Mundial da Rússia 2018: Shinji Kagawa, o Líder Samurai

Ricardo LestreMaio 21, 20182min0

Mundial da Rússia 2018: Shinji Kagawa, o Líder Samurai

Ricardo LestreMaio 21, 20182min0
O Mundial 2018 está à porta e o Fair Play continua na sua onda de destaques. Desta vez, falamos de Kagawa, o líder da seleção japonesa.

SHINJI KAGAWA (BORUSSIA DORTMUND)

Idade: 29 anos

Posição: Médio-ofensivo

Internacionalizações/golos: 89/29

Conquistas mais importantes na carreira: Taça Asiática 2011; Bundesliga 2010/11 e 2011/12; Premier League 2012/13

Avaliação em qualidade: 4 em 5

A seleção do Japão viveu momentos conturbados após ter carimbado a passagem para a fase final do Mundial da Rússia. Vahid Halilhodzic foi dispensado das suas funções de selecionador há um mês e a decisão da Federação Japonesa prendeu-se, ao que tudo indica, com a quebra de qualidade e os pobres resultados atingidos pela equipa apesar de esta se ter apurado ainda com um jogo por disputar.

Com tudo isto, Akira Nishino, o sucessor, ficou, unicamente, com dois meses de preparação a seu cargo perante uma convocatória ainda por anunciar. No entanto, e com muitas incertezas à mistura, a recente lista de pré-convocados dos Samurais Azuis surpreendeu, sobretudo, pelas ausências de Nakajima (Portimonense) e Yuya Kubo (Gent).

No meio dos 27 nomes, está um que, não sendo propriamente uma novidade, merece total destaque. Shinji Kagawa, médio ofensivo do Borussia Dortmund, vai liderar a comitiva japonesa na viagem até solo russo e é em si que recaem grande parte das esperanças da nação. Aos 29 anos de idade, Kagawa conta com 89 internacionalizações e 29 golos marcados e a sua experiência tem sido muito importante para uma seleção que continua num lento processo de revitalização.

Explorando espaços entre linhas e juntamente com Okazaki em terrenos mais adiantados, o playmaker do Dortmund tem tudo para fazer estragos e pode levar o Japão a cometer uma pequena ‘gracinha’ num grupo extremamente equilibrado.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS