24 Fev, 2018

10ª São Silvestre de Natação – Já te imaginaste a nadar aqui?

João BastosOutubro 24, 20174min0

10ª São Silvestre de Natação – Já te imaginaste a nadar aqui?

João BastosOutubro 24, 20174min0

A 10ª São Silvestre ocorre em Cabo Verde, na lindíssima ilha de Santiago. A própria vila do Tarrafal tem das poucas praias de areia branca da ilha, e certamente das mais paradisíacas do arquipélago, numa baía rodeada de coqueiros.


No dia 10 de Dezembro, o Núcleo para a Implementação Desportiva em Cabo Verde (NINDCV), organiza a 10ª S. Silvestre em Natação, uma prova de 2500 metros, 1000 dos quais nadados em cima de coral.

A S. Silvestre assinala, em 2017, a sua 10ª edição e tem-se distinguido como um dos eventos de maior promoção da natação no arquipélago de Cabo Verde. A prova está agendada para o dia 10 de Dezembro com partida prevista para as 12:00 horas, na baía do Tarrafal e é aberta a nadadores masculinos e femininos dos escalões juniores e seniores.

A inscrição tem o valor de 15€, que inclui transfer do aeroporto para o Tarrafal e uma T-shirt, e pode ser feita até ao dia 5 de Dezembro. Para te inscreveres basta clicar aqui.

Para mais informações e contacto com a organização, entra no site oficial da 10ª S. Silvestre em Natação.

O que pode esperar da prova?

É difícil encontrar melhores condições para fazer uma prova de águas abertas. Por ser disputada numa baía há a garantia que as águas estarão calmas e que praticamente não haverá corrente.

Para além disso, a água está a 23ºC praticamente todo o ano, permitindo aos participantes obterem uma excelente experiência competitiva…e visual, sobretudo pelos 1000 metros nadados sobre o coral de Balanopsammia wirtzi, uma espécie que só se encontra ao largo de Cabo Verde.

Por isso, basta pegares nos óculos e na touca nadar.

Foto: Tarrafalswim.com

Sobre o Tarrafal

Concelho do Tarrafal é um concelho/município na ilha de Santiago, em Cabo Verde. Tem cerca de 18565 habitantes e ocupa uma superfície de 112,4 km².

A sede do concelho é a vila do Tarrafal.

A própria vila do Tarrafal tem das poucas praias de areia branca da ilha, e certamente das mais paradisíacas do arquipélago, numa baía rodeada de coqueiros.

Mas engana-se quem pensa que esta é a única de todo o concelho, pois bastam alguns minutos e estamos noutras praias, estas já menos concorridas pelos turistas mas igualmente lindas, nas aldeias de Chão Bom e Ribeira da Prata.

Esta zona, da maior ilha de Cabo Verde, é famosa pela chamada Colónia Penal do Tarrafal ou Campo de Concentração do Tarrafal, construída entre as décadas 20 e 30 do século passado, para albergar os opositores ao regime português. É também famosa por ser o concelho de Cabo Verde onde vive a comunidade dos rabelados.

Quem chega a este concelho fica deliciado, não só pela sua beleza natural, como pela simpatia do seu povo, que vive principalmente do comércio, construção e serviços para a colectividade, e que conserva os valores tradicionais das suas gentes, destacando-se a olaria, a tecelagem, a utilização da cimboa e a música, uma vez que, ninguém lá passa sem dançar um funaná ou ver alguém a dar ku tornu, numa roda de batuque.

O Dia do Município é 15 de janeiro, data que coincide com a celebração de Santo Amaro.

Desde 2008, o município do Tarrafal é governado pelo Movimento para a Democracia.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS




Newsletter


Categorias


newsletter