Luís Guilherme: O substituto de Quenda?

José Nuno QueirósDezembro 27, 20253min0

Luís Guilherme: O substituto de Quenda?

José Nuno QueirósDezembro 27, 20253min0
O Sporting está interessado em Luís Guilherme, mas como joga o ex-palmeiras, atualmente desaparecido em Londres?

As notícias mais recentes apontam para o forte interesse do Sporting na contratação do extremo direito do West Ham, Luís Guilherme, de forma a suprimir não só a atual lesão de Quenda, mas o inevitável espaço criado pela saída em definitivo do mesmo para o Chelsea no próximo verão.

O atleta formado no Palmeiras tem tido muito pouco espaço na equipa londrina com apenas 5 jogos realizados esta temporada, depois dos 13 que somou em toda a temporada passada. No entanto, Luís Guilherme tem apenas 19 anos, pelo que ainda vai muito a tempo de atingir o enorme potencial que lhe foi detetado no Brasil e que fez com que os hammers desembolsassem 23M de euros para adquirir o seu passe.

O atleta despontou na equipa principal do verdão em 2023 com 27 jogos realizados tendo depois realizado 18 jogos na primeira metade de 2024 antes da transferência para o Reino Unido. Apesar disto é um jogador com números bastante escassos tendo somado apenas 2 golos e 1 assistência na sua carreira, um deles curiosamente marcado frente ao Benfica B naquele que foi o seu único golo na passagem pela formação do West Ham.

Luís Guilherme é um atleta que se destaca pela sua capacidade de 1 para 1, com um drible forte e interior, muito característico dos esquerdinos a jogar pela faixa direita, apostando depois na meia distância ainda que muitas vezes com a pontaria desafinada. Neste sentido são notórias as semelhanças na forma de jogar não só com Quenda mas também com Geny Catamo, os dois habituais titulares naquela posição e que também apresentam no 1 para 1 a sua principal arma. Ao contrário dos atuais jogadores leoninos, Luís Guilherme não apresenta a mesma capacidade defensiva que transforma mesmo a formação de Rui Borges num 5x3x2 com o ala direito a fechar no corredor, sendo necessário melhorar nesse aspeto.

É um negócio arriscado e de valores consideráveis, mas aliciante para os leões que continuam a reconhecer talento ao atleta e querem jogar com a sua escassa utilização para conseguir fechar o atleta no sempre difícil mercado de janeiro, e exporem ao mundo todo o seu talento e potencial, resgatando-o da sua forma atual e ainda potencializando numa futura venda fruto da sua tenra idade.

Luís Guilherme também veria com bons olhos a chegada a um clube português, onde tipicamente a adaptação do jogador brasileiro é mais acessível e também a um clube que está na super aliciante montra da UEFA Champions League. O Sporting contaria com mais uma solução para as alas numa altura em que se fala numa paragem de 3 meses para Quenda e teria já este processo arrumado aquando da sua saída no final da época podendo virar-se de forma definitiva para a outra ala do ataque e para um possível substituto de Hjulmand caso o capitão saia em Julho como parece provável.

Luís Guilherme numa rara aparição pelo West Ham contra o ex-leão Porro (Fonte: FlashScore)

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS