22 Fev, 2018

Season Report FP: Tom Dumoulin

Davide NevesNovembro 25, 20172min0

Season Report FP: Tom Dumoulin

Davide NevesNovembro 25, 20172min0
A análise do Fair Play ao Xerife Tom Dumoulin, vencedor do Giro d'Italia

Finalmente chegámos ao dia em que aquele que delicia todos os fãs de ciclismo do Fair Play é analisado no Fair Play. Tom Dumoulin, o vencedor do Giro d’Italia.

A preparação para o sonho

Dumolin, à direita de Rui Costa, no pódio do Tour de Abu Dhabi.
(Foto: SBS)

A época de Dumoulin começou no Tour do Abu Dhabi (2.UWT), onde fechou o pódio, numa competição ganha por Rui Costa. Em março, faz 5º na Strade Bianche (1.UWT), e alcança o sexto lugar no Tirreno-Adriatico (2.UWT). Depois de participações discretas em dois monumentos, na Milano-Sanremo (1.UWT) e na Liège-Bastogne-Liège (1.UWT), Dumoulin chega a Itália confiante numa boa prestação. E, meu Deus se não a conseguiu! 10 (!) dias de rosa, uma paragem para necessidades fisiológicas, e muitas quedas de adversários diretos depois, o Xerife venceu a sua primeira (sim, a primeira) de muitas grandes voltas que provavelmente se seguirão. O Fair Play escreveu isto, no fim do Giro. Duas vitórias em etapas e uma camisola rosa para casa: perfeito!

O resto da época, recheado de conquistas

Dumoulin de ouro.
(Foto: Cycling News)

Dumoulin já tinha a época ganha. O holandês, com a conquista do Giro, geriu de melhor forma o resto da época de ciclismo de forma a preparar-se para os Campeonatos Mundiais de Contrarrelógio. Até lá, venceu a camisola de campeão nacional holandês na especialidade, bem como o BinckBanck Tour (2.UWT), prova bem famosa na zona. Pelo meio, ainda faz quarto lugar na Clássica de San Sebástian. Depois de mais uma passagem discreta pelas clássicas do Canadá, Tom chega bem focado em vencer os Mundiais de contrarrelógio. E venceu, a dobrar. Depois de os conquistar com a Sunweb, vence individualmente, batendo, entre outros, Froome ou o nosso Nélson Oliveira.

Uma época cheia de conquistas, a melhor de sempre para o Xerife. 2018 reserva-lhe uma luta bem feroz com Chris Froome pela enorme amarela do Tour. E os fãs de ciclismo até esfregam as mãos ao pensar no embate. Preparem-se, que vai ser bom!


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS




Newsletter


Categorias


newsletter