[TOP-10] 100 metros livres masculinos

João BastosAgosto 3, 20171min0

[TOP-10] 100 metros livres masculinos

João BastosAgosto 3, 20171min0
Alexandre Agostinho é o recordista nacional desde 2009 com 49.50, mas o seu record foi recentemente aproximado por Miguel Nascimento

Durante o mês de Agosto, o Fair Play lançará a série dos 10 melhores portugueses em cada prova. Serão considerados apenas os tempos obtidos em piscina longa. Seguimos com os 100 metros livres masculinos


Decorriam os mundiais de Roma, em 2009, quando Alexandre Agostinho estabeleceu o record nacional que perdura até hoje. 49.50 foi a marca alcançada pelo nadador do Portinado que na altura já era também o recordista nacional dos 50 metros livres.

Algumas notas sobre o top-10 dos 100 metros livres masculinos:

  • Quatro nadadores nadaram abaixo de 50 segundos;
  • Os dois primeiros do top são os mesmos da prova de 50 livres;
  • A lista tem 10 nadadores e 9 marcas, uma vez que o 9º lugar é repartido;
  • Quatro nadadores estão no activo;
  • O nadador mais velho da lista é Nuno Laurentino (42 anos – Feitos à data da publicação deste artigo: Parabéns Tino!);
  • O nadador mais novo é Miguel Nascimento (22 anos);
  • Paulo Santos estabeleceu o seu máximo na mesma prova que Alexandre Agostinho – os mundiais de Roma;
  • Não existe uma clara tendência sobre a piscina mais rápida para nadar esta prova. Coimbra, Roma e Jamor apresentam, cada uma, dois dos tempos mais rápidos no top-10.

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter