23 Nov, 2017

Os Europeus: Roberto Gomes

João BastosJunho 25, 20173min0

Os Europeus: Roberto Gomes

João BastosJunho 25, 20173min0

Com a convocatória da selecção portuguesa para os campeonatos da Europa de Juniores, o Fair Play inicia uma série de 13 artigos para apresentar os 13 nadadores presentes em Netanya (Israel)

O Meeting Internacional do Porto constituiu a última oportunidade para os nadadores juniores portugueses fazerem marcas de acesso aos Europeus do escalão. Com a selecção definida, iniciaremos o desfile dos nadadores que representarão Portugal no certame. Fá-lo-emos diariamente até dia 28 de Junho (primeiro dia de competições em Netanya) e por ordem alfabética.

Roberto Gomes

Nome: Roberto Donald Gomes
Data de Nascimento: 02/02/2000
Clube: Sport Algés e Dafundo
Treinador: Miguel Frischknecht
Provas: 200, 400 e 800 metros livres ou 1500

Foto: Luís Filipe Nunes

Historial

Roberto tem o percurso mais invulgar de entre os 13 seleccionados para Netanya. Nasceu na África do Sul, onde viveu até 2016, altura em que se mudou para Portugal e para o Sport Algés e Dafundo.

Ainda está no seu primeiro ano de júnior, mas desde muito cedo é destaque no seu país de origem, em representação do Waterborn Swimming Club.

No campeonato nacional sul-africano do nível 3 (equivalente ao escalão de infantis) foi medalha de prata nos 1500 metros e bronze nos 400 metros livres, no grupo de idade dos 14 anos.

O desempenho nesses campeonatos valeu-lhe a convocatória para a selecção da África do Sul para representar o país nos Nacionais australianos de grupos de idade. Nadou novamente os 400 e 1500 metros livres classificando-se, respectivamente, no 8º e 7º lugares.

Na época seguinte, foi vice-campeão nacional júnior (em Portugal seria juvenil-B) dos 400 metros livres e 200 metros mariposa, às quais juntou as medalhas de bronze nos 1500 metros livres, 100 metros mariposa e 400 metros estilos.

No final da época passada (a sua época de juvenil-A) chegou a Portugal, ainda a tempo de participar nos Campeonatos nacionais de juvenis/Open de Portugal, onde foi tri-campeão do escalão. Venceu os 200, 400 e 1500 metros.

Já esta época, enquanto júnior, continuou com os resultados de relevo, mesmo nadando provas com um nível competitivo muito elevado. Basta ver que, para além dele, estão no Europeu mais quatro nadadores para nadar pelo menos uma das quatro provas que Roberto pode nadar.

Nos nacionais de piscina curta conseguiu uma prata (400 livres) e um bronze (1500 livres), mesmo antes de ser decisivo no título masculino do Algés da 2ª divisão.

Já nos nacionais de piscina longa foi vice-campeão nacional júnior dos 1500 metros livres, mas não foi aí que conseguiu o acesso aos Campeonatos da Europa. Esses vieram no Meeting Cidade de Coimbra, na prova dos 1500 metros livres com o excelente tempo de 15:52.30.

A sua progressão nas provas que nadará em Israel foi a seguinte:

Fonte: Swimrakings

Antevisão

Roberto Gomes é um nadador que nos escalões de formação teria batido vários recordes nacionais portugueses, caso tivesse competido cá e feito os mesmos tempos. Ainda está num período de adaptação a um novo país e a uma nova língua, pelo que ainda não expressou o seu melhor em solo nacional.

Mesmo assim, chegou para estar num Europeu de Juniores no seu primeiro ano no escalão. À semelhança de António Pinto e José Lopes, os 1500 metros livres é a prova onde tem melhores possibilidades de ficar melhor classificado (nos 16 primeiros).

A sua experiência internacional pode contribuir para que a participação em Netanya seja positiva. De qualquer forma, relembramos que é o seu primeiro ano de júnior, o que pode servir de ensaio para objectivos mais ambiciosos na próxima época.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS




Newsletter


Categorias


newsletter