Big Deal à Fair Play: Real Betis nos Saldos em França
Nabil Fekir (Olympique Lyonnais -» Real Betis Balompié)
Nome: Nabil Fekir
Idade: 26 anos
Nacionalidade: Francesa / Argelina
Temporada 18/19: 39 jogos, 12 golos e 9 assistências
Valor de Mercado: 60 milhões de euros
Valor de Transferência: 19,75 milhões de euros (+ 10M€ por objetivos)
O Real Betis fez, esta semana, aquela que é, até ao momento, a transferência mais rentável do mercado de verão. Isto, sendo, Nabil Fekir um jogador já com créditos firmados, internacional pela França, capitão na sua antiga equipa e com um valor de mercado a triplicar o valor da transferência.
Mas porque razão, o Olympique Lyon vendeu um jogador que veio das suas camadas jovens e que agora se tornou no seu capitão e que era peça fundamental no sistema tático, por um preço tão baixo?
Serão 2 as principais razões: 1 ano de contrato e as lesões.
Ora a principal terá sido mesmo a questão do contrato de Fekir terminar em junho de 2020, isto é, ou o Lyon renovava agora o contrato, ou arriscaria-se a perder o jogador de 26 anos a custo zero. O médio ofensivo não quis renovar e a direção jogou pelo seguro e vendeu-o, enquanto pôde.
A outra questão, seriam as lesões que teriam afetado, recentemente, o internacional francês. Depois de uma época 17/18 muito interessante em termos estatísticos, sendo destaque no ataque do Lyon pela imprensa, Fekir chegou a ter até tudo alinhavado para assinar pelo Liverpool. Mas os testes médicos reconheceram alguns problemas no joelho e a transferência caiu por terra.
Posto isto, o Betis avançou com uma proposta concreta – superando-se a gigantes como o Liverpool, o AC Milan ou o Napoli – e acabou por conseguir uma grande mais-valia para o seu plantel a preços de saldo, ele que, apesar das lesões ainda é um atleta com bastante valor.
Precisamente, foram 19,75 milhões de euros, mais 10 por objetivos, ficando o Lyon com 20% de um possível lucro de uma próxima transferência. O jogador assinou um contrato válido para as próximas 4 temporadas.
Mas qual será o papel de Nabil Fekir nesta equipa de Rubi?
O jogador francês apresenta-se como um médio que gosta de aparecer em zonas de finalização, podendo partir para o remate. Tem ainda uma boa qualidade de passe e é um jogador que gosta de colocar as bolas em zonas de perigo, para os companheiros partirem para a assistência.
Os sevilhanos, que surpreendeu com Quique Setién, pelo futebol que praticavam, tinha Giovani Lo Celso como um dos principais protagonistas, ele que atuava como médio ofensivo.
Com a permanência do argentino, Fekir terá que lutar com este outro criativo por um lugar no onze, ou tendo, Rubi, o novo timoneiro, que arranjar uma solução para colocar os 2 em campo ao mesmo tempo.
Fica, ainda, no ar a grande questão das lesões. Será que Fekir conseguirá manter o nível que o fez chegar aos ouvidos dos tubarões ou voltará a ser atormentado pelas lesões e não conseguirá superar-se
? OFICIAL | El #RealBetis incorpora al campeón del mundo Nabil Fekir ??
¡Bienvenido, @NabilFekir! ?♂️?
➡ https://t.co/wqyz6L8cty pic.twitter.com/tOqTEIUWL5
— Real Betis Balompié (@RealBetis) July 22, 2019