14 Dez, 2017

Em quanto tempo surgem os resultados no ginásio?

Daniel FariaNovembro 25, 20165min0

Em quanto tempo surgem os resultados no ginásio?

Daniel FariaNovembro 25, 20165min0

Daqui a quanto tempo eu vou ficar “grande”? Será que daqui a um mês ou dois tenho o corpo que sempre sonhei? Estas perguntas são as mais comuns quando alguém se inicia no ginásio: o tempo em que se conquistarão os resultados pretendidos. Esta interrogação frequente surge por um motivo: a esmagadora maioria das pessoas entram no ginásio estão insatisfeitas com algum aspeto do seu corpo, querendo mudá-lo o mais rápido possível.

Nesta questão, torna-se fulcral entender que mudar o corpo de maneira expressiva e notória é uma situação que exige tempo e principalmente, paciência. Infelizmente, a mudança corporal é um processo lento. Se você quer resultados com qualidade e duradouros terá que se aplicar muito, ser regular nos seus treinos (pelo menos duas a três vezes por semana) e privilegiar um regime alimentar saudável e equilibrado.  É o que se chama de “sangue, suor e lágrimas”, porque como se diz, se você quer ter algo que a maioria não tem, tem que fazer algo que a maioria não faz.

Posto isto e através da análise de alguns estudos, a maioria dos mesmos expõe que as primeiras mudanças corporais podem ser vistas entre a terceira e quarta semana de treino, ou seja, se está a começar agora, talvez seja possível ver alguma mudança em termos de ganho de massa muscular a partir da terceira semana de treino, naquilo que se dá o nome de “ganhos de principiante”. Uma vez que o seu corpo não estava habituado ao estímulo do treino, ele reage, ocasionando uma pequena diferença no seu corpo para aguentar o peso a que está a ser sujeito.

Consistência é a palavra-chave para ver resultados do seu treino (Foto: pixabay.com).
Consistência é a palavra-chave para ver resultados do seu treino (Foto: pixabay.com).

A partir daí, o “grau” de diferença corporal que irá conhecer será completamente diferente, dependendo de inúmeros fatores como a sua idade, predisposição genética, dieta inicial, determinação para treinar sem faltar, tipo de treino, etc…

Mesmo assim, alguns estudos apontam para o aumento de massa muscular em 6%, depois de 5-6 semanas de treino pesado. Simplificando, um indivíduo com 70kg e 12% de gordura (uma pessoa normal e relativamente magra) ganharia cerca de 3kg em 5 semanas, sem controlar dieta, descanso e outros fatores inerentes a esta prática desportiva. Nada mau, e é aqui que se inserem os “ganhos de principiante”, que podem durar até três meses.

Mas tenha a seguinte ideia sempre presente: no início será sempre mais fácil ver progressos. Isto “dói” ouvir ou ler, principalmente para quem se dedica há já algum tempo ao ginásio, mas é a verdade. No início como podemos constatar pode ganhar 3kg por volta de um mês, mas obviamente que isso não irá acontecer todos os meses de forma consecutiva.

A mudança corporal exige a conjugação de diversos fatores (Foto: pixabay.com)
A mudança corporal exige a conjugação de diversos fatores (Foto: pixabay.com)

De acordo com alguns especialistas, no primeiro ano de treino – considerando que treina com regularidade, alimenta-se e descansa corretamente – é possível ganhar cerca de 10kg de massa muscular.

E acredite, não parece muito, mas 10kg é já um número bastante satisfatório no mundo da musculação. Considerando, por exemplo, que uma pessoa ganhe estes 10kg sem ganhar muita gordura, seria uma mudança expressiva aos olhos de qualquer pessoa.

Porém, depois deste período, as coisas costumam ficar mais complicadas. No segundo ano de treino, os ganhos podem cair para metade e no terceiro, a metade dessa metade que ganhou no segundo ano. Ou seja, a partir do terceiro ano, as mudanças são lentas, mas possíveis.

Conquistar o corpo desejado é uma luta diária, nem sempre fácil. (Foto: pixabay.com)
Conquistar o corpo desejado é uma luta diária, nem sempre fácil. (Foto: pixabay.com)

Claro, a quantidade exata de massa muscular e velocidade da evolução vai ser diferente para cada pessoa, podendo ser maior ou menor. Estes números apresentados servem essencialmente para criarmos expectativas reais e servir de guia para “medir” a expectativa de evolução no seu treino.

Isto tudo para dizer o quê? Muitas pessoas esperam mudar o corpo da água para o vinho logo nos primeiros meses de treino e quando isto não acontece, pensam que algo está muito errado. Puro engano. Pense na musculação como uma maratona e não uma corrida de tiro em alta velocidade. Só com tempo e muita disciplina por longos períodos, conseguirá resultados consistentes. Algo feito muito apressadamente só fará você desistir no curto-prazo , deitando tudo por terra. Terminando, tudo depende de si. Dedique-se, e prepara-se para a luta!

Tudo depende de si na obtenção dos seus objetivos no ginásio (Foto: onnit.com)
Tudo depende de si na obtenção dos seus objetivos no ginásio (Foto: onnit.com)


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