20 Nov, 2017

MotoGP – Grande Prémio de Valência

João DuarteNovembro 15, 20174min0

MotoGP – Grande Prémio de Valência

João DuarteNovembro 15, 20174min0
A última etapa de MotoGP, realizada em Valência, ficou marcada pela conquista do 5º título mundial por Marc Marquez e pela 3ª vitória consecutiva de Miguel Oliveira em Moto2!

Realizou-se entre os dias 10 e 12 de Novembro, no Circuito Ricardo Tormo, em Valência, a última etapa de MotoGP da época 2017. Em Moto2 e Moto3 os vencedores do campeonato já estavam decididos, mas o título continuava em disputa na classe de MotoGP, com Marc Marquez e Andrea Dovizioso a serem os únicos possíveis vencedores.

MotoGP

A classe mais alta do mundial de motociclismo, MotoGP, era o evento da última etapa que mais prometia, por ser a única categoria com o título ainda em disputa.

Nas sessões de treinos livres foi Marc Marquez a liderar com os melhores tempos e Dovizioso parecia não conseguir dar luta. O mesmo iria acontecer na sessão de qualificação, com Marquez a conseguir garantir a pole position e Dovizioso a ficar apenas com o 9º melhor tempo da segunda sessão, correspondente ao 10º lugar da grelha de partida para a corrida, tirando assim alguma da esperança que os seus apoiantes tinham na conquista do título.

Na corrida Marc Marquez tomou a liderança na primeiras voltas, mas depois deixou-se passar por Johann Zarco, limitando-se a segui-lo sem arriscar demasiado.

Dovizioso, por sua vez, tentava reduzir a distância que tinha para a frente da corrida e até chegou a estar à frente de Marquez na 24ª volta, por descuido do espanhol. Mas por infortúnio o italiano sofreu uma queda, ficou de fora da corrida e da luta pelo título, entregando-o a Marquez.

O vencedor da corrida foi Dani Pedrosa, numa disputa árdua com Johann Zarco que ficou em lugar a pouco mais de 3 décimas do espanhol. Marquez iria ficar ficar em a mais de 10 segundos, mas com o título de campeão mundial na mão.

Dani Pedrosa (Foto: Red Bull)

Moto2

Com o título já atribuído a Franco Morbidelli e com o top 5 praticamente definido, a única coisa em disputa era a vitória da última corrida da época.

Miguel Oliveira e Morbidelli dominaram as sessões de treinos livres, mas foi Alex Marquez a conseguir a pole position.

Na corrida foi Oliveira a evidenciar-se ao vencê-la, depois de intensa disputa pela liderança da mesma com Mobidelli. O italiano iria assim cortar a meta em lugar e o colega de equipa de Oliveira, Brad Binder, também ele em destaque nas últimas corridas do campeonato, iria ficar em lugar.

Moto3 podium! (Foto: Action Sports Connection)

Moto3

Na classe mais baixa, estava apenas em disputa a vitória da corrida, tal como na classe intermédia, apesar de ainda haver a possibilidade de alterações na classificação final do campeonato.

Assim e na busca por uma subida ao terceiro lugar do campeonato, Jorge Martin assumiu as rédeas da classe, dominando as sessões de treinos livres, conquistando a pole e aproveitando-a depois para a conquista da corrida, que acabou por ser isuficiente devido ao 9º lugar conquistado por Aron Canet que o deixou a 3 pontos do pódio do campeonato de Moto3.

O campeão de Moto3, Joan Mir, conquistou o lugar na corrida e Marcos Ramirez fechou o pódio.

Jorge Martin! (Foto: Vroom Magazine)

Top 3 de MotoGP:

Marc Marquez 298pts – Campeão mundial

Andrea Dovizioso 261pts

Maverick Viñales 230pts

Top 3 de Moto2:

Franco Morbidelli 308pts – Campeão mundial

Thomas Luthi 243pts

Miguel Oliveira 241pts

Top 3 de Moto3:

Joan Mir 341pts – Campeão mundial

Romano Fenati 248pts

Aron Canet 199pts


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS




Posts recentes



Newsletter


Categorias


newsletter