58 jogadores em final de contrato – Possíveis negócios a ter em atenção (pt.3)
Depois de lançadas a parte 1 e parte 2, o Fair Play lança a terceira e última parte da saga de 58 jogadores em final de contrato. Com o auxílio da plataforma Transfermarkt, nesta lista figuram alguns jovens nomes que poderão agitar o próximo mercado de transferências.
Lazio: Stefan de Vrij
Liverpool: Emre Can
OGC Nice: Mario Balotelli, Maxime Le Marchand
Schalke 04: Max Meyer
Manchester United: Daley Blind, Luke Shaw, Marouane Fellaini
Arsenal: Jack Wilshere, Santi Cazorla
Shakhtar Donetsk: Bernard, Facundo Ferreyra
Fiorentina: Milan Badelj
Juventus: Giorgio Chiellini, Kwadwo Asamoah
Bayern Munique: Arjen Robben
Besiktas: Oguzhan Özyakup
Crystal Palace: Yohan Cabaye, James McArthur, Joel Ward, Bakary Sako
FC Porto: Iván Marcano, Diego Reyes, Iker Casillas
Eintracht Frankfurt: Lukas Hradecky
Paris Saint-Germain: Hatem Ben Arfa
Swansea City: Ki Sungyueng
Hull City: Abel Hernández
AFC Ajax: Amin Younes, Nick Viergever
Saint-Étienne: Jonathan Bamba, Kévin Théophile-Catherine
Tigres: André-Pierre Gignac, Javier Aquino
CSKA Moscovo: Bibras Natcho, Georgi Schennikov
Lanús: Lautaro Acosta
Werder Bremen: Zlatko Junuzović
Real Madrid: Achraf Hakimi
Eibar: Dani García
Everton: Joel Robles
Dínamo Kiev: Evgen Khacheridi, Dieumerci Mbokani
FC Zenit: Domenico Criscito
West Bromwich Albion: James Morrison
Manchester City: Yaya Touré
Leicester City: Robert Huth
SM Caen: Damien da Silva
UC Sampdoria: Ivan Strinic
Chievo Verona: Perparim Hetemaj
FC Nantes: Adrien Thomasson
Al Jazira: Romarinho
Friburgo: Marc-Oliver Kempf
FC Fulham: Ryan Fredericks
Real Sociedad: Sergio Canales
Getafe: Vicente Guaita
Augsburgo: Marwin Hitz
JOVENS ALVOS APETECÍVEIS
Marc-Oliver Kempf
(Por: Pedro Couñago)
Idade: 23 anos
Nacionalidade: Alemã
Posição: Defesa-central
Valor de mercado: 4 milhões de euros
Este jovem defesa alemão está a ser vítima da sua não renovação de contrato, que o tem levado a praticamente não jogar nesta época, pelo menos no que toca à segunda metade da mesma tendo apenas 12 partidas disputadas em 2017/2018.
Além de não querer renovar, o central esteve ainda bastante tempo lesionado, algo que levou os seus desempenhos a estagnarem. Independentemente disso, Kempf é uma das maiores promessas no que toca à sua posição no seu país, e tem potencial para bastante mais, tendo também um percurso irrepreensível nas camadas jovens da Maanshcaft que lhe conferem uma reputação bastante interessante.
Não sendo um central muito alto (1.86 m), é robusto e difícil de ultrapassar, estando quase sempre no sítio certo para afastar o perigo e fazendo poucas faltas. É esquerdino, ganhando aqui pontos face a outros centrais, e destaca-se por ser um central que marca golos com alguma regularidade.
Foi já falado que Benfica e FC Porto estariam interessados na sua contratação, além de outros clubes alemães. Neste momento, talvez fosse o melhor permanecer na sua liga, onde realmente, a médio prazo, pode confirmar tudo aquilo que demonstrou de qualidade nas épocas anteriores.
Amin Younes
Idade: 24 anos
Nacionalidade: Alemã
Posição: Extremo/Médio ofensivo
Valor de mercado: 6,5 milhões de euros
Amin Younes, internacional alemão de 24 anos, é um dos maiores talentos da sua geração. Ingressou nos escalões inferiores do Borussia M’Gladbach em idade muito jovem, depois de se destacar na academia do SG Unterrath, e sua carreira sofreu uma ascensão quase meteórica.
A qualidade era tão evidente que as chamadas para as categorias base da Mannschaft foram surgindo com regularidade. Younes encantava com a bola nos pés. Um drible curto impressionante ao alcance de poucos. Lucien Favre, até então técnico dos Potros, promoveu a primeira titularidade ao extremo de origem libanesa em 2012. Tinha Younes 18 anos de idade.
Duas épocas com um sabor agridoce valeram-lhe uma cedência ao Kaiserslauten e uma oportunidade de brilhar na segunda divisão alemã. A época não correu de feição, visto que o mau feitio do jovem atacante até lhe valeu a participação de algumas partidas junto da equipa de reservas.
Cansado e já sem planos futuros para com o seu atleta, o M’Gladbach cedeu à proposta do AFC Ajax, avaliada em 2,5 milhões de euros, e libertou aquele que muito provavelmente foi um dos maiores talentos que saíram da academia do clube.
Na Holanda, as primeiras duas temporadas de Younes foram o possível início de uma ‘reabilitação’ há muito desejada. Encontrou o seu melhor futebol de forma simples e longe de complicações. Porém, em 2018… A história repetiu-se. O mau temperamento e o estatuto de vedeta há muito detetado, relegaram-no para a equipa B no mês de março. Em causa ficou a recusa do jogador entrar em campo na partida frente ao Heerenveen, contrariando as ordens do seu treinador.
Com 24 anos, o futuro de Younes é tudo menos risonho. Uma pena que a vasta lista de qualidades acabe eventualmente por ser embrulhada e despejada no lixo. O controlo de bola, o drible, a facilidade do 1×1, os passes em profundidade, as roturas provocadas por movimentos interiores continuam a deixar água na boca de todos os amantes de futebol, mas, de modo a almejar um regresso à ribalta, resta, apenas, que a cabeça acompanhe (um bocadinho) o talento dos seus pés.
Achraf Hakimi
Idade: 19 anos
Nacionalidade: Marroquina
Posição: Lateral direito
Valor de mercado: 5 milhões de euros
Achraf é um dos casos pouco comuns no Real Madrid. A aposta em jogadores jovens não faz propriamente parte da filosofia do clube, mas face à necessidade de uma alternativa a Dani Carvajal, Zinedine Zidane optou por colocar o jovem jogador, de apenas 18 anos de idade, no plantel principal dos merengues. A oportunidade surgiu esta temporada e, até ao momento, soma um total de 16 jogos e um golo marcado.
Achraf, o primeiro jogador árabe a atuar pelo Real Madrid, deixou boas sensações em relação ao seu futuro. Combina bem a rapidez com a estatura física, envolve-se com frequência em acções ofensivas, bom no primeiro toque e na leitura de jogo.
No entanto, demonstra lacunas no que respeita à tomada de decisão. É precipitado e em algumas ocasiões concede muitas facilidades ao adversário no momento da transição defensiva. Tudo fruto da tenra idade e pouca experiência ao mais alto nível.
Os rumores apontam que a sua saída vai mesmo consumar-se no próximo verão, e já internacional pela seleção de Marrocos, Achraf passa a ser um alvo bastante apetecível no mercado. Um diamante por polir, certamente.
Jonathan Bamba
(Por: José Nuno Queirós)
Idade: 22 anos
Nacionalidade: Francesa
Posição: Extremo
Valor de mercado: 6 milhões de euros
Jonathan Bamba é uma das grandes figuras do Saint-Étienne, que cumpre a segunda temporada com o plantel sénior da equipa. Um extremo veloz e com uma preponderância muito grande na produtividade da sua equipa onde já leva 6 golos e 9 assistências apenas na Ligue 1.
Com uma época tão promissora, Bamba foi apontado desde muito cedo como uma das maiores figuras da equipa e um dos talentos a sair da formação do seu clube e isso levou a uma tentativa dos dirigentes do Saint-Étienne de negociarem o salário do francês, algo que não foi conseguido.
Com grande velocidade e com uma técnica bastante aprimorada, Bamba pode ser um terror para qualquer lateral, conseguindo chegar à linha com relativa facilidade. Atualmente no sétimo lugar na lista dos jogadores com mais assistências na Ligue 1, Bamba é seguramente um dos jogadores do futuro na seleção francesa.
Já o seu futuro fora da seleção deverá passar por Inglaterra, onde se encontram os clubes mais atentos à sua situação como jogador livre. Crystal Palace e West Ham, podem ser a porta de partida para a Premier League e a partir daqui aspirar a voos maiores dando-se a conhecer aos gigantes europeus. O Inter de Milão também se encontra à espreita.
Adrien Thomasson
(Por: José Nuno Queirós)
Idade: 24 anos
Nacionalidade: Francesa
Posição: Médio-centro
Valor de mercado: 4 milhões de euros
Thomasson é uma das peças-chave do Nantes, tendo apenas falhado 2 jogos da liga francesa nesta temporada. Com uma carreira iniciada no Évian, foi em 2015 que o médio mudou de ares assinando pelo Nantes por 800 mil euros.
Qualidade de passe e visão de jogo fazem de Thomasson um jogador que prefere jogar no processo ofensivo da equipa em detrimento do processo defensivo. Dotado de alguma mobilidade, o francês também pode descair para as alas com relativa facilidade.
Em final de contrato com os gauleses, o presidente do Nantes tentou accionar a opção de extensão do contrato, mas exigências de última hora do seu agente parecem ter abortado a situação fazendo de Thomasson um jogador livre para assinar por qualquer clube. Neste capítulo, os interessados não são muitos, com o SM Caen a aparecer como forte candidato, deste modo Thomasson poderia ter uma regressão de carreira, ficando a ganhar o Caen um jogador de bom nível a custo zero.