25 Mai, 2018

Fotografia no Mar, quem são os homens por detrás das lentes – Luís Bento

Palex FerreiraJulho 19, 20175min0

Fotografia no Mar, quem são os homens por detrás das lentes – Luís Bento

Palex FerreiraJulho 19, 20175min0

Selfie Time Foto: Luisbento.com

 

Luís Bento é presença assídua nos line ups em dias clássicos, as suas fotos têm conquistado a atenção tanto de marcas como atletas, é actualmente apoiado por Dafin Europe, Theboardhole e DCK Boardshorts.

A paixão pela fotografia acompanha-te desde quando?

LB: Desde sempre, o meu avô paterno já era um amante da fotografia e o meu pai a mesma coisa, naturalmente segui as pisadas deles.

O que te inspira ao ir para dentro de água, esteja frio ou calor, para fotografar?

Flying Away Foto: LuisBento.com

LB: pelos registos que tenho desde que nasci, ir para dentro de água nunca foi um problema para mim. Em adolescente fui nadador federado no Benfica onde cheguei a ser campeão de Lisboa e vice campeão nacional e até ganhei umas medalhazitas em provas internacionais, por isso sinto-me muito bem dentro de agua seja a fotografar ou a surfar. Fotografar na agua é um 2 em 1.

Tens algum fotógrafo que desenvolva um trabalho semelhante ao teu que te sirva como inspiração?

LB: Quem me fez avançar foi o Brek (João Bracourt), uma viagem que fiz à Indonésia e ele era o fotografo de serviço. Fiquei fascinado com toda aquela logística e principalmente pelas fotos que tirava. Quando cheguei a Lisboa a primeira coisa que fiz foi encomendar uma caixa estanque para a minha maquina que na altura até era igual à dele. Sem duvida que continuo a te-lo como referencia e há alguns anos atrás conheci outro monstro da fotografia de surf mundial que dispensa apresentação, Diogo D´Orey.

Que elementos deve ter a fotografia “perfeita”?

LB: Luz, muito importante a luz para qualquer tipo de foto.

Que dificuldades alguém que queria iniciar esta atividade pode esperar encontrar?

LB: Algumas dificuldades, não é fácil estar la fora só de barbatanas e maquina. O meu primeiro conselho é a segurança. É fundamental saber nadar muito bem e “perceber” o surf, saber ler a linha da onda, saber posicionar-se para não interferir com o atleta.

Tubo no Zavial Foto: LuisBento.com

Qual a melhor sessão que tenhas fotografado que te lembras?

LB: Tenho várias mas deixo uma foto da minha ultima sessão no Zavial

Analisas de perto e constantemente o surf e o bodyboard, pois além de presenciares ao vivo voltas a ver as imagens várias vezes, tendo em conta que és um espectador privilegiado, o que achas sobre a evolução destas modalidades e o que o futuro reserva a Portugal?

LB: Com o impacto que o surf e o bodyboard têm na economia nacional não percebo porque razão não há revistas da especialidade em portugal. Elas sim são o principal meio de divulgação das tuas fotografias, sejam dentro ou fora de agua.

Perfection Foto: Luisbento.com

Quais o surfistas que mais te tem impressionado ultimamente?

LB: Sem duvida o Nicolau, não só pelo surfista que é como também com a preocupação que ele tem em trabalhar a sua imagem que por sua vez dá um excelente retorno aos patrocinadores. A imagem de um surfista é importantíssima para a sua evolução.

E os bodyboarders?

LB: Tó Cardoso, Manuel Centeno, Horta, Nuno Leitão “Batata” e André leite.

Nuno “Batata” Leitão, em Dropknee na Ericeira Foto: LuisBento.com

 

Qual o material que usas quando vais para dentro de água?

LB: Trabalho com Nikon, e Dafin e wave solution water housings

Pedro boonman Foto: Luisbento.com

Qual é o kit básico para alguém que queira iniciar esta atividade?

LB: Atitude, vontade, persistência :))

Uma mensagem para a nova geração e para quem é importante ter boas fotografias e filmagens para poderem mostrar o seu potencial ao mundo?

LB: Já o disse anteriormente, a imagem é importantíssima para a evolução de um atleta.

Para terminar, se te fosse dada a oportunidade de fotografar uma pessoa à escolha a fazer o que quisesses, quem seria e o que estaria a fazer?

LB: Adorava fotografar o Kely Slater a surfar em HT’s

 

Sigam os trabalhos do Luís Bento:

http://luisbento.com
https://www.facebook.com/LUISBENTOcom
https://www.instagram.com/luisbento_com/ 

Artigo criado em parceria com TheBoardHole.com


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter