25 Set, 2017

Borda D’Água #1: Em Abril, Aqua a mil!

João BastosAbril 3, 20173min0

Borda D’Água #1: Em Abril, Aqua a mil!

João BastosAbril 3, 20173min0

Caro amigo leitor,

Não sendo meu costume, dirijo-me a si da primeira para a segunda pessoa porque o que tenho para dizer exige a intimidade de quem fala dentro de casa. A nação da natação ocupa a partir de hoje um lugar de destaque no planeta do Fair Play!

É com enorme satisfação que corto a fita do FP Aqua, o lugar dentro do portal Fair Play onde a natação é o tema único e absoluto. Este é o nascimento de um nado (passo a ironia) que esteve em gestação 8 meses, mas que não é nada precoce. É um projecto que só se tornou possível pelo excelente acolhimento da família da natação ao Fair Play, uma família orgulhosa de se unir em torno de um desporto absolutamente fascinante.

E é para essa família que é dedicado este espaço. Família essa que não se esgota nos praticantes, técnicos, dirigentes, familiares ou outros agentes ligados à modalidade, mas que é – e que queremos que seja muito mais – também composta por amantes do desporto em geral, ávidos de informação sobre a modalidade mais competitiva do mundo.

Apesar deste “spin off” poderá continuar a acompanhar a natação na casa mãe, uma vez que os conteúdos que aqui encontra estarão integralmente disponíveis no Fair Play.

Cremos que este é mais um degrau subido na escada dos nossos propósitos: contribuir para o fomento e alargamento da cultura desportiva nacional; privilegiar conteúdos únicos e diferenciados; e chamar à discussão os intervenientes directos, tudo numa lógica da abordagem analítica e opinativa.

Para executar tamanha tarefa de tamanha responsabilidade, a equipa alargou-se e tornou-se mais multivalente. Para além de mim, João Bastos, que continuarei a acompanhar a natação pura nacional e internacional, o Fair Play conta agora nas suas fileiras com a Mariana Sarmento e o Rodrigo Zacca.

A Mariana é a seleccionadora nacional dos sub-17 femininos de pólo aquático da selecção de todos nós e, logicamente, será quem nos falará de pólo aquático, uma disciplina em franco crescimento no nosso país e que atrai cada vez mais praticantes.

O Rodrigo é um estudioso do fenómeno desportivo e um apaixonado por águas abertas, uma vertente que merece o seu próprio destaque e na qual o nosso país já começa a ter uma certa tradição, propulsionada pela presença regular dos nadadores lusos nos maiores palcos mundiais da variante.

Caro amigo leitor, feitas as apresentações só me resta agradecer-lhe a si por ter sido o factor preponderante desta operação que vem dar à natação o lugar de destaque que ela merece. Só me resta agradecer-lhe por estar ao nosso lado na defesa e promoção da nossa modalidade. Só me resta agradecer-lhe por dar corpo a este manifesto!

Para não perder um lance (ou uma braçada), siga-nos no facebook ou twitter e subscreva a nossa newsletter.

PS: O Borda D’Água será um editorial regular do FP Aqua. Para o descansar, fica aqui prometido que não haverá mais adaptações de ditados populares.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter