24 Nov, 2017

Os melhores vídeos de rugby a ver

Francisco IsaacJunho 14, 20176min0

Os melhores vídeos de rugby a ver

Francisco IsaacJunho 14, 20176min0

Já perdeste horas de pesquisa pelos melhores vídeos de rugby? E procuras motivação, ganhar “ganas” para jogar ou só “viver” o melhor que o Mundo da Oval tem para oferecer? O Fair Play deixa alguns dos melhores vídeos que por aí se fizeram e que merecem destaque.

Este “artigo” vai apresentar alguns dos melhores vídeos de rugby que podem e devem constar na vossa lista de favoritos ou como marcado no vosso browser. Com uma pequena descrição em cada um, deixamos ao vosso critério qual o melhor dos vários que aqui apresentamos.

RTE, THE IRISH CLASS IN RUGBY

Não há dúvidas que uma das melhores estações televisivas para desporto são os irlandeses da RTE, que têm uma paixão ao rugby única, louca e, também, divertida sempre pela voz do inconfundível Tom McGurk.

São vários os vídeos que são quase obrigatórios de ver, como o vídeo de abertura das Seis Nações 2013. Foi um ano “caótico” para o rugby irlandês, o 5º lugar na tabela, levou a vários a questionarem o futuro da selecção… isto levou mesmo à saída de Declan Kidney e a entrada de Joe Schmidt, o timoneiro que viria a levar o Trevo a uma dupla conquista em 2014 e 2015 da maior prova de selecções do Hemisfério Norte.

Mas já agora… onde terá tudo começado para os irlandeses? O rugby apareceu um dia e conquistou o público logo? Bem, McGurk foi à procura das origens do rugby irlandês ao Trinity College e em 2014 explicou onde all began. Isso e a rivalidade intensa com os ingleses.

Mas voltamos a 2013 e fechamos os caminhos irlandeses com um vídeo que fala em revolta, em paixão e vontade de dar a volta por cima. A Irlanda tinha acabado de sair “estralhaçada” de um jogo contra a Austrália por 32-15… os ensaios dos Wallabies foram “fáceis” e continuaram a levantar dúvidas e dúvidas sobre o valor dos irlandeses. Logo a seguir chegava um jogo contra os campeões do Mundo, a Nova Zelândia, os All Blacks… como iriam sobreviver aos “monstros” da oval? Curioso que se pediu um milagre e por segundos ele aconteceu… uma das melhores exibições dos últimos anos da Irlanda.

ALL BLACKS – PLAY TO BE REMEMBERED 

Quem é que não gosta de ficar “eléctrico” com um bom vídeo sobre os bicampeões mundiais? Os All Blacks conseguem “roubar” a atenção de tudo e de todos, pela forma sagaz com que jogam, pelo olhar intenso e “agressivo” com que olham para os adversários e pela “magia” que impõe ao espectáculo.

O actor kiwi Temuera Morrison (participou em filmes como Starwars ep. II ou a figura principal da Jack the Muss) reflecte isso tudo quando fala dos All Blacks, num vídeo datado de 2013 da SkySports para a Bledisloe Cup.

Uma das maiores lendas do rugby Mundial, Richie McCaw, foi alvo da atenção dos Beats by Dr. Dre… num vídeo emotivo, sem grandes palavras mas carregado de intenção nos gestos, ficamos a perceber de onde veio/vem aquele “fogo” que McCaw expelia nos jogos, em cada ruck, em cada placagem, em cada carry.

E andando por terras kiwi, quem não gosta de um bom Super Rugby? Acham que 30 segundos chegam para vos pôr com o “pé a bater” e com vontade de jogar rugby?

THE SIX NATIONS – THE BEST OF THEM ALL?

E na continuação de títulos de abertura (tradução literal dos intros) porque não um pouco das Seis Nações? Aquele torneio que junta a Itália, França, Escócia, Irlanda, País de Gales e Inglaterra e luta ano após ano pela conquista de um dos maiores troféus mundiais de rugby. Qual é o intro que gostam mais?

Não há dúvidas que as Seis Nações ganharam, desde sempre, um espaço na nossa agenda actual… é um torneio histórico (o mais antigo a nível europeu) com rivalidades intemporais e “ódios” amistosos. A bit of banter

E que tal um pouco de História ou Fantasia? O primeiro vídeo é de uma série de vídeos a promover os jogos do País de Gales frente às suas congéneres das Seis Nações. O segundo Game of Thrones Style… vejam!

GUINNESS – LESSONS TO LEARN, LESSONS TO TEACH

Os anúncios curtos da Guinness marcam qualquer um… uma das companhias de cerveja mais conhecidas deixou a sua marca com várias histórias de super interesse, como a de Shane Williams… pequeno demais para jogar rugby.

Ou a história de Gareth Thomas, antigo capitão do País de Gales que teve vários problemas em a assumir a sua homossexualidade… mas o rugby deu provas que é um desporto diferente e apoiou-o desde o primeiro minuto.

Mas a melhor história de todas é de…. Johny Wilkinson na altura em que escolheu o RC Toulon como a sua última equipa. Palavras para quê?

E NO FINAL…

Há muitos mais vídeos para se apreciar, principalmente as montagens (que não consideramos tanto um vídeo promocional ou oficial de selecção) ou colecções de placagens… mas deixamos mais três vídeos finais.

O primeiro é referente ao vídeo promocional da Heyneken Cup com um discurso igual ao filme Um Domingo Qualquer (Al Pacino é o responsável por essa sequência de palavras já perto do final da película), mas melhor… pois é para o rugby.

E um pouco de dramatismo? Uma boa montagem de Motivation Push

E um Haka final… sabem a história por detrás?

Conhecem mais algum vídeo de rugby que valha pena ser partilhado? Então deixem na caixa de comentários e expliquem o porquê!


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS




Newsletter


Categorias


newsletter