23 Ago, 2017

FP Scouting – Santiago Ascacíbar

Diogo AlvesJulho 17, 20173min0

FP Scouting – Santiago Ascacíbar

Diogo AlvesJulho 17, 20173min0

Santiago Ascacíbar de apenas 20 anos é um dos nomes que mais se destacaram nas duas últimas épocas. O pequeno jovem subiu à equipa sénior do Estudiantes em 2016, somente com 18 anos, e, agarrou o lugar na equipa principal. Este médio-defensivo é apelidado como o novo Mascherano, mas de quem tem recebido muitas lições é do seu presiente, Brujita Verón. Sabe tudo sobre este jogador argentino com ajuda da Talent Spy.

Formado nas categorias base do Estudiantes La Plata, Ascacíbar é visto como uma das grandes referências por todos os escalões por onde passou. O argentino formou-se no clube Pincha e é tido como uma das grandes promessas do clube. Capitão em várias escalões jovens, a sua qualidade aliada a uma grande determinação e resiliência levaram a que, em 2016, com apenas 18 anos de idade, fosse lançado por Gabriel Milito na equipa principal.

Desde a sua estreia até aos dias de hoje, Ascacíbar não mais baixou de escalão. Manteve-se na equipa principal, e, ganhou o seu espaço entre os maiores. Assumiu a titularidade e aos poucos como líder num meio-campo que contava com a experiência do veterano Israel Damonte.

É já uma das peças fundamentais no meio-campo da selecção Argentina de Sub-20. Esteve presente no Sul-Americano (em Fevereiro) e mais recentemente no Mundial de Sub-20. A sua primeira grande competição internacional foi os Jogos Olímpicos de 2016, onde defrontou Portugal na fase de grupos.

[Foto: soccerway.com]
El Ruso apresenta-se como um médio de características defensivas, actuando como 6 num sistema táctico de apenas um médio de contenção, e pode também jogar com um companheiro ao lado num esquema de 4x2x3x1, por exemplo. Em duplo-pivô.

Agressivo com e sem bola, boa capacidade de desarme e de intercepção. Utiliza bastante a antecipação (como efeito surpresa) para roubar bola ao adversário, seja em terrenos do rival ou em meio-campo próprio. Muito intenso em todos os momentos de jogo, mesmo sendo um jogador de baixa estatura – apenas 1,70cm – não sai fragilizado nos duelos físicos. Capacidade de choque e de pressionar alto.

Nota-se ainda alguma falta de criatividade do ponto de vista ofensivo e posicionalmente ainda comete alguns erros de leitura. Terá de tornar-se num jogador mais fixo se quiser fazer carreira a 6 numa grande equipa europeia. Compensa com a velocidade de deslocamento e com a facilidade que tem em desarmar os adversários.

Boa opção para…

Atlético de Madrid – É um jogador muito à imagem de Diego Simeone, e, seguramente que encaixaria muito bem no meio-campo colchonero. A capacidade de desarme aliada à velocidade e grande intensidade no seu jogo, seriam muito empregues no jogo do Atlético de Madrid.

Sporting CP – Tem-se falado imenso na saída e William Carvalho e dúvidas há se Petrovic poderá ser, ou não ser, a opção de Jorge Jesus para 6 e suplantar a saída do internacional português. O Sporting mostra-se atento ao mercado argentino e Ascacíbar seria mais uma contratação com atestado de qualidade. Certamente que iria dar um salto qualitativo com Jorge Jesus. A única entrave, seria a sua baixa estatura de 1,70cm, Jorge Jesus gosta mais de jogadores fisicamente mais poderosos.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter