Portugal reserva lugar entre os melhores do Mundo!

José Nuno QueirósNovembro 29, 20223min0

Portugal reserva lugar entre os melhores do Mundo!

José Nuno QueirósNovembro 29, 20223min0
Portugal venceu o Uruguai e já é uma presença garantida nos oitavos da prova. Como foi o jogo e até onde pode ir está equipa?

Portugal cumpriu frente ao Uruguai e é a terceira equipa qualificada para os oitavos de final da competição.

Portugal fez algumas alterações para esta partida, principalmente devido a problemas físicos de Otávio e Danilo. Pepe regressou e encantou quem esteve atento ao jogo do veterano central. Foi dono e senhor do eixo defensivo da defesa e esteve sempre bem posicionado mostrando que tem que ser sempre titular nesta seleção.

Do lado esquerdo vimos um Nuno Mendes a alto nível até à sua lesão. Estava a ser um dos melhores em campo devido à velocidade e à profundidade dada pelo jovem lateral.

Já no meio campo a entrada de William Carvalho acabou por ser a decisão que pior funcionou para Fernando Santos. Portugal perde agressividade no meio campo com a saída de Otávio e William a jogar a 8 não dá o mesmo rendimento que dá a 6. Pouca chegada à área e pouco eficaz na primeira fase de pressão, ficou a ideia que Vitinha ou Matheus Nunes podiam ter dado mais.

Na frente Bernardo e Bruno Fernandes voltaram a mostrar-se a um nível de topo especialmente Bruno Fernandes que apontou 2 (?) golos, sendo que foi por ele que passou todo o jogo português e ainda esteve perto de apontar mais 2 golos.

Ronaldo mesmo que o golo não lhe seja atribuído voltou a ser decisivo na forma como o marcador se desbloqueou, dando novamente a vantagem a Portugal na partida.

O jogo foi maioritariamente dominado por Portugal, mas nem sempre a conseguir criar perigo perto da baliza uruguaia. Em contra partida o Uruguai tentou jogar na velocidade de Darwin ou dos médios Betancur e Valverde, sendo que Diogo Costa disse bem alto que estava presente com 2 defesas de alto nível que mantiveram Portugal no jogo e evitaram um golpe mental na equipa portuguesa.

Portugal que parece querer jogar em posse com constantes variações de flanco, quer pelo relvado quer pelo ar, e a cansar o adversário procurando depois um dos laterais ou os apoios frontais de Ronaldo para conseguir criar espaços onde possam aparecer Bruno e Bernardo, explorando depois a criatividade de ambos. Está a falhar muitas vezes uma melhor definição no último terço é uma maior presença na área que João Félix não consegue dar pelas próprias características do atleta.

Agora é importante garantir o primeiro lugar no jogo frente à Coreia do Sul, onde um empate basta. Este deverá também ser um jogo importante para rodar os atletas dando minutos a jogador menos utilizados e poupando não só os atletas com maior carga, mas também os amarelados.

Neste sentido podemos esperar a utilização de Patrício, Palhinha, Dalot ou André Silva, sendo que não deverá rodar muito a equipa para não diminuir os níveis de intensidade. Importante é torcer por um primeiro lugar da seleção brasileira o que permitiria evitar um dos principais tubarões logo nos oitavos e apanhando um adversário na teoria mais acessível.

Portugal respira neste momento uma enorme confiança fruto dos 6 pontos conquistados em 6 possíveis. (Fonte: Mais Futebol)

 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS