Utah Jazz e um crescimento que promete algo mais

João FerreiraDezembro 5, 20223min0

Utah Jazz e um crescimento que promete algo mais

João FerreiraDezembro 5, 20223min0
Um plantel cada vez mais oleado e um futuro cada vez mais risonho... João Ferreira analisa o momento actual dos Utah Jazz

Os Utah Jazz nos últimos anos têm sido dominantes durante a época regular, mas falharam quando foi mais importante: nos playoffs. Durante os últimos seis anos de realização dos playoffs, não conseguiram sair da segunda volta. Esta equipa foi liderada pelo shooting guard Donivan Mitchell e pelo center Rudy Gobert.

Durante o verão de 2022, ambos os franchise players foram trocados: Gobert seria trocado pelos Timberwolves e Mitchell pelos Cavaliers. Isto colocaria o Jazz numa posição perfeita para a próxima época, mas muito dúbia. Com uma equipa tão jovem, o céu é o limite sendo que o talento para uma equipa campeã está lá.

Desta maneira, queremos analisar o crescimento dos Utah Jazz baseando este crescimento no aparecimento de alguns jogadores como peças fundamentais.

Lauri Markkanen

Markkanen parece ter dado um enorme salto de qualidade esta temporada depois de chegar a Utah. Markkanen veio para a cidade na troca com Cleveland, enquanto nos Cavs, Markkanen atingiu em média 14 pontos, 5 ressaltos, e 1 assistência. Agora, após alguns jogos disputados na época de 2022-23, Markkanen tem uma média de 22 pontos, 8 ressaltos e 2 assistências.

Jordan Clarkson

Jordan Clarkson tem sido uma estrela para o Jazz, ganhando o Six Man of The Year. Clarkson tem mantido a equipa ofensivamente mais forte, sendo o jogador de confiança e consistente de que o Jazz precisa depois de perder Gobert e Mitchell. Clarkson tem sido um grande jogador para o Jazz durante o início desta temporada.

Collin Sexton

Collin Sexton foi uma das melhores trocas para o Jazz na off season. Sexton nas Cavs parecia ter um grande potencial e agora sob a orientação de Mike Conley, o jogador dos Jazz tem de começar a dar grandes passos no seu jogo. Sexton deverá fazer grandes coisas para os Jazz no futuro.

Will Hardy

O novo treinador dos Jazz fez um trabalho tremendo ao reunir esta equipa. Com um plantel quase infantil, Hardy conseguiu reunir estes jogadores e trabalhá-los num sistema que se concentrava fortemente no passe e no trabalho de equipa. Esta foi a melhor escolha para uma equipa tão jovem sem uma estrela definida.

Trabalho de equipa

A maior força desta equipa de Utah Jazz é o seu movimento de bola e o trabalho de equipa. Quando esta equipa não tem uma estrela de fora, o front office criou uma coleção de jogadores que combinam extremamente bem uns com os outros e funcionam bem juntos como uma equipa. O Jazz ocupa agora o quinto lugar nas assistências gerais, em comparação com anos passados, onde se situariam perto do fundo do campeonato.
Embora ainda haja muita época para jogar, ver se esta jovem equipa dos Jazz consegue acompanhar os melhores da NBA será interessante. Se esta equipa conseguir manter-se saudável, será certamente perigosa no futuro.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS