Brilhante Verstappen vence pela primeira vez em 2020

Luís PereiraAgosto 10, 20203min0

Brilhante Verstappen vence pela primeira vez em 2020

Luís PereiraAgosto 10, 20203min0

Brilhante Max Verstappen venceu o Grande Prémio do 70º Aniversário da Fórmula 1, conquistando a sua primeira vitória do ano. Terminou assim o total domínio da Mercedes em 2020.

Verstappen alcançou a vitória depois de arrancar em pneus duros, fazendo uma estratégia diferente dos Mercedes, que arrancaram das duas primeiras posições da grelha de partida.

A ideia de Verstappen foi prolongar ao máximo a utilização dos pneus duros iniciais, conseguindo acompanhar os Mercedes em ritmo de corrida. O andamento era tanto que o engenheiro de corrida lhe pediu para reduzir o ritmo, algo que Verstappen, como seria de esperar, não aceitou!

Verstappen assim utilizou durante apenas seis voltas os pneus médios, menos eficazes ontem, enquanto que os Mercedes tiveram de arrancar com esse composto. A capacidade de impor um alto ritmo com os compostos mais duros fez com que Verstappen conseguisse chegar ao topo do pódio pela primeira vez este ano.

Lewis Hamilton teve de se contentar com o segundo lugar, que acaba por ser positivo, porque este fim de semana Hamilton parecia estar mais lento do que Bottas. Bottas conseguiu a pole, mas a Mercedes tentou cobrir Verstappen, o que acabou por prejudicar o finlandês.

Por sua vez, Hamilton manteve-se em pista mais tempo, o que o permitiu ter pneus mais frescos no final da corrida, ultrapassando Bottas a duas voltas do final. No final, Hamilton ganhou mais vantagem na luta com Bottas.

Com o seu segundo lugar, Hamilton igualou Schumacher como piloto com mais pódios na história da Fórmula 1.

(foto: formula1.com)

Charles Leclerc terminou no quarto lugar, naquilo que ele descreveu como “uma vitória”. A Ferrari continua com sérios problemas no monolugar que parece só ter andamento nas mãos do jovem monegasco. Já Vettel terminou em 11º, em mais uma corrida desinspirada.

Alexa Albon, no segundo Red Bull, ficou na quinta posição depois de muitas ultrapassagens em pista, à frente dos Racing Points de Stroll e Hulkenberg. Hulkenberg ainda partiu de terceiro, mas não foi desta que chegou ao pódio.

A terminar os lugares pontuáveis ficaram Ocon e Norris, com uma má corrida para os Renault e McLaren, com Kvyat a ficar em 10º, a amealhar o último ponto.

Num fim de semana que serviu de celebração da história da Fórmula 1, foi interessante ver como uma estratégia alternativa nas mãos certas podem fazer vencer, mesmo quando a oposição são uns carros tão dominadores comos os Mercedes.

GRANDE PRÉMIO DO 70º ANIVERSÁRIO DA FÓRMULA 1

(foto: formula1.com)

CAMPEONATO DO MUNDO DE PILOTOS

(foto: formula1.com)

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS