MLS – Como funcionam os playoffs?
Temporada regular
A MLS é dividida em duas fases. A primeira é a temporada regular, disputada no formato de pontos corridos. São 34 jogos, sendo 17 em casa e 17 fora.
As 29 equipes, no entanto, são divididas em duas conferências de acordo com a sua localização geográfica, como acontece na NBA: a Conferência Leste e a Conferência Oeste.
Ao final da temporada regular, as 7 melhores equipes de cada conferência avançam para os chamados playoffs, que seria a etapa de mata-mata. Já o 8º e o 9º colocados do Leste e do Oeste disputam um jogo único para definir quem fica com a última vaga.
Vale destacar ainda que a equipe que tiver o desempenho na temporada regular leva o troféu Supporters’ Shield. Esse ano o FC Cincinnati faturou a taça.
Como funciona o playoff da MLS?
Os 7 primeiros lugares da Conferência Leste e Oeste se classificam direto para os playoffs da MLS. Já as equipes em 8º e 9º de cada Conferência da liga disputam o Wild Cards, uma espécie de repescagem para a próxima fase.
As 8 equipes classificadas em cada lado vão para a Primeira Fase. Uma novidade na temporada deste ano foi a inclusão de uma série de melhor de três jogos na primeira rodada. A equipe de melhor campanha tem a chance de jogar a primeira e a terceira partida em casa. Todo jogo precisa ter um vencedor, em caso de empate no tempo regulamentar a decisão vai para os pênaltis. Quem vencer duas partidas avança.
Confesso que achei estranho no começo, mas assistindo aos jogos percebi que é o tipo de competição que atrai o torcedor norte americano, com bastante emoção. Uma equipe pode se classificar perdendo um jogo e vencendo os outros dois nos pênaltis. Justo? Talvez não, mas põe um dose extra de emoção, tão características da liga.
Nas semifinais e final de conferência a competição volta para o mata-mata com mando de campo do melhor time da temporada. Passa a ter prorrogação antes dos pênaltis.
Definido os vencedores de cada conferência tem a grande final chamada MLS Cup, um jogo único disputado no campo da melhor equipe, com prorrogação e pênaltis caso seja necessário.
MLS CUP
MLS CUP é a denominação da grande final da MLS, onde o campeão da conferência Leste enfrenta o da Oeste. O torneio volta a seu mês tradicional de dezembro após perder espaço o ano passado e ter sido espremido para conciliar com a preparação dos atletas que foram a Copa do Mundo do Catar.
Diante da competitividade nata da liga pelo complicado sistema de teto salarial e a introdução de mais equipes com a oportunidade de jogar em casa na fase mata-mata, as chances dos campeões das conferências se encontrarem numa eventual final como foi o caso em 2022 devem cair bastante mais ainda, com equipes de chegada e aquelas que jogam bem fora de casa se favorecendo com o novo calendário da liga. Gostando ou não, as equipes se beneficiam com a renda gerada a mais e os fãs, acostumados já com o vai e volta de competições, ganham mais uma oportunidade de ver sua equipe lutando pela sobrevivência na busca por títulos no ano.
Messi
O novo queridinho da liga, Lionel Messi, chegou fazendo um revolução no Inter Miami. Em poucas semanas de clube ajudou o clube a vencer a Leagues Cup(Torneio entre as ligas MLS E LIGA MX) primeiro título da história do clube e ainda foi vice-campeão da Copa dos EUA. No entanto, até prejudicado por algumas lesões, não conseguiu classificar o Inter Miami para os playoffs desta temporada.
Cenário atual dos Playoffs
Neste último final de semana ocorreram as semifinais de conferência. Coloco abaixo o atual diagrama dos playoffs.