21 Jun, 2018

ABC – Um futuro pouco famoso

João de MatosJulho 31, 20173min0

ABC – Um futuro pouco famoso

João de MatosJulho 31, 20173min0

Depois de dois anos consecutivos de muitas conquistas por parta da equipa minhota, entre eles, campeonato de Andebol 1, taça de Portugal e uma taça Challenge, o seu maior obreiro das conquistas, Carlos Resende, rumou para um clube da 2ª circular, o Sport Lisboa e Benfica.

Com ele, seguiram Pedro Seabra e Ricardo Pesqueira, central e pivot que desempenhavam um papel preponderante na formação do ABC. Nuno Grilo, melhor marcador dos minhotos, também fez as malas e rumou ao Créteil, da primeira divisão francesa, tendo assinado um contrato válido por dois anos.

No sentido inverso, a equipa agora orientada por um ex-treinador das águias, Jorge Rito, conta com a aquisição de Belmiro Alves, atleta de 23 anos que vestirá a camisola academista durante os próximos dois anos. Belmiro cumpriu a sua formação no FC Porto, chegando, já como sénior, ao Águas Santas, onde esteve entre 2014 e 2016. Na última época atuou no AC Fafe e foi um elemento importante na manutenção dos fafenses na primeira divisão do andebol português.

Outra contratação foi a do lateral Hugo Rosário para os próximos dois anos, regressando a uma casa que foi a sua entre 2003 e 2011. O atleta, de 26 anos, fez a formação no clube de Braga, estreando-se como sénior em 2009, precisamente às ordens do prof. Jorge Rito, que agora volta a orientar a equipa principal do ABC. Com a camisola academista, nas camadas jovens, Rosário venceu duas Taças de Portugal de juvenis, em 2007/2008 e 2008/2009. Depois de sair do Flávio Sá Leite, passou a época 2011/2012 no Madeira SAD, transitando na temporada seguinte para o FC Porto. Entre 2014 e 2016, representou o Águas Santas, voltando a jogar na Madeira na época que agora terminou.

Fonte: FC Porto

A terceira aquisição do ABC foi o central Nuno Silva, tendo assinado contrato por dois anos. O atleta, de 26 anos, representou o AM Madeira Andebol SAD nas últimas três temporadas. Embora represente pela primeira vez a camisola academista, este novo elemento da equipa sénior já tem, indiretamente, alguma história no clube, já que é neto de um antigo presidente do ABC, António José Lopes de Sousa.

Fonte: AA Madeira

Será uma época muito atribulada para a equipa de Braga, pois vê sair peças fundamentais do seu plantel como o treinador Carlos Resende e Nuno Grilo, melhor marcador dos academistas nas duas épocas transatas. Veremos se Jorge Rito, conseguirá manter os níveis deixados por Resende na equipa minhota, e se, a aposta na formação irá ser algo a ter em conta.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter