Helmut Duckadam, o herói de Sevilha
Na década de 80, a Roménia, um país marcado pela ditadura de Nicolae Ceaușescu e pela crise económica e social, surgiu um momento de glória no futebol. Entre 1984 e 1989, o Steaua Bucareste dominou a liga romena e conquistou a Europa ao vencer a Taça dos Campeões Europeus em 1986. O herói dessa conquista foi Helmuth Duckadam, guarda-redes nascido em Semlac, perto da fronteira com a Hungria. Duckadam destacou-se no UTA Arad antes de ser recrutado pelo Steaua. Na campanha europeia, a equipa superou adversários como Vejle, Honvéd e Anderlecht, chegando à final contra o Barcelona no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, em Sevilha. Um dos nomes mais importantes desta equipa do Steaua era bem conhecido dos portugueses, Lászlo Bölöni.
Duckadam tinha uma particularidade interessante que demonstra a complexa interligação da história europeia ao longo dos tempos. Apesar de nascido no território que atualmente compõe a Roménia, ele era descendente de “Suábios do Banato”, um grupo específico dos “Suábios do Danúbio”.
Os Suábios do Banato são uma população germânica do antigo Reino da Hungria, as suas origens nesses territórios remontam ao século XVIII para a província do Banato de Temeswar, então sob o domínio do Império Austríaco, que após as guerras com o Império Otomano , necessitaram de povoar uma região com pouca população e importante para controlar o seu flanco leste.
Após a Primeira Guerra Mundial, em 1918, os Suábios colaboraram com húngaros e judeus para formar a República do Banato, uma tentativa de estado multiétnico. Contudo, a região foi dividida pelos Tratados de Versalhes (1919) e Trianon (1920): a maior parte ficou sob controlo romeno, outra parte foi anexada pelo Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos (futuro Jugoslávia), e uma pequena área integrou a Hungria.
Após a Segunda Guerra Mundial, a maioria dos Suábios do Banato foi expulsa pela União Soviética, pois o então Reino da Roménia era um aliado das forças do eixo e foram vistos como uma população que colaborou com os nazis. Apenas na década de 1960 é que os Suábios viram a sua integração plena na sociedade Romena, ja com Ceaucescu no poder. Há uma escritora romena, Herta Müller, cuja sua obra relata as vivências da população de origens germânicas durante os anos de Ceaucescu.
A geografia ainda revela algumas destas marcas, por exemplo a pequena vila de Nițchidorf – Dorf é a palavra alemã para vila/aldeia – ou então Hermanstadt – o antigo nome de Sibiu, uma cidade com cerca de 150 mil habitantes. Curiosamente, a equipa de Sibiu adotou o nome de Hermanstadt FC, aquando da sua fundação em 2015. Algumas caras conhecidas dos portugueses passaram por la: Pedro Moreira e Rúben Fonseca. Atualmente, Tiago Gonçalves faz parte do elenco, onde ja conta com 18 jogos na corrente época.
A titulo de curiosidade, o atual presidente romeno tem por nome Klaus Werner Iohannis, nascido em Sibiu (Hermanstadt) em 1965. Quanto ao jogo que consagrou Helmuth Duckadam, foi marcado por um ambiente sufocante e terminou empatado, levando a uma disputa de penáltis. Duckadam brilhou ao defender todas as quatro penalidades do Barcelona, garantindo a vitória histórica do Steaua por 2-0. Este feito tornou-o uma lenda, mas a sua carreira foi abruptamente interrompida por uma grave lesão no braço, causada por um coágulo sanguíneo. Rumores ligavam o incidente a intrigas políticas de Ceaușescu, mas Duckadam desmentiu essas especulações.
Apesar de ter regressado ao futebol anos depois, a oportunidade de jogar em grandes ligas europeias já tinha passado. Duckadam aceitou o seu destino com gratidão, valorizando o momento que o imortalizou na história do futebol. Para os romenos, essa vitória simbolizou esperança e resiliência num período de transformação após a revolução que derrubou Ceaușescu.
Recentemente falecido – 2 de Dezembro de 2024 – com apenas 65 anos de idade, conquistou o mundo do futebol com sua brilhante exibição em Sevilha. Numa entrevista meses antes da sua morte revelou que desde criança sonhava em poder ser um herói num grande jogo, mas que nunca pensou que o seu sonho se tornasse realidade numa final da Taça dos Campeões Europeus.