19 Fev, 2018

Fotografia no Mar, quem são os homens por detrás das lentes – Brek

Palex FerreiraJulho 13, 20174min0

Fotografia no Mar, quem são os homens por detrás das lentes – Brek

Palex FerreiraJulho 13, 20174min0

Do decorrer desta série de entrevistas a alguns fotógrafos nacionais, (Ricardo Bravo e Nuno Fontinha) hoje o escolhido é João “Brek” Bracourt, conhecido surfista e fotógrafo no sul do país, mas precisamente na Costa Vicentina. Costuma estar sempre nas melhores ondas por ali espalhadas, com paisagens um pouco diferente do resto do país.

Desde há muito tempo, é um nome bem conhecido no que respeita a fotografias de surf no sul de portugal, onde figuram alguns dos melhores atletas nacionais de desportos de ondas (Surf, Bodyboard, Longboard entre outros). Onde sobressaem Marlon Lipke, Alex Botelho, Luís Esteves, Manuel e Zé Mestre (pai e Filho), Joana Schenker, Neuza Mochacho e seu irmão Ivo Mochacho entre outros tantos, que habitualmente são encontrados nesta zona do país a desfrutar das belas ondas existentes nesta área do nosso país.

100% Natural Enviroment Foto: João Bracourt

Os fotógrafos e o surf – com João “Brek” Bracourt

Há quanto tempo fazes surf/bodyboard?

JB: Faço surf há 30 anos

Deixaste de surfar, ou manténs essas atividades de fotografias e surfar umas ondas?

JB: Continuo a surfar, faço caça submarina e vela também.

Como surgiu essa paixão da fotografia?

JB: No rally de Portugal, ainda nos anos oitenta, tinha para aí 9 anos.

Selfie at the Office. Foto: João Bracourt

Onde gostas de fotografar mais?

JB: Na Costa Vicentina.

Como foi começar, quem foram as grandes inspirações para chegares onde chegaste e seguir alguns dos melhore surfistas dentro de água?

JB: Como apanhava perceves a mergulho, a fotografia aquática foi uma coisa natural. Por acaso comecei ao mesmo tempo do Clark Little, mas os fotógrafos que gosto não são de surf. Como fazia surf, lia bem as ondas e cedo consegui fotos boas na água de surfistas como o Owen Wright, Julian Wilson, por exemplo.

Já deves ter investido uma pequena fortuna em material, e depois como é colocar material tão caro dentro do mar?

JB: Tenho tido material de média gama e até baixa, acho que o material não é o mais importante, mas sim a criatividade, visão, etc. Tive alguns sustos com água na caixa estanque, mas consegui salvar o material. Já me roubaram uma teleobjetiva… Ossos do ofício.

Nic Von Rupp Açores Foto: João Bracourt

O estado da fotografia de surf

JB: É um pouco como a música, temos de nos adaptar à nova realidade e não chorar e dizer que antigamente é que era bom.

Qual a foto que falta teres?

JB: Qualquer fotógrafo tem de ter uma ideia, uma visão e deve por algo de si, algo original na imagem que cria. O melhor fotógrafo para mim é o Ray Collins.

Posing at the nose Eurico Romagueira. Foto: João Bracourt

O que achas do trabalho de Clark Little, gostavas de ter aquelas ondas (Waimea ShoreBreak para fotografar) ao pé de casa?

JB: Shorebreak há em todo o lado. Ele (Clark Little) tem fotos lindas, mas é um pouco repetitivo para o meu gosto.

Como vês o futuro da fotografia de surf em Portugal daqui a 10 anos?

JB: Está a evoluir bastante, se abrirmos uma revista de há 20 anos atrás as fotos são muito fracas. Tanto em Portugal como no estrangeiro vão aparecer talentos e vão ser feitas coisas que nunca imaginámos, acho

Podes seguir os trabalhos do João “Brek” Bracourt em:

https://www.instagram.com/joaobracourt/

https://joaobracourt.blog/

Artigo realizado em parceria com o The Board Hole


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS




Newsletter


Categorias


newsletter