17 Ago, 2017

Cinco jovens a ter em atenção no Campeonato Nacional de futsal

Gonçalo SantosFevereiro 20, 20175min0

Cinco jovens a ter em atenção no Campeonato Nacional de futsal

Gonçalo SantosFevereiro 20, 20175min0

São vários os jogadores de tenra idade que, ainda assim, estão a conseguir intrometer-se entre os mais experientes, merecendo já a atenção dos amantes da modalidade. Em baixo, uma mão cheia de razões que sustentam a tese de que, em Portugal, existem muitos e bons talentos a despontar para o futsal.

EDGAR VARELA | SPORTING CP | 20 ANOS

Esta está, definitivamente, a ser a época de afirmação de Edgar Varela na equipa principal do Sporting. O jovem, que completou grande parte da sua formação enquanto jogador nos escalões jovens dos “leões”, participou em 17 dos 18 jogos da equipa de Nuno Dias no campeonato, nos quais já marcou dez golos.

Aos 20 anos – completa 21 em março próximo – o ala português tem vindo a ganhar, como mostram os números, enorme importância na equipa leonina, sendo um dos jogadores em quem a direção e corpo técnico depositam mais confiança… mas não é de agora.

Esta é, na verdade, a quarta época de Varela na equipa principal do Sporting, pela qual se estreou em 2013/2014. Desde então, tem vindo a repartir minutos com as equipas jovens do clube, algo que deixou de acontecer em 2016/2017, tendo somado mais tempo de jogo a cada temporada que passou.

A rápida ascensão do ala não pode, de maneira alguma, estar a passar despercebida por outros emblemas, sobretudo internacionais, pelo que urge tratar da renovação do contrato de Varela com o Sporting, ele que está ligado contratualmente aos “verde e brancos” até ao final da próxima época.

No vídeo disponibilizado, Edgar Varela marca o 2º golo da equipa de Alvalade

YULIÁN DÍAZ | AD FUNDÃO | 21 ANOS

Demorou a afirmar-se, mas já está a dar que falar no principal escalão do futsal português. Yulián Díaz é um jovem colombiano, que inclusive já se estreou pela seleção principal do seu país, e que só começou a jogar pelo Fundão na oitava jornada do campeonato, tendo sido notória e imediata a sua influência na equipa.

Nas onze partidas que disputou pelo atual 6º classificado da liga, o talentoso ala já fez balançar as redes em sete ocasiões, contribuindo para o bom momento da sua equipa, que já vai em cinco jogos consecutivos a vencer.

Desde o seu primeiro jogo pelo Fundão que Díaz só falhou uma partida no nosso campeonato. Foi, curiosamente, na última jornada, na qual o emblema de Castelo Branco venceu Os Vinhais por 4-3, depois de ter sido expulso na ronda anterior, na vitória frente aos Leões de Porto Salvo. E o colombiano até tinha feito um dos golos…

Yulian Diaz (Foto: Sport Lisboa e Benfica)

DANNY | AD FUNDÃO | 20 ANOS

Outro jovem das fileiras do Fundão e que aparenta ter um futuro risonho à sua frente é Danny. O português já conta com cinco golos nos 17 jogos realizados no campeonato, onde tem sido aposta regular do treinador Bruno Travassos – já o era com o brasileiro Adil Amarante, que iniciou a temporada, mas foi despedido à 9ª jornada, depois de um mau arranque no campeonato.

Após ter concluído a sua formação no Sporting, clube pelo qual ainda realizou três jogos na época transata, mas sem se conseguir afirmar na equipa principal “verde e branca”, Danny encontrou o tempo de jogo que precisava para evoluir numa equipa consistente e que parece disposta a apostar no seu futuro enquanto jogador; uma “parceria” que tem tudo para dar certo.

No vídeo abaixo, Danny faz o 3-3 e 4-3 entre os 2:00 e 2:20

TIAGUINHO | SC BRAGA | 21 ANOS

Começou a ser aposta na época passada, mas tem sido em 2016/2017 que se tem afirmado no plantel principal do Sporting de Braga. Nas dezassete aparições que contabiliza na liga, Tiago Cruz, conhecido no mundo do futsal como Tiaguinho, apontou já cinco golos e tem feito por merecer a confiança do técnico Paulo Tavares.

Chegou ao Minho em 2015, depois de um longo percurso no Caxinas, timidamente interrompido por uma curta passagem pelo Rio Ave, onde acabou por não ter muitas oportunidades, e a sua ascensão tem sido fulminante. Se continuar a ser aposta constante em Braga, dará, certamente, que falar no futuro.

Neste vídeo, Tiaguinho faz o 3-1 (2:46) na vitória do Braga ante o Fundão por 3-1

MIGUEL ÂNGELO | SL BENFICA | 23 ANOS

Protagonizou uma polémica transferência do Sporting para o Benfica no último verão, depois de se ter sagrado campeão nacional pela terceira vez de leão ao peito; Miguel Ângelo há muito que é apontado como uma das maiores promessas do futsal português, mas, aos 23 anos, continua a ficar a sensação de que ainda não atingiu todo o seu potencial.

Após cinco épocas em Alvalade, para onde se transferiu proveniente do Boavista, clube que representou durante toda a sua formação, o ala, que sobretudo nas últimas três temporadas foi um dos jogadores mais utilizados pelo técnico Nuno Dias, é um jogador com um enorme talento, mas que parece “esconder-se” do jogo em alguns momentos, passando muito despercebido.

A sua qualidade técnica invejável faz dele um dos jovens jogadores mais interessantes do campeonato. A verdade, porém, é que Miguel Ângelo aparenta ter estagnado um pouco a sua evolução, de tal forma que, apesar de já estar há alguns anos na I liga, ainda não consegue ser presença assídua nos trabalhos da seleção nacional. Um cenário que pretenderá mudar com a recente mudança para a Luz, onde continua a ser aposta regular.

Miguel Ângelo com as Quinas (Foto: FPF)


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter