Ioannidis, O Iogurte Grego Para a Ceia do Leão
Agora que o negócio de Debast parece super bem encaminhado, o Sporting ao que tudo indicada vai centrar atenções em Fotis Ioannidis, o avançado grego do Panathinaikos de 24 anos que se revelou a um grande nível nesta temporada. Mas quem é este avançado e o que pode trazer à equipa de Ruben Amorim.
Fotis Ioannidis é um avançado grego que já realizou 4 épocas ao serviço do Panathinaikos e atingiu nesta última os melhores números da carreira com 23 golos e 10 assistências em 42 partidas, rebentando com a sua melhor época até então de 7 golos e 2 assistências na época passada. Destes golos 15 foram no campeonato, 5 na Liga Europa, 2 nas eliminatórias da Champions e 1 na Taça da Grécia.
O avançado gosta de jogar de costas e de recuar no terreno, sendo um avançado com características mais próximas às de Paulinho do que Gyokeres, sendo no entanto, mais fixo do que o avançado português que descai muitas vezes para o lado esquerdo do campo. É um avançado que melhorou e encontrou-se com os golos este ano e que também se estreou a marcar pela sua seleção levando 2 golos em 10 internacionalizações.
Ioannidis gosta de segurar o esférico no último terço e esperar a chegada dos companheiros para poder tabelar. Tem um ótimo jogo de cabeça sendo esse um dos seus pontos mais fortes a par da marcação de grandes penalidades onde demonstra grande eficácia.
Acaba por pecar no drible e 1×1, onde Gyokeres é muito forte (apesar do estilo “trapalhão”), no entanto o grego pode ser um avançado que se complementa com o sueco, uma vez que ambos assistem os colegas com relativa facilidade. Terá também que se adaptar ao futebol fora da Grécia que é um nível mais baixo e provar que está à altura dos grandes palcos europeus, mas o jogador demonstra uma forte mentalidade que também lhe permitiu roubar o lugar a Sporar ainda no início da temporada.
Na memória de alguns adeptos pode estar a exibição frente ao Braga onde efetuou uma assistência na Pedreira, tendo tido depois uma exibição mais apagada na Grécia.
Essencialmente, o grego seria uma alternativa interessante a um estilo diferente do Sporting, com um jogador que volta a ser solicitado no passe longo como Gyokeres mas que segura a bola em vez de correr com a mesma, e dá mais profundidade ao ataque numa época que se espera longa e exigente, podendo ter na mesma uma solução ofensiva quando joga com 2 avançados em simultâneo no 11 inicial. Também liberta Paulinho para posições mais laterais podendo ser a alternativa a Pote na esquerda do ataque, apesar dos rumores que indicam o interesse leonino num ala neste mercado.