Um pouco da cultura de surf Carcavelos com Rui Cruz “Ratus”.

Palex FerreiraMarço 5, 20225min0

Um pouco da cultura de surf Carcavelos com Rui Cruz “Ratus”.

Palex FerreiraMarço 5, 20225min0

Rui Cruz- Ratus é surfista da velha escola de Carcavelos que tem deliciado alguns old school com as suas partilhas na sua página do Facebook, sobre o que ainda falta fazer em Portugal em relação à cultura do surf desde o início. Em nome de muitos, certamente, obrigado por essa partilha.

Nome: Rui Vasco Cruz
Alcunha: Ratus

Idade: 54 anos
Tempo de surf: 42 anos

O que significa o surf para ti, o que era no início e o que é agora?
O Surf no início era uma descoberta, o Surf Agora é uma descoberta e as diferenças esbatem-se no Cá Fora porque Lá Dentro…é sempre uma descoberta. Uma Eterna Descoberta.

Como começou esta aventura de partilhar alguns episódios do surf da Linha, em especial de Carcavelos?

No Dia da Homenagem ao Dapin, fui contactado pelo excelente Surfista e Cronista de Mar, João Menezes que veio ter comigo e fez uma entrevista na ONFIRE Magazine / Rui Vasco Cruz – Um Senhor dos Tubos, que eu Adoro em que conseguiu focar o importante. Ao ver quem estava ali na Homenagem achei que devia resgatar as Origens e foi isso que comecei ao criar pela memória uma lista de A a Z de Nomes de Surfistas da “Viagem” 1980/2000. Perto de 200 e ao falar da pessoa achei que era pouco e comecei…a pessoa, uma história e comecei a escrever no facebook textos de Alma e da Memória que muito me orgulho de cada momento. Afinal são Memórias Vivas com 40/30/20 anos!

Quem são /Foram os ídolos do surf para ti (nacional e mundial)?

Ídolos Portugal: Peixe, Paulo Inocentes e Kiko Rocha.
Internacional. Gerry lopez, Tom Carroll, Mark Richards

 

Rui Cruz Foto Arquivo Pessoal Rui Cruz

Como achas que a cultura do surf português está? Achas que os mais novos sabem de como tudo começou?

Excelente Pergunta: Como está a Cultura do Surf? A Cultura do Surf felizmente está ligada a feitos e a momentos marcantes por isso…vive sempre que alguém entra e surpreende os mais novos, todos os mais novos ouviram Histórias e tem referências. Sempre será assim. Com o tempo vão sabendo da História porque a Memória do Surf é muito exigente e não consegue fugir á Verdade

Como o Surf Evoluiu do vadio á aceitação?

Percurso normal de uma atitude fraturante na altura e de que naturalmente se desconfiava porque em muitas situações perdeu-se o controle. Aconteceu o que tinha de acontecer e foi global em todo o Santo Sítio onde se começou a fazer. A Felicidade que se transporta após uma surfada é algo inexplicável e difícil de compreender por quem Não Faz Surf. Foi preciso passar 2 ou 3 gerações, o Surf se tornar mediatizado e a OUTRA PARTE da Humanidade permitir que existam sem ser criticados. Como Conclusão o Surf será sempre uma Cápsula, uma Bolha em que quem Faz sabe. Quem Não Faz…Não Sabe!

O surf é algo mágico, sempre foi, apesar de agora ser mais mediatizado, considerado um desporto de competição, não começou por aí, era algo que amigos faziam, e existem muitas aventuras por contar ainda, o surf no início era considerado um desporto de vadios, da malta que se baldava à escola, da malta mais hardcore, e radical na sua postura. Como achas que o surf evoluiu nestas décadas?

Essa Pergunta é incrível. Onde saiu esta inspiração? Faz parte de MIM, não fiz nenhum esforço para escrever fosse o que fosse. A minha preocupação será sempre o Respeito pela pessoa e pela memória coletiva e quanto ao Livro a brincar acho que já tenho tudo é organizar e…

Quem foi até hoje o surfista mais icónico de Portugal, na tua opinião?

O Surfista mais icónico? Complicado…mediaticamente e com um crescimento e semelhanças para MIM à Cristiano Ronaldo sem dúvida o Dapin, adoro o Saca e o Kikas e em termos de Evolução para o que há hoje são estes 3 Monstros de Superação, Do Início o Ícone era o Paulo Inocentes.

Paulo Inocentes Foto Arquivo Pessoal Rui Cruz

Como o surf evoluiu, achas que os mais novos, vão ter a mesma sorte?

Os mais novos têm o espaço de evolução intacto…Pica, Coragem e Superação. Hoje o Surf tem menos Surfistas daqueles sozinhos, com uma personalidade Carismática, mas os Jovens de Hoje são fortíssimos na ambição e talento. Tudo Igual: Onda e Homem

O surf em Portugal cresceu muito, vivemos num paraíso plantada à beira-mar, o que ainda nos falta?

Última e excelente pergunta. Em todos os locais do Norte ao Sul existem excelentes Surfistas, Pioneiros Diários do Mar, já com os devidos patrocínios, mas é uma questão brutal. Se compararmos com o Brasil, ali saem diretamente de meios pobres e “lutam” para vencer na vida, é contar os que estão no CT e no QS. Em Portugal quem faz Surf dificilmente está ligado aos extratos mais baixos e tirando o foco do Crescimento Pessoal e alguns que acreditaram ser possível viver da Profissão Surfista (40/50), O SURF NÃO É UMA VISÃO PROFISSIONAL

Ratus a surfar antigamente em Carcavelos. Foto: Arquivo pessoal

 

Agradecimento por todas as histórias que têm sido partilhadas na sua página do facebook, e que contributo é isto para a cultura de surf em Portugal.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS