Brasileiros marcam presença até em SuperDraft da MLS
O Brasil conta com dezenas de brasileiros atuando na principal liga de futebol norte americana, a MLS. Nomes importantes como Luiz Araújo, Brenner, Alexandre Pato e mais recentemente a grande chegada de Douglas Costa ao Los Angeles Galaxy são peças que marcam o país canarinho na terra do Tio Sam. Mas um fato curioso neste início de época na Major League Soccer é o destaque deste artigo, o Fair Play detalha a escolha de dois jogadores brasileiros no Superdraft da MLS, ou seja, a escolha de jogadores universitários para a liga profissional.
O esquema de escolhas de jogadores universitários é comum e muito aguardada por adeptos estadunidenses em vários esportes. O Draft da NFL (liga de futebol americano) e da NBA (liga de basquetebol) por exemplo, são extremamente abordados, como grandes eventos destas ligas. E no futebol da bola redonda isso não é diferente. No Superdraft deste ano, quatro jogadores em especial apareceram na lista de selecionáveis. Gabriel Costa (Universidade Southern Methodist), Pedro Dolabella e Vitor Dias (Universidade Marshall) e Pedro Fonseca (Universidade de Louisville) foram os brasileiros que estavam disponíveis para serem selecionados pelas equipas.
Pedro Fonseca
24 anos
Rio de Janeiro
Primeiro brasileiro a ser escolhido, Pedro Fonseca foi a escolha de número 53, na segunda rodada do Superdraft, pela equipa do Real Salt Lake. Avançado, conta com 15 golos e 16 assistências em 48 jornadas disputadas pela Universidade de Louisville, sendo eleito para o All-ACC First Team em 2021. A competição (NCAA College Soccer) teve o time de Clemson como campeão (seu terceiro título), e participações de brasileiros na competição, como Lucca Rodrigues (Kentucky) e Guilherme Feitosa (Pittsburgh) marcando 2 golos, e Roque Viegas Junior (Northern Illinois) marcando um.
Pedro Fonseca encontrará na equipa de Real Salt Lake um plantel bem competitivo, que chegou a final de conferência na última competição e acabou sendo derrotado pelo Portland Timbers. A equipa sonda inclusive outro brasileiro, Mateus Vital, jogador do Corinthians que atualmente está emprestado ao Parathinaikos, da Grécia, com uma suposta proposta de 5 milhões de euros. Além disso, o Real Salt Lake já conta com um brasileiro no plantel, o meio campista Everton Luiz, de 33 anos, cria da Ponte Preta e com passagens por Marília e CRB.
With the 53rd pick in the @MLS #SuperDraft we have selected Pedro Fonseca from @UofLmenssoccer. pic.twitter.com/W0dYMFzJYY
— Real Salt Lake (@realsaltlake) January 11, 2022
Vitor Dias
22 anos
Brasília
E para coroar a escolha de brasileiros em solo americano, Vitor Dias, meio campista do time da Universidade Marshall foi a 86ª escolha geral, e vai compor a equipa canadense dos Vancouver Whitecaps. Vitor possui 17 jogos na última época do futebol universitário, e terá oportunidade em uma equipa que também costuma figurar entre as participantes dos playoffs da MLS. Se a Argentina ultrapassou o Canadá e é o país que mais cede jogadores a MLS, o Brasil também figura entre os países que mais tem jogadores na liga, agora também com jogadores pelo Superdraft.
O Vancouver Whitecaps é da mesma conferência do Real Salt Lake, então os jogadores podem se enfrentar nos playoffs. A equipa canadense foi eliminada na última época já na primeira rodada eliminatória, contra o Sporting Kansas City. Curiosamente, também possui um jogador brasileiro de mesma idade na equipa. Se trata de Caio Alexandre, também meio campista e que foi transferido diretamente das categorias e base do Botafogo para o time do Canadá, em uma transação que girou em torno de 3.6 milhões de euros. Caio se lesionou e está desde o final de Agosto sem atuar.
With the 86th overall pick of the MLS #SuperDraft 2022 by @adidasfootball, #VWFC select:@vitorf_dias
Midfielder@HerdMSoccer pic.twitter.com/TxmyfOeJMe— Vancouver Whitecaps FC (@WhitecapsFC) January 11, 2022
E você, o que acha da participação dos brasileiros na MLS? Deixe seus comentários em nossas publicações! Essas e outras novidades dos brasileiros mundo afora você encontra do Ginga Canarinha, a live do Fair Play que discute o melhor e o pior do futebol brasileiro, recebendo convidados ilustres do mundo da bola. Todas as semanas, entre terça-feira e quinta-feira. Veja também o histórico de nossos bate-papos clicando aqui!