As principais movimentações da Liga BPI 2024/2025
Apesar de atualmente muitas das atenções estarem centradas nos Jogos Olímpicos, e numa hipotética luta pelo ouro entre Estados Unidos e Espanha, o mercado nacional e internacional tem sido muito agitado nos últimos meses. Kika Nazareth protagonizou uma transferência histórica para o futebol feminino mundial, ao trocar o SL Benfica pelo FC Barcelona, a troco 500 mil euros. A pérola do futebol feminino português é uma das jogadoras mais promissoras do mundo, e após brilhar ao serviço da equipa encarnada, a jovem de 21 anos vai agora jogar na melhor equipa do mundo, ao lado das últimas BDO’s Aitana Bonmatí e Alexia Putellas. Um verão histórico para a Liga BPI, que assistiu pela primeira vez na sua história a três contratações a envolver compensações financeiras.
Para além de Kika Nazareth, também Olivia Smith que se transferiu do Sporting para o Liverpool, a troco de 250 mil euros, valores próximos da cláusula da jogadora canadiana. No sentido inverso, Telma Encarnação trocou o Marítimo pelo Sporting, tornando-se a primeira transferência paga entre clubes portuguesas. A avançada da seleção custou cerca de 180 mil euros aos cofres leoninos, e assinou até 2027. Ainda no Sporting, a central inglesa Georgia Eaton-Collins também se transferiu do HB Koge para o clube leonino, por uma verba não revelada.
Se no mercado masculino as transferências só agora estão a desenvolver-se, no feminino, e no que à Liga BPI diz respeito, temos de tudo: clubes com planteis praticamente fechados, e outros dos quais não se sabe absolutamente nada. Comecemos pelo tetracampeão nacional, que viu sair a sua jogadora mais importante Kika Nazareth, mas que já assegurou jogadoras várias contratações de relevo, para continuar a competir entre a elite europeia, na Liga dos Campeões. Lúcia Alves, Andreia Faria, Carole Costa e Pauleta, pedras essenciais da equipa renovaram; ao passo que Beatriz Cameirão (ex. Damaiense) está de regresso; Marit Lund, lateral internacional pela Noruega (ex. Brann); a extremo, internacional pela Jamaica Jady Brown e Cristina Martin-Prieto, terceira melhor marcadora do campeonato espanhol, são as restantes contratações até ao momento. Jogadoras com credenciais firmadas, e que se espera que possam render de imediato.
🚨 OFICIAL | Cristina Martín-Prieto ficha por el Benfica tras acabar contrato con el Sevilla pic.twitter.com/QmvKAqdj5V
— Era Fútbol Femenino (@Erafutbolfem) July 3, 2024
No Sporting, segundo classificado, e que irá disputar a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, para além de Telma Encanação e Eaton -Collins, contratou a internacional portuguesa Beatriz Fonseca (ex. Braga), a lateral Mégane Sauvé (ex. Valadares Gaia) e a guarda-redes americana Catriona Sheppard (ex. Albergaria). Claúdia Neto; Ana Capeta e Rita Fontemanha estão entre as jogadoras que renovaram contrato.
Directamente para o ataque das Leoas ⚽
Bem-vinda, Telma Encarnação 🦁 pic.twitter.com/Vy0naH8JFr
— Sporting CP Futebol Feminino (@FutFemSCP) July 18, 2024
O Sporting de Braga é até ao momento a equipa mais movimentada da Liga BPI, tendo levado a cabo uma pequena revolução no plantel com 13 saídas: entre elas nomes sonantes como Caroline Kehrer; Beatriz Fonseca ou Carolina Mendes. Após o quarto lugar no campeonato, e uma época muito aquém do esperado, a equipa treinada por Miguel Santos já apresentou 12 reforços, desde a caras conhecidas a jogadoras de outros campeonatos. Daniela Silva e Maria Negrão, ambas provenientes do Benfica após terminarem contrato; Ellie Walker, central que nas últimas épocas tinha dado nas vistas no Torreense; Malu Schmidt, ex. Valadares Gaia e que nas últimas temporadas se converteu numa das maiores goleadoras da liga; Ágata Filipa (ex. FC Fleury 91); Mariana Campino (ex. Racing Power); nomes conhecidos da Liga BPI. Ou nomes com uma vasta experiência europeia como é o caso da alemã Manjou Wilde (ex. FC Köln), da holandesa Zoi Van De Ven (ex. Feyenoord), da avançada americana Rola Badawiya (ex. Central Coast) ou da central polaca Katarzyna Konat (ex. SC Huelva) são os reforços apresentados pelo clube bracarense, até ao dia de hoje.
Noutras transferências da Liga BPI, o Racing Power, a equipa sensação do último campeonato, contratou a internacional portuguesa Carolina Mendes, a avançada Marta Ferreira e central Ana Assucena. Laura Luis também abandonou o Marítimo e vai reforçar o Clube Albergaria, que para além da avançada, também já assegurou as contratações de várias jogadoras jovens como Luísa Pinheiro ( ex. Lank Vilaverdense); Luana Doce e Matilde Roias ( ex. Benfica); Cristiana Martins ( ex. SC Braga) e Marta Galvão (ex. Sporting).
Em Torres Vedras, o Torreense também já apresentou vários reforços: a guarda-redes Claire Henninger, a média Salomé Prat e a central Jenna Tivnan. Carlyn Baldwin está de regresso após passagens pelo Damaiense e Braga; assim como Raquel Ferreira; enquanto Carolina Correia assina em definitivo. Após uma época transata onde a manutenção foi assegurada de forma tranquila, o Torreense procura nesta temporada subir o nível e continuar a fazer história. Mais a norte, o Valadares Gaia até ao momento apresentou Ana Carolina Ferreira (ex. Braga); a média alemã Emily Hähnel; Apesar de ainda não ser oficial posso confirmar que Mackenzie Cherry, defesa central que na época passada representou o Famalicão, será reforço da equipa de Vila Nova de Gaia.
Como já é habitual em Portugal, a liga BPI é sempre recheada de surpresas e muitas incógnitas até bem perto do apito inicial do campeonato, por isso deixo aqui um link com um apanhado geral das movimentações de mercado, que irá ser enriquecida sempre que houver novidades.
🧵 ✍🏼 Os movimentos do mercado de transferências na Liga BPI, e das jogadoras portuguesas no estrangeiro, versão 2024/2025. ( Ao longo deste verão irei colocar nesta thread os principais movimentos da Liga BPI, entre saídas e entradas). Sigam para acompanhar. ⚽🔄#LigaBPI
— Cristiana Pina (@CristianaPina) June 2, 2024