18 Ago, 2017

A Previsão da 1ª Ronda dos Playoffs da NBA

João FerreiraAbril 14, 20179min0

A Previsão da 1ª Ronda dos Playoffs da NBA

João FerreiraAbril 14, 20179min0

Todos os anos, os espectadores da NBA esperam ansiosamente pela fase dos playoffs. É o momento da época que traz o melhor basquetebol do mundo aos pavilhões norte-americanos assumindo-se como a parte mais espectacular e fenomenal do ano. As melhores equipas batem-se umas contras as outras para mostrarem a sua supremacia e a sua qualidade dentro do court.

Dentro de todos os jogos, que vão animar as próximas semanas no Mundo do basquetebol, existem 4 jogos que têm uma vertente competitiva mais acentuada. Apesar de haver encontros como Raptors vs Bucks com um confronto físico bastante interessante entre Giannis Atentokounmpo e DeMar DeRozan, Spurs vs Grizzlies com um confronto directo entre os irmãos Gasol, Clippers vs Jazz com um embate feroz entre dois dos melhores postes da liga (Rudy Gobert e DeAndre Jordan), e um Golden State Warriors vs Portland Trail Blazers que promete ser uma série muito interessante e entusiasmaste, destacamos quatro jogos que prometem ser os grandes matches desta primeira ronda dos playoffs.

Cleveland Cavaliers vs Indiana Pacers

Os campeões em título da NBA, os Cleveland Cavaliers, tiveram uma época regular um pouco atribulada e acabaram por finalizar esta fase da temporada em 2º lugar, atrás dos Boston Celtics. Apesar de parecer que a entrega dos jogadores durante a última semana de jogos diminuiu com 4 derrotas nos jogos realizados no mês de Abril, os Cavaliers demonstram ser uma equipa capaz de derrotar qualquer uma outra nos playoffs sendo uma das mais temíveis, senão mesmo a mais temível, da liga. Com LeBron James numa forma assombrosa (aos 32 anos continua a surpreender a forma como domina todos os confrontos físicos em que entra), com Kyrie Irving (um dos melhores point guards da liga), com J.R. Smith a voltar em força após uma lesão que o afectou ao longo da maior parte da época regular, e com Kevin Love a assumir uma parte importante do jogo da equipa de Cleveland, os Cavaliers podem muito facilmente passar esta série.

No entanto, do outro lado está um colectivo que vê nos jogos em casa o seu principal ponto forte, os Indiana Pacers. A equipa de Indianópolis tem em Paul George o seu principal jogador, um verdadeiro líder. Este promete complicar a vida aos Cavaliers no seu caminho para a revalidação do título. Apesar de George dar mais nas vistas, os Pacers veêm no colectivo a sua principal arma, com jogadores como Myles Turner, Jeff Teague, Thaddeus Young ou Monta Ellis a darem o contributo necessário para que esta equipa sonhe em ir mais longe nos playoffs, apesar de ter estado em risco de não os jogar.

Previsão: Os Cleveland Cavaliers não deverão ter problemas em passar esta 1ª ronda dos playoffs apesar de terem que se aplicar mais nos jogos fora com a série a ficar resolvida ao 5º jogo.

Será que George consegue consumar o milagre? (Foto: Getty Images)

Washington Wizards vs Atlanta Hawks

Um dos jogos mais equilibrados desta 1ª ronda, onde o confronto físico e a velocidade de jogo vão ser uma constante. O 4º e 5º classificados da conferência Oeste da NBA encontram-se numa das séries mais esperadas nesta ronda inicial dos playoffs.

De um lado, os Wizards, que contam com John Wall como líder de uma equipa jovem mas bastante promissora. A equipa da capital dos Estados Unidos da América é uma das principais equipas a ter em conta no futuro, com jogadores como Bradley Beal, Otto Porter Jr. e Marcin Gortat. No entanto, os Wizards resolveram um problema grande que caracterizava a sua equipa: a falta de banco. Com jogadores capazes de contribuir com bastantes pontos como Bojan Bogdanovic, Kelly Oubre Jr. e Tomas Satoransky, os Whashington Wizards são uma equipa muito forte nestes playoffs da Conferência Este.

Do outro lado, os Hawks, têm no colectivo a sua força suprema. A equipa de Atlanta já é uma presença habitual nos momentos decisivos da liga norte-americana de basquetebol. A equipa dos Hawks que contam com jogadores como Paul Millsap (4x NBA All-Star), Kent Bazemore, Dwight Howard, o veterano da equipa de Atlanta que já ganhou tudo o que havia para ganhar na NBA, Denis Schroder, o point guard alemão bastante talentoso. Este conjunto de Atlanta reforçou-se bastante bem durante o período de trades, onde contrataram Ersan Ilyasova e Mike Dunleavy, reforçando um banco que já contava com Malcom DelaneyKris Humphries, e Tim Hardaway Jr.

Previsão: Apesar de ser uma das séries mais complicadas de prever, achamos que os Hawks irão conseguir dar a volta ao parcial desfavorável da época regular deste ano, levando a melhor a série no 7º jogo.

Será possível travar Wall? (Foto: Getty Images)

Oklahoma City Thunder vs Houston Rockets

Um dos grandes jogos de toda a 1ª ronda. O encontro entre os dois principais favoritos à vitória do prémio de MVP (Most Valuable Player): Russell Westbrook e James Harden.

Os OKC partem para os playoffs com a moral em cima depois de no início do ano ter sido completamente desvalorizada pensando-se que iria ser Westbrook a carregar a equipa às costas. Por um lado, foi isso que aconteceu, possibilitando ao base dos Thunder o recorde de 43 triplos-duplo (passando Oscar Robertson), mas o conjunto mostrou-se bastante capaz de acompanhar o ritmo do líder da equipa, principalmente após o período de trades, com a entrada de Taj GibsonDoug McDermott e com a subida de rendimento de Victor Oladipo, Steven Adams Enes Kanter.

Do outro lado do court, a equipa dos Houston Rockets vai querer mostrar porque é umas das principais favoritas ao título final. Comandada por James Harden, o “barbudo” que esta época fez números fenomenais (só para ter em atenção os 22 triplos-duplo), o colectivo de Houston tem no conjunto o seu principal ponto-forte. Clint CapelaEric GordonLou WilliamsTrevor Ariza dão consistência ao jogo dos texanos, fazendo assim com que seja possível sonhar com uma presença na final da Conferência Oeste da NBA.

Previsão: Apesar de terem feito uma época bastante positiva, tendo em conta a perda de Kevin Durant no começo desta temporada, os Oklahoma City Thunder terão dificuldade em levar vencido o conjunto muito forte dos Houston Rockets, que vencerão  a série ao fim do 6º jogo.

Harden vs Westbrook (Foto:Getty Images)

Boston Celtics vs Chicago Bulls

Dos últimos jogos a ser definido, senão mesmo o último, nestes playoffs , os Celtics (1ºlugar) e os Bulls (8º lugar) vão se defrontar num jogo que promete entusiasmo e competitividade até ao fim.

Por um lado, o surpreendente plantel de Boston, que garantiu, na última jornada da época regular da NBA, o primeiro lugar da Conferência Oeste. Este conjunto, comandado por Isaiah Thomas, extensão do treinador Brad Stevens dentro do court, mostrou ser capaz do melhor (acabando com um recorde de 53-29), mas também do pior (acabou por ser completamente humilhada pelos Cavaliers no último confronto entre as duas equipas). No entanto com jogadores como Al Horford, Jae Crowder e Avery Bradley em forma e com Marcus Smart a assumir cada vez mais preponderância no jogo praticado pelos “irlandeses”, os Celtics vêem-se com grandes probabilidades de avançar à próxima ronda.

No entanto, os verdes de Boston vão enfrentar os vermelhos de Chicago. Os Chicago Bulls, a mítica equipa de Michael Jordan, enfrentou uma época regular bastante atribulada, com as suas principais estrelas a mostrarem-se descontentes com o treinador Fred Hoiberg. Apesar de todas as quezílias no seio dos Bulls, os jogadores juntaram-se e mostraram que eram capazes de bem melhor. Jimmy Butler, Dwayne Wade, Robin Lopez e Rajon Rondo (que assumiu o jogo da equipa nos últimos jogos), têm-se destacado como importantes nas aspirações da sua equipa. É importante destacar o contributo de Nikola Mirotic, Paul Zipser e Denzel Valentine, que mostraram que os Bulls podem contar com eles para o futuro.

Previsão: Os Boston Celtics serão forçados a fazerem uma grande série se quiserem passar à próxima ronda, pois a equipa dos Chicago Bulls está bastante motivada. Assim pensamos que a série cairá para o lado dos Celtics ao fim de 6 jogos.

Será Isaiah capaz de passar por Jimmy Butler? (Foto: Getty Images)

Outros Jogos

Toronto Raptors vs Milwaukee Bucks (7 jogos)

Golden State Warriors vs Portland Trail Blazzers (5 jogos)

Los Angeles Clippers vs Utah Jazz (6 jogos)

San Antonio Spurs vs Memphis Grizzlies (5 jogos)


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter