Rugby Português “lá fora”: Cody Thomas salta do banco para a vitória

Francisco IsaacDezembro 4, 20224min0

Rugby Português “lá fora”: Cody Thomas salta do banco para a vitória

Francisco IsaacDezembro 4, 20224min0
Exibição de alta qualidade do pilar Cody Thomas, e Francisco Isaac conta-te o que se passou nesta jornada de rugby de clubes!

Vincent Pinto e Mike Tadjer foram titulares pelas suas equipas no Top14, mas o destaque da jornada vai para Cody Thomas, com o pilar português a realizar a melhor exibição individual desta semana no “Rugby Português ‘Lá Fora'”.

O DESTAQUE DA SEMANA: CODY THOMAS E UMA ENTRADA EM GRANDE

É raro termos um pilar como principal destaque da semana, ainda mais quando esse primeira-linha veio do banco de suplentes… falamos em Cody Thomas, o pilar do Rouen Normandie, que substituiu Hugo Ndiaye aos 41′, ajudando ao Rouen a inverter o sentido de jogo, especialmente nas formações-ordenadas, com o internacional português a forçar três penalidades no seu adversário directo, isto sem falar de como se envolveu nas jogadas de ataque ou na conquista de fases mais “pesadas”.

Tem sido uma temporada de total afirmação do primeira-linha, que depois de ter jogado raramente nas últimas duas épocas pelo Brive, foi capaz de ganhar o lugar no Rouen Normandie, não se deixando afectar pela situação de suplente. Poderá parecer um exagero estarmos a atribuir um papel importante a Cody Thomas neste encontro, mas basta ver que o Montauban estava na frente do resultado por 16-07 quando o pilar entrou em campo… no final dos 80 minutos, a equipa de Cody Thomas e Lucas da Costa (não foi convocado) acabou por somar uma importante vitória por 41-23.

NOTÍCIAS DE OUTROS JOGADORES

Titularidade para Mike Tadjer na visita do Perpignan ao Toulouse, com a equipa catalã a somar uma derrota pesada frente a um dos candidatos ao título do Top14, com o talonador português a sair de campo aos 51 minutos depois de ter introduzido a oval por sete vezes no alinhamento (só errou por uma vez), somando ainda seis placagens, duas portagens de bola e um turnover. Foi um dos melhores do Perpignan e mostrou uma aptidão física total até ao minuto em que foi substituído, estando na luta por manter o lugar no XV inicial.

Sebastian de Chaves continua em grande nos Falcons, com o 2ª linha a somar 16 placagens efectivas (errou o alvo por uma vez), doze metros de conquista, dois turnovers no alinhamento e cinco portagens de bola na derrota da formação de Newcastle na visita aos London Irish.

Vincent Pinto foi chamado pelo Section Paloise e começou de início na equipa do Top14, acabando por estar em alguns dos melhores momentos do Pau, assim como nuns quantos maus… foi do ponta que nasceu o primeiro ensaio do Castres, já que efectuou um offload demasiado arriscado que acabou em intercepção e ensaio; também foi do internacional português três das sete maiores jogadores de perigo, com Vincent Pinto a acelerar no momento certo para forçar um erro defensivo no Castres. Quatro placagens (uma falhada), salvando a sua equipa de um potencial ensaio aos 75 minutos com uma intervenção salvadora na ponta contrária.

Samuel Marques cumpriu mais 80 minutos pelo Carcassonne, que consentiu uma derrota na visita ao Provence Rugby, sendo que o formação português esteve a um nível médio neste encontro da 13ª jornada do ProD2.

Rodrigo Marta e Diogo H. Ferreira estão em 1º lugar na Nationale 1, num jogo em que o Dax Rugby só garantiu a reviravolta e vitória nos últimos 8 minutos. Boas exibições de ambos, com o ponta a realizar duas quebras-de-linha neste embate frente ao Tarbes, enquanto Diogo Hasse Ferreira acabou substituído aos 60′.

José Lima e Geoffrey Moïse ajudaram o Narbonne a garantir um 4º jogo consecutivo sem perder, conquistando uma importante vitória por 1 ponto de diferença na casa do Carqueiranne-Hyères. O pilar luso foi suplente utilizado, e o centro completou 80 minutos, com um par de excelentes acções que prenderam a linha-de-defesa adversária.

Dany Antunes esteve em campo na condição de suplente no Cognac, num jogo em que a equipa do internacional português voltou a consentir uma derrota, estando cada vez mais isolados no último lugar da Nationale. O defesa surgiu como movimentador de jogo, e até foi uma das unidades que tentou agitar o encontro.

Steevy Cerqueira esteve em jogo até ao minuto 57′ na derrota por 13-14 do Chambéry, com o 2ª linha a se impôr no alinhamento.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS