Os últimos jogadores de rua: Kaoru Mitoma

Emanuel RicardoAgosto 28, 20235min0

Os últimos jogadores de rua: Kaoru Mitoma

Emanuel RicardoAgosto 28, 20235min0
Craque de natureza, aperfeiçoado pela persistência, este é o talento Kaoru Mitoma, que tem encantado amantes do desporto rei

Provavelmente os pés da rua mais bem educados que já existiram. Além de aterrorizar defesas na Premier league, Koaru Mitoma é o critativo com mais etiqueta no mundo do desporto rei. Ele até pode realizar um drible, uma finta ou uma mudança de velocidade simplesmente inexplicável, mas pede ‘com licença’ ao defensor antes de o ultrapassar. Talvez seja a tão falada mentalidade japonesa, que fica mais bem vista a cada temporada que passa no mundo ocidental, ou então é apenas a sua personalidade tão própria de jogar o jogo mais bonito. Uma coisa é certa, não existe ninguém com uma ideia rebelde de jogar futebol que seja tão bem regulada quanto a do nipónico.

Atualmente ao serviço do Brighton & Houve Albion FC, onde faz as delícias dos adeptos da Premier League, foi preciso chegar à melhor Liga do planeta para ver a sua qualidade ser verdadeiramente reconhecida. Numa equipa com um sistema de scouting tão competente como a dos seagulls talentos únicos como Mitoma não passam despercebidos. O extremo, ou médio-ofensivo (é difícil categorizar um jogador com tanto talento), é um dos homens de maior confiança de Roberto de Zerbi e é o principal dinamizador ofensivo da equipa sensação em Inglaterra, na época transata.

Apesar do seu sucesso em terras de sua majestade, a caminhada até ao nível onde se encontra agora não foi fácil. Formado nos japoneses do Kawasaki Frontale, foi convidado a subir ao plantel principal, mas recusou para ir estudar na Universidade de Tsukuba no Japão, aos 18 anos. O mago nipónico estudou Educação Física durante quatro anos, atuando na equipa de futebol da universidade.

Foi no seu percurso escolar que os dribles entraram totalmente no jogo de Mitoma, colimando com a sua tese: “Pesquisa sobre processamento de informações do lado atacante em situações de futebol 1×1”. Mitoma estudou os movimentos físicos e corporais necessários para executar movimentos técnicos, tornando-se no verdadeiro jogador de rua moderno, um título que lhe pode ser colocado apenas a ele. A sua pesquisa baseou-se em exercícios de treino, acompanhados por uma câmara GoPro, simulando várias situações de uma partida de futebol.

Depois dos estudos seguiu-se a estreia na J League e o regresso ao Kawasaki Frontale, mas rapidamente deu o salto. Em 2021/2022 foi comprados pelos seagulls e emprestado ao Union St. Gilloise, brilhando na Jupiler Pro League.  Apenas na temporada anterior, em 2022/2023, chegou à principal divisão inglesa.

Rapidamente destacou-se e começou a criar verdadeiros momentos de magia no Falmer Stadium, tornando-se uma das principais atrações que a Liga tinha para oferecer. Apesar disto, há sempre algo misterioso em torno do estudioso da arte da finta. Talvez seja correto demais, mexe os pés com demasiada precisão e facilidade, mas nunca sem perder aquela aura de quem está a jogar numa estrada, alcatroada ou de chão, descalço.

O momento que mais pode representar Mitoma enquanto jogador surge na partida entre o Japão e a Espanha, no Campeonato do Mundo FIFA 2022, no Qatar. Já em esforço, o japonês faz um passe sem que a bola  cruze totalmente a linha de fundo, por milimetros escassos. Dentro da área estava Ao Tanaka para finalizar, colocando os asiáticos no primeiro lugar do grupo, nuestros hermanos em segundo e relegando a Alemanha para terceiro, enviando-os para casa mais cedo. É esta rigorosidade tão caótica, quanto o não trespassar da bola pela linha de fundo, que criam em Mitoma um ser tão único dentro do relvado.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS