridades dos donos do Newcastle. Portanto, se ofereceram uma boa quantidade de dinheiro para o novo treinador gastar, eu atiro para aqui um bom onze para os magpies para jogar em 4-3-3:
Martin Dúbravka (GK), Timothy Castagne (DD – Atalanta), Fabian Schar e Jamaal Lascelles (DC), Rafa Soares (DE – Vitória SC), Jonjo Shelvey (MC), Olivier Ntcham (MC – Celtic), Miguel Almirón (MC), David Neres (Extremo – Ajax), Martin Terrier (Extremo – Lyon) e Odsonne Édouard (PL – Celtic).