Pelé: Eterno, Imortal, Incomparável, e sinônimo de “O MELHOR”!

Renato SalgadoJaneiro 4, 20234min0

Pelé: Eterno, Imortal, Incomparável, e sinônimo de “O MELHOR”!

Renato SalgadoJaneiro 4, 20234min0
O Rei do futebol realizou diversos feitos ao longo de sua carreira. Ganhou três Copas do Mundo, dois Mundias de Clubes com o Santos, diversos títulos nacionais e regionais, além de gols marcados e assistências realizadas... O nome Pelé virou uma referência!

Edson Arantes do Nascimento nasceu em 23 de outubro de 1940 em Três Corações, em Minas Gerais. Logos aos três anos, a família muda para a cidade de Bauru, cidade no interior do estado de São Paulo. Já em 1956 com apenas 15 anos, Pelé foi levado por Brito para realizar um treino com o time principal do Santos e afirma: “Será o maior jogador da história do futebol”.

Em sua primeira Copa do Mundo em 1958, com apenas 17 anos, se apresentou e chocou o mundo com um futebol arte, de raciocínio rápido, explosão e força…uma impulsão e tempo de bola que ninguém tinha, além da visão periférica diferenciada e uma frieza e precisão nas conclusões à gol!

Foto: Getty Images

Origem do apelido Pelé.

O menino Edson, quando criança já demonstrava seus talentos futebolísticos pelos times de bairro, e em um time chamado Vasco da Gama de São Lourenço, homônima da equipa carioca havia um goleiro chamado Bilé… Sabe-se que apesar de jogar na linha, Pelé sempre gostou da posição de guarda-redes e desde essa época, quando estava no golo e fazia uma defesa, gritava: Bilé!! (seu grande ídolo, nesse tempo) Mas os amigos começaram a chamá-lo de Pelé, fazendo um tipo de bullying) da forma como o rei falava…. E qual é a forma de um apelido pegar? É só você demonstrar que não gostou dele… mas já era tarde, DEUS criou PELÉ!!!

Histórias e Recordes

Infelizmente não tive a chance de ver o Pelé jogar, e tudo que sempre ouvi de histórias, que tive a chance de assistir a diversos vídeos e documentários sobre a carreira do melhor jogador de todos os tempos, se torna mais real. Tornando inevitável comparações com outros grandes craques do passado e presente.

  • Pelé é o único jogador a ganhar três copas do mundo com jogador
  • Único jogador a fazer mais de 1281 gols na carreira
  • O jogador mais novo a marcar um Hat-Trick em uma Copa do Mundo (3 gols – 5×2 semifinal contra a França, em 1958)
  • O jogador mais novo a ganhar uma Copa do Mundo (em 1958) e eleito melhor jogador do torneio
  • Aos 21 anos, Pelé já tinha 479 gols na carreira. O segundo jogador com mais gols marcados nessa mesma idade foi Ronaldo Fenômeno, com 167 gols. O terceiro é Maradona, com 155 gols. Seguidos por: Neymar (140 gols), Mbappé (116 gols) e Haaland (115 gols).

Com o passar do tempo, a presença de Pelé em amistosos e campeonatos era uma exigência dos adversários e organizadores dos eventos e tudo isso passou a ser muito bem remunerado a ele e também a equipa Santista, tamanha era a popularidade do camisa 10 da seleção brasileira e do Santos F.C. O rei do futebol chegou a parar uma guerra civil na Nigeria, conseguiu a proeza de ser expulso em um jogo de futebol amistoso, e tamanha foi a revolta dos adeptos no estádio com sua expulsão, acabaram reintegrando Pelé ao jogo e expulsaram o árbitro do campo…

Pelé Imortal / Eterno, sinônimo de MELHOR

Uma coisa que me chamava a atenção quando eu viajava ao exterior nos anos 80 e 90, em todos os países quando eu falava que era brasileiro, SEMPRE se ouvia o nome PELÉ! Realmente, graças ao atleta do século XX, sempre foi um belo abre portas falar sobre Pelé e o futebol arte praticado em seu tempo.

Mais que isso, o que realmente sempre me fascinou sobre o tamanho verdadeiro do rei, e que é injusto com os outros craques que são comparados a ele, é a forma de destacar o MELHOR/ ÚNICO/ MAIOR profissional/atleta usando PELÉ como sinôimo!

– “Michael Jordan é o Pelé do Basquete”
– “Tiger Woods é o Pelé do Golfe”
– “Ayrton Sena é o Pelé do Automobilismo”
– “Ivo Pitangui é o Pelé da Cirurgia Plástica”

Agora, só nos resta aguardar uma homenagem e alteração nos dicionários! Mas independente dessa mudança, a palavra é usada no Brasil e em diversos países no mundo como referência de algo perfeito. E essa marca sempre será usada e conhecida pelos brasileiros, assim como, o Rei do futebol marcou a história do nosso país.

Imagem: @TNTSports

#PeléEterno
#PeléImortal


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS