4 goleadores europeus letais de outros tempos!

Brás AssunçãoJulho 12, 20243min0

4 goleadores europeus letais de outros tempos!

Brás AssunçãoJulho 12, 20243min0
Milan Báros, Alan Shearer, Michel Platini e Patrick Kluivert, 4 goleadores europeus que marcaram Euros do passado como conta Brás Assunção

Muitos de nós estamos um pouco desiludidos por não vermos os avançados deste Euro 2024 serem mortíferos na hora de finalizar. Seja por desgaste de uma época para lá de longa, por inoperância de cada seleção na hora de servir os seus artilheiros, ou porventura, falta de engenho ou pontaria na cara com o guarda-redes. E para piorar a situação, temos ainda um número assustador de auto-golos, que deixa no ar um sentimento de desilusão e frustração dos adeptos do futebol mais artístico e romântico

E é por isso que trago para vocês quatro goleadores de algumas das antigas edições do campeonato europeu de seleções, que foram letais na hora de chutar às malhas adversárias.

Patrick Kluivert

Este avançado neerlandês foi uma das figuras da competição em 2000, do qual deixava todos os defesas adversários em alvoroço ao deixar alguma nesga de espaço, principalmente na pequena área, onde era muitas vezes letal.

Competição foi disputada no seu país juntamente com a Bélgica, Kluivert marcou 5 golos, 4 deles no jogo dos ¼ final frente à antiga Jugoslávia. Um dado curioso nessa seleção Jugoslava, tinha Savo Milosevic que também marcou 5 golos nessa edição do Euro 2000.

Milan Baros

O avançado checo não era um dos principais goleadores em 2004, aliás nem da própria seleção Checa, que ainda contava com o gigante Jan Koller. Porém no Euro disputado em Portugal, o avançado que jogava na altura no Liverpool fez um torneio incrível, mostrando que estava apto para surpreender os mais céticos. Milan Baros marcou 5 golos nessa edição, sendo sempre bem servido pelos astros Nedved, Rosicky, Poborsky e até Vladimir Smicer.

Alan Shearer

Para quem me segue no Futebol de Bolso, sabe bem que eu adoro este goleador inglês. Dono de uma habilidade fora do comum, no que toca a meter a bola no fundo das redes adversárias, Alan Shearer jogava o Euro 1996 em casa e marcou também ele 5 golos.

Ele que em 95/96 tinha sido campeão pelo Blackburn Rovers marcando 37 golos nesse ano. Shearer era o abono de família da seleção inglesa em 96, onde na minha opinião o elenco dessa seleção era muito escasso, comparado com as gerações que estavam por surgir.

Michel Platini

O carrasco de Portugal no Euro 1984. Todos os que viram esse europeu, falam com muita dor do jogo das 1⁄2 finais que pôs frente-a-frente, uma talentosa seleção gaulesa com nomes como Platini, Giresse, e Jean Tigana, com a surpresa dessa edição, Portugal de Fernando Chalana, Carlos Manuel e Manuel Bento. Platini marcou nada menos que 9 golos nessa edição. 9 golos minha gente! É muito golo para apenas 5 jogos. Marca que até hoje é intocável, com europeus mais longos do que naquele tempo.

Não quero com estes dados dizer que antigamente é que era, mas é deveras fascinante o feito destes jogadores em marcar tantos golos em tão poucos jogos.

Tomará que na final do Euro 2024 haja 4 golos de Kane ou do Yamal ou até mesmo uma manita de Morata, para não termos um registo tão pobre de goleadores neste Euro. Façam figas!!!


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS