19 Ago, 2017

Fitness vs Wellness

Daniel FariaJulho 31, 20166min0

Fitness vs Wellness

Daniel FariaJulho 31, 20166min0

Fitness e Welness são duas componentes da actividade física, por vezes confundidas entre si, pela proximidade da temática que lhes está subjacente.

A palavra fitness vem do inglês, transportando consigo significado da “boa forma” ou “bom estado”, aplicado à forma física de um indivíduo. Este termo é amplamente empregue com vista a designar uma área de actuação dentro de ginásios ou health clubs. O fitness engloba os “departamentos” de ginástica e musculação. Apesar desse rótulo, é também possível ficar em forma através da natação, da dança, das artes marciais e outras atividades que são encontradas nesses ambientes. Para além da componente física, o mundo fitness alia-se ao campo da beleza, focando-se num aspecto estético, fazendo jus ao lema: corpo em forma, corpo bonito. A beleza física, harmonia e equilíbrio muscular, além de capacidades como força, flexibilidade e coordenação motora, são padrões típicos de medição dentro do ginásio, quando se fala em averiguação de resultados.

Aulas em grupo, localizadas, circuitos, steps, jumps, pilates, entre outras modalidades, compõem o portefólio do fitness. Relativamente a musculação, compreende uma série de exercícios realizados individualmente, com pesos livres e equipamentos específicos, com objetivo de melhorar a força, resistência ou hipertrofiar a musculatura. A parte cardiovascular é realizada em passadeira, elíptica, bicicleta ergométrica e outros aparelhos que ajudam a emagrecer e manter a condição física. É fundamental a coexistência destas duas áreas no treino fitness, com vista a fornecer ao corpo os dois estímulos, pois cada tipo de treino tem uma finalidade específica, que proporcionará equilíbrio ao sistema corporal.

fitness1

Para além do fitness, vai se ouvindo gradualmente o termo Wellness. Alguns ginásios, trocam o termo fitness por wellness ou healthness, na tentativa de associar essas atividades à melhoria do bem-estar e da saúde e não apenas da beleza física, tornando assim o conceito muito mais abrangente.

Diferentemente do fitness, o wellness tem um significado mais abrangente, como já foi referido anteriormente. Parte essencialmente da ideia de tratar doenças da medicina tradicional, aliado ao foco da musculação. O termo Health Welness, procura o bem-estar e consequentemente um estilo de vida com hábitos saudáveis, tornando-se uma abordagem que serve como instrumento de prevenção de inúmeras doenças.

Não existe um conceito único sobre o que é ser wellness, considerando que cada um tem uma visão particular sobre o que lhe traz bem-estar. O wellness não é um conceito apenas na área da educação física, mas sim uma filosofia de vida que abrange basicamente várias dimensões, desde a Corporal até à parte emocional, ocupacional, intelectual, ambiental, familiar e espiritual.

O bem-estar envolve a dimensão física (cuidar do nosso corpo, ter uma boa alimentação, fazer exames médicos periódicos, praticar actividade física); emocional (procurar administrar o stress, saber lidar com os altos e baixos da vida, ter bom humor); social (ter boa relação com os familiares, com os amigos e colegas e resolver conflitos de maneira positiva); espiritual (buscar viver em paz e ter sentido para a vida, em sintonia com seus valores e crenças).

Sendo assim, a qualidade de vida é possível quando se consegue harmonizar e equilibrar estas dimensões. Ser uma pessoa wellness é saber valorizar e viver as coisas simples da vida, como por exemplo, namorar, brincar com os filhos, andar de bicicleta, dar risadas, conversar com os amigos, praticar desporto, ir ao cinema, caminhar contemplando a natureza, ler um bom livro, entre outras coisas. É ser uma pessoa que busca a saúde pessoal, inserindo-se da melhor maneira, no meio social que a rodeia.

Personal Trainer e Wellness Coach

Para além da relação fitness e wellness, podemos também constatar já a formação de profissionais dentro destas áreas. Se os personal trainers já dispensam apresentações, sendo já amplamente reconhecida a sua função, saiba um pouco mais sobre o que faz o wellness coach.

O Wellness Coach é nada mais nada menos que um treinador pessoal de bem-estar, que traça em conjunto com a pessoa, um plano que esta possa cumprir e que a leve a atingir uma situação de conforto consigo própria. A ajuda motivacional do wellness coach, é a chave para o sucesso deste plano.

Bem-Estar é naturalmente aquilo que todos queremos e procuramos. Viver e envelhecer com qualidade, é fundamental para o ser humano, mas nem sempre é tarefa fácil, derivado à vida agitada que se vive nas sociedades contemporâneas.

A vida sedentária e a falta de exercício físico, a excessiva poluição, a comida rápida ou de micro-ondas, o excesso de peso, doenças como colesterol, diabetes e hipertensão, são alguns dos problemas actuais que hoje em dia preocupam, conduzindo por vezes a uma baixa de auto-estima, entrando ai o papel do wellness e dos seus profissionais.

Uma avaliação nutricional e observação dos “níveis de bem-estar”, seguida de aconselhamento e acompanhamento continuo num plano nutricional personalizado, adequado às necessidades de cada um (com produtos naturais à base de plantas vitaminas, minerais e ervas e compostos de todos os nutrientes essenciais ao funcionamento do organismo), um plano de re-educação alimentar e um plano pessoal de actividade física, são alguns dos instrumentos base utilizados para conduzir a uma melhoria de qualidade de vida de pessoas que estão desanimadas com o seu corpo.

Wellness Coach ajuda deste modo as pessoas a mudarem, desenvolvendo em conjunto maneiras do cliente encontrar motivação, ganhando ferramentas para atingir os seus objectivos não só dentro do ginásio, como também fora dele.

Uma tendência a partir da outra

Por isso, podemos afirmar que a tendência fitness, fez nascer a tendência wellness. Ambas ligadas à actividade física e ao bem-estar, embora de modo diferente, interligam-se e acrescentam novas abordagens dentro de metodologias de treino, quer do corpo, quer da mente.

Com um sentido muito mais abrangente, o wellness trata a mente e o corpo, enquanto o fitness, muito mais literal, trata mais da questão física, e da busca pelo corpo perfeito, muito sonhado nos dias que correm, onde se valoriza cada vez mais a imagem.

Ginásios e health clubs, surgem cada vez mais, mudando gradualmente o “limitado” conceito associado à prática de ginásio, abrangendo essa mesma prática para outros domínios sem ser o físico “nu e cru” que tanto se apregoa por aí. Afinal, se não tiver a mente no lugar, muito menos terá o bom senso de “construir” um bom corpo, certo? É aí que entram a filosofia wellness, servindo para equilibrar a mente e o corpo, originando um ser completo, bem desenvolvido fisicamente e mentalmente, que deve ser o ser humano.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter