Debast será o novo central de Alvalade?

José Nuno QueirósMaio 16, 20243min0

Debast será o novo central de Alvalade?

José Nuno QueirósMaio 16, 20243min0
O Sporting quer movimentar-se cedo no mercado e fechar os negócios principais para 24/25 começando por Debast. Mas afinal quem é este atleta?

Zeno Debast está perto de ser o primeiro reforço para o Sporting versão 2024/2025 devendo chegar por uma verba a rondar os 18M€. Mas afinal quem é este jogador e como pode encaixar na equipa de Rúben Amorim.

Debast é um central belga que está atualmente ao serviço do Anderlecht na Bélgica. O defesa de 2o anos tem 1,91m e já é internacional belga somando até ao momento 6 internacionalizações. Esta temporada realizou 38 jogos pelo Anderlecht sendo um dos titulares da equipa com mais de 3000 minutos de utilização na Liga Belga. Não marcou nem assistiu para qualquer golo. Ao todo o central apenas soma 1 assistência em 94 jogos pelo Anderlecth.

Utilizando a ferramenta estatística da DataMB (que infelizmente só tem dados da liga belga de 22/23) podemos verificar que Debast é um central que gosta de avançar em progressão ou de fazer passes progressivos, estando em ambos os parâmetros acima do percentil 90 na base de dados. É portanto um jogador talhado para atuar descaído na tripla de centrais, nomeadamente para a direita (pé preferencial do atleta) para continuar a tendência de jogadores como Gonçalo Inácio. Como ponto mais fraco temos em destaque o seu jogo de cabeça que não condiz com o seu 1,91m e que explica os fracos números ofensivos do atleta, e também as ações defensivas e os duelos onde acaba por ficar aquém, descartando o belga como alternativa a Coates.

Fonte: DataMB

 

É precisamente com Gonçalo Inácio que Debast apresenta maiores características porque tal como o jovem portugês, Debast é muito mais forte com bola e a iniciar os ataques que a defender, tendo obviamente margem de progressão e relembrando que isto são dados da época 22/23 e não da temporada mais recente.

Ambos os atletas apresentam um percentil de passes progressivos acima do 95 e destacam-se na progressão com bola aqui com vantagem para Debast. Tal como Debast também Inácio peca no jogo aéreo (onde Coates domina) e nos duelos defensivos (aqui com Diomande a destacar-se)

Debast
Fonte: DataMB

Olhando apenas para uma comparação com os 3 jogadores que jogam habitualmente no lado direito da equipa leonina vemos que Debast é muito semelhante a St Juste podendo estar aqui a dica para perceber quem será o preterido para abrir vaga ao belga.

Os dois destacam-se claramente de Quaresma e Diomande nas progressões com bola e nos passes progressivos, com St Juste a ser mais forte no duelo aéreo apesar de ser uma debilidade a par de Quaresma. Mesmo ao nível das ações defensivas e duelos os dois atletas equiparam-se bastante.

Fonte: DataMB

Em resumo Debast parece oferecer o que St Juste já oferece a nível de progressão com bola, mas com outra margem de progressão, de valorização e acima de tudo de fiabilidade. Irá também entregar à direita a capacidade de jogar entrelinhas que Inácio dá à esquerda e que por vezes condiciona a saída de bola leonina. Terá que evoluir bastante do ponto de vista defensivo, nomeadamente nos lances aéreos onde tem índices físicos que obrigam a outro rendimento e até a uma maior contribuição para golos.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS