Gil Vicente muda e Marreco substitui Campelos
O Gil Vicente está numa posição delicada nesta fase da temporada e os maus resultados ditaram mesmo o despedimento do técnico Vítor Campelos, entrando para o seu lugar o ex-Tondela Tozé Marreco.
O Gil Vicente ocupa nesta altura a 14ª posição a 1 ponto do lugar de playoff de despromoção. Perde há 4 jogos consecutivos e não ganhou nenhum dos últimos 7 jogos, estando claramente na pior fase da época e se a descida direta parece um cenário praticamente afastado (Vizela e Chaves dificilmente se salvarão) a luta pelo playoff está ao rubro. 4 pontos separam o Farense 10º classificado do Portimonense 16º classificado, mas o Gil Vicente tem pela frente 3 jogos fora de casa e apenas 2 no seu reduto, com a particularidade de haver um Estrela vs Gil Vicente na última jornada da liga que pode ser absolutamente decisivo.
O Gil que tem tido dificuldades em cimentar o seu meio campo depois de uma fase da época em que parecia seguro com Martim Neto, Pedro Tiba e Dominguez, algo terá alterado a visão de Campelos que passou a utilizar Mory Gbane com maior frequência. E se o costa-marfinense é um atleta possante do ponto de vista físico, com bola no pé é um atleta que apresenta enormes debilidades e que dificulta e muito a saída de bola dos gilistas.
Na frente de ataque a lesão de Depú naquele que era o seu melhor momento desde a chegada a Portugal afetou a época dos minhotos, principalmente porque Alipour está longe de ser o jogador que vimos na sua passagem pelo Marítimo e Baturina foi sempre um jogador sem nível para uma segunda liga, quanto mais uma primeira liga, o que levou a que durante muito tempo Félix Correia tenha sido o homem mais avançado do Gil Vicente com o apoio de Murillo e Tidjany Toure. Nas alas defensivas também houve sempre muita indecisão, depois do aparecimento em grande de Buta que parece agora ser o suplente de Kiko Vilas Boas, e da chegada de Alex Pinto no mercado de inverno que tirou espaço a Zé Carlos que estava a fazer uma temporada bastante razoável.
O mercado de inverno acabou por ser outra debilidade da equipa que trocou Marlon por Afonso Moreira, tendo o azar batido à porta do jovem português que se lesionou com gravidade dificultando ainda mais a rotação na frente de ataque.
A época do Gil Vicente acaba por ser salva por um trio na defesa de um nível muito elevado – Rúben Fernandes; Gabriel Pereira e Andrew – que estão de facto no topo da liga (exceptuando Sporting, Benfica e Porto) e que vão evitando números ainda mais negativos.
Tozé Marreco nunca poderá ser responsável pelo desfecho desta temporada, mas tem aqui 5 jogos para tentar construir a próxima temporada de preferência na Primeira Liga. Só relembrar o leitor que há pouco menos de 1 ano o Gil despedia Daniel Sousa que irá treinar o Braga na próxima época. Decisões difíceis de aceitar.