17 Ago, 2017

FP Scouting – Yoon Bitgaram

Ricardo LestreNovembro 24, 20166min0

FP Scouting – Yoon Bitgaram

Ricardo LestreNovembro 24, 20166min0

A parte mais bela do futebol não é somente a descoberta de novos talentos em idades tenras. É, do mesmo modo, a descoberta de novos talentos já amadurecidos nos vários cantos do mundo. Yoon Bitgaram, pequeno maestro do meio-campo do Yanbian Funde, é um dos muitos casos de talento confirmados numa idade mais avançada. Conheça melhor o perfil do sul coreano que actua na Super Liga Chinesa, através do ‘FP Scouting’, rubrica desenvolvida em colaboração com a Talent Spy.

Na Coreia do Sul, o serviço militar é levado com extrema seriedade. O governo não abdica dos 21 meses obrigatórios os quais todos os homens, entre os 18 e os 35 anos, devem despender das suas vidas. Posto isto, o desporto sai, consequentemente, a perder. No futebol, este é um caso debatido com insistência. Muitos atletas surgem mais tarde que o previsto e acabam por não singrar num patamar superior. Yoon Bitgaram, tal como tantos outros que tentam escapar a este dever, não completou o serviço militar na totalidade e terá de regressar à Coreia brevemente para cumprir o restante período antes de completar 27 anos de idade. A paragem permitiu, contudo, que o seu percurso futebolístico não saísse prejudicado.

Desde a sua ascensão ao plantel sénior do Gyeongnam, clube onde vencera o prémio K League Rookie of The Year 2011 e que agora milita na K League Challenge, segunda divisão da Coreia do Sul, até à titularidade absoluta na Super Liga Chinesa, Yoon Bitgaram, centrocampista internacional sul coreano de 26 anos, demonstrou e tem vindo a demonstrar um talento gradualmente aperfeiçoado em relvados asiáticos. Cedo se estabeleceu como um elemento preponderante nas três diferentes equipas da K League Classic, primeira divisão, em que jogou. As estatísticas corroboram, dada a média fantástica de presenças acumuladas, de forma sucessiva, e uma quantidade interessante de golos marcados.

Soccerway
Soccerway

A última e talvez melhor temporada com as cores do Jeju United, valeu a Yoon Bitgaram um golden ticket para o emergente futebol chinês da actualidade. O Yanbian Funde, conjunto recém-promovido à Super Liga pela mão de Park Taeha, técnico bem identificado com as suas capacidades, pagou cerca de 2 milhões de euros de modo a garantir os seus serviços no imediato. Perspectivava-se uma dura época em particular para o Yanbian Funde, face à triplicada exigência do mercado, mas o certo é que na mais recente e já terminada edição de 2016 da Super Liga Chinesa, os homens sediados em Yanji, cidade da província de Jilin, foram, indubitavelmente, a maior surpresa de todas. Na fantástica 9ª posição atingida, o sul coreano brilhou entre os demais e desenvolveu uma parceria ofensiva temível com os seus compatriotas Ha Tae-kyun e Kim Seung-dae e com Bubacarr Steve Trawally.

A posição natural de Yoon Bitgaram é a de médio centro. Este funciona como uma autêntica balança, mas com maior aptidão para outras fases que não a defensiva. Todo o futebol do Yanbian é canalizado através dos seus pés, onde se destaca, sobretudo, a ligação meio-campo-ataque. As suas características físicas são semelhantes às de Andrea Pirlo, inclusive na forma requintada como trata o esférico, funcionando, em algumas ocasiões, como um deep-lying playmaker de enorme calibre. É o protótipo ideal de um jogador que pauta o ritmo do jogo, beneficiando de uma assertividade e de uma qualidade na execução do passe – curto, médio ou longo – bem acima da média. Bom rematador, eficaz nas triangulações e um criativo que aparece frequentemente em zonas de finalização. Dois dos seus atributos mais fortes são a percepção táctica e a visão de jogo, assim como a marcação de livres directos.

Por outro lado, não se pode exigir a Yoon Bitgaram um esforço extra a nível físico. Não é um jogador rápido, intenso, combativo, forte nos duelos aéreos ou na pressão, mas sim um jogador cerebral. Não possui os atributos ideais de um operário. Essa função é ocupada por alguém da sua confiança que garanta a estabilidade defensiva que este não pode oferecer.

Devido às boas exibições protagonizadas em solo chinês ao longo do ano, o seleccionador da Coreia do Sul, o alemão Uli Stielike, anunciou o regresso de Yoon, sensivelmente quatro anos após a sua última internacionalização. Embora tapado por unidades de maior reputação como Ki Sung-yueng ou Koo Ja-cheol, este já reforçou o seu estatuto com um punhado de óptimas performances nos últimos encontros.

BOA OPÇÃO PARA…

Guangzhou Evergrande – Com Zheng Zhi a caminhar a largos passos para a reforma, a contratação de Yoon Bitgaram faria todo o sentido. São jogadores algo diferentes, mas que partilham alguns atributos essenciais como a visão de jogo e a qualidade de passe. Com a energia de Paulinho e o espírito combativo de Huang Bowen, o papel desempenhado pelo protótipo sul coreano de Andrea Pirlo no meio-campo dos hexacampeões seria de grande relevo.

Vitória SC; Sporting Clube de Braga – Curioso que, no ano de 2012, Bitgaram foi mesmo referenciado pelos bracarenses numa altura em que militava no Seongnam, o que seria visto como uma clara aposta no futebol asiático por parte da equipa. O interesse não foi além de uma mera especulação e não se concretizou. No entanto, qualquer uma das equipas rivais do Minho teria condições de receber mais um médio peculiar e de grande utilidade que não só aumentaria o leque de opções, mas também poderia figurar, com o cargo adequado, nos onzes iniciais de ambos os treinadores.

ybg-1ybg-2ybg-3ybg-4ybg-5ybg-6


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter