Como serão as transmissões da TV no Paulistão 2022?

Renato SalgadoJaneiro 7, 20224min0

Como serão as transmissões da TV no Paulistão 2022?

Renato SalgadoJaneiro 7, 20224min0
O Paulistão contará com diferentes maneiras de se acompanhar os confrontos, desde a televisão aberta até o serviço de streaming por assinatura e gratuito. As dezesseis equipas iniciam no final de janeiro, e vão até o mês de abril a busca pelo título. Confira os grupos, onde assistir ao vivo e quando começa o Paulistão 2022.

O campeonato Paulista, começará em 26 de janeiro de 2022, quarta-feira, com todos os oito confrontos da fase de grupos. Os horários ainda serão definidos pela Federação Paulista. A competição vai até abril, com a final disputada em jogos de ida e volta. Além disso, por conta do Mundial da FIFA no Catar pelo final do ano, o calendário do futebol em 2022 promete ser ainda mais apertado para os clubes, especialmente no Brasil.

O Paulistão de 2022 promete ter uma temporada completamente diferente das demais já realizadas, começando com as mudanças em seus meios de transmissão. Na televisão aberta, a Record TV é a grande responsável por transmitir ao vivo os jogos dos principais times do estado como Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos durante a semana, e também aos sábados e domingos. A emissora paulista adquiriu os direitos de transmissão ao dar um belo chapéu na TV Globo, sua concorrente direta.

Outra grande novidade é que diferentes serviços de streaming também passarão os confrontos das rodadas do Paulistão para todos os torcedores. O HBO Max, por assinatura, e o Paulistão Play, de graça, obtém os direitos para passar cada um dos confrontos que lhe foram concedidos através de seus contratos. A novidade ficou por conta do Premiere, serviço de streaming da TV Globo que, mesmo depois de ficar fora do contrato pela TV aberta, conseguiu fechar acordo com a Federação Paulista de Futebol e garantiu os jogos para o seu pay-per-view, tendo a mesma oferta que o Paulistão Play.

Por fim, o canal do Paulistão no Youtube também vai transmitir ao vivo e de graça cada um dos confrontos seguindo o calendário da competição. É importante ressaltar que é a federação paulista de futebol quem determina quais confrontos vão passar na televisão.

Como estão divididos os grupos do Paulistão 2022?

As dezesseis equipas classificadas da primeira divisão do Campeonato Paulista em 2022 foram divididas em quatro grupos, com quatro times em cada chave. O sorteio de cada um deles foi realizado pela Federação Paulista de Futebol em sua sede, no fim de dezembro de 2021. Com a apresentação de Fred, do canal Desimpedidos, e Sabrina Sato, apresentadora da TV Record.

Grupos do Paulistão 2022:

GRUPO A: Corinthians, Água Santa, Guarani e Inter de Limeira
GRUPO B: São Paulo, São Bernardo, Novorizontino e Ferroviária
GRUPO C: Palmeiras, Botafogo-SP, Ituano e Mirassol
GRUPO D: Santos, Santo André, Ponte Preta e Red Bull Bragantino

Fórmula de disputa do Paulistão 2022

Na primeira fase, as dezesseis equipas são divididas em quatro grupos. Segue o sistema de pontos corridos, onde cada vitória vale 3 pontos, empate 1 e a derrota nenhum. A primeira fase traz as equipas enfrentando todos os adversários dos outros grupos por 12 jornadas, onde clubes do mesmo grupo não se enfrentam. Por fim, as duas equipas que mais somarem pontos em cada grupo avançarão às quartas de final, disputadas em sistema de mata-mata.

Nas quartas e semifinais acontecem em jogo único, enquanto o melhor colocado ganha o mando de campo. Em caso de empate, disputa de pênaltis. Já na final, serão realizadas no sistema de ida e volta. Com a equipa de melhor campanha, jogando em casa na decisão. Em caso de empate, decisão por penaltis!

Equipa do São Paulo F.C. levantando a taça de Campeão Paulista em 2021, após 16 de jejuml! Foto: Marcos Ribolli

Ao fim do torneio, as duas últimas equipes na classificação geral com o menor número de pontos somados serão rebaixadas para a Série A2 do Campeonato Paulista. O Paulistão 2022 também terá a presença do Árbitro de Vídeo em todas as partidas, desde a primeira fase.

 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter