18 Dez, 2017

De Neymar a Matic: os dez futebolistas mais caros do Verão

Fair PlaySetembro 4, 20179min0

De Neymar a Matic: os dez futebolistas mais caros do Verão

Fair PlaySetembro 4, 20179min0
Análise do Fair Play ao Top-10 de transferências consumadas neste Mercado de Verão.

1. NEYMAR (Barcelona > PSG) [222 Milhões de Euros]

A principal transferência do verão, a mais cara de sempre, e a que vai influenciar o mercado pelos próximos anos. O PSG buscava um novo rei para o seu projeto de grandeza e encontrou em Neymar a combinação perfeita de talento, potencial comercial e ânsia por protagonismo. Neymar, por outro lado, vê na riqueza catari que impulsiona o futebol de Paris a oportunidade de sair da sombra de Lionel Messi, liderar um clube para chamar de seu e buscar os títulos que o podem alçar ao alto do Olimpo da bola. No entanto, apenas uma Champions League o fará Bola de Ouro. E o PSG terá que mostrar que tem mais do que apenas milhões infinitos para buscar o mais concorrido título da Europa, e aí ninguém questionará se a aventura de Neymar vale os todos os milhões investidos.

2. OUSMANE DEMBELÉ (Borussia Dortmund > Barcelona) [105 Milhões de Euros]

Depois da venda de Neymar ao PSG pelos astronómicos 222 Milhões de Euros, o Barcelona ficou a precisar urgentemente de alguém que o pudesse substituir convenientemente, e a verdade é que não existem muitas melhores opções que Dembelé. O preço pago (105 Milhões de euros, mais variáveis é arriscado por um jogador que ainda só fez uma época ao mais alto nível, com real visibilidade, mas já se sabe que tudo mudou nos valores praticados a partir do pagamento dos 222 milhões por Neymar. A verdade é que o Barcelona ganha um desequilibrador nato, exímio no um contra um, com faro de golo e capacidade enorme de assistir os colegas em boa posição. Resta saber se o francês conseguirá fazer esquecer o brasileiro, se conseguirá chegar aos seus números, e qual o seu papel junto de Lionel Messi e de Luis Suárez (já designados até, na internet, como LOL).

3. ROMELU LUKAKU (Everton > Man. Utd) [84,7 Milhões de Euros]

Com 24 anos, o belga tornou-se no jogador mais caro deste mercado de transferências em Inglaterra. Num negócio em que foram envolvidos cerca de 85 milhões de euros, a expectativa não podia ser menor. Com a grave lesão que afetou Ibrahimovic e, por conseguinte, o vai deixar de fora até dezembro e com a saída de Rooney para o Everton, o avançado teve já a oportunidade de mostrar serviço. E não desapontou, tendo já marcado 3 golos em 3 jogos na Premier League. Nas últimas 3 épocas chegou sempre, pelo menos, aos 20 golos e para este ano não se espera menos. No Manchester United de Mourinho joga com o apoio de Mkhitaryan nas suas costas e com Mata e Rashford ou Martial nas alas, pois sendo um avançado mais posicional, possante e alto, permite arrastar os defesas para si, fazendo com que os extremos avancem nas costas da defesa. Já a começar tão bem, Lukaku não parece estar a acusar a pressão de ter custado 85 milhões de euros. Avizinha-se uma excelente época para o belga nos red devils!

4. ÁLVARO MORATA (Real Madrid > Chelsea) [62 Milhões de Euros]

Conte decidiu ir buscar um velho conhecido a Madrid, batendo o recorde de transferências do Chelsea. O treinador italiano operou uma transferência que tem sido muito discutida, também pela forma como foi conduzido o tema Diego Costa. De qualquer forma, Conte decidiu arriscar e dar oportunidade para Morata ser o titular de uma equipa, já que em Turim ia jogando nas sombras de Tevez e em Madrid como figurava como suplente de Benzema. O avançado espanhol, de 24 anos, já provou ser um jogador de grandes jogos que sabe aproveitar todas as oportunidades que lhe são dadas – e o Real que o diga. Aliás, para o clube madrileno esta acaba por ser uma perda significativa (apesar de na prática ter vendido um suplente por 62 milhões de euros), visto que o mercado de avançados não está fácil para nenhum gigante. Só na época que passou, foram 18 golos – 15 deles só na Liga – e muitos pontos conquistados, embora passe despercebido. Morata tem golo – coisa que hoje em dia é difícil de arranjar -, tem vontade de explodir e tem a confiança do treinador. Um cocktail que pode dar muito certo.

5. BENJAMIM MENDY (Monaco > Man. City) [57,5 Milhões de Euros]

Benjamin Mendy é um lateral moderno, completo, capaz de se ajustar às exigências do futebol inglês e às do Manchester City em concreto. Jogador interessante do ponto de vista ofensivo desde os tempos de Marselha, apresenta qualidade tanto a nível do cruzamento como do envolvimento em jogadas que impliquem movimentos para zonas interiores. Cresceu defensivamente em Marselha, ganhou agressividade e melhorou a nível do “tackle”, mais eficiente e mais forte no “timing” de entrada. Possuidor de uma boa capacidade de progressão, posiciona-se bem sem bola. Aos 23 anos, é um jogador com boa margem de progressão, factor que também ajuda a explicar a quantia gasta pelo Manchester City na sua contratação.

6. ALEXANDRE LACAZETTE (Lyon > Arsenal) [53 Milhões de Euros]

Depois de três épocas consecutivas entre os três melhores marcadores da Ligue 1 (sempre com mais de 20 golos marcados), Alexandre Lacazette deixou o seu clube de sempre, o Lyon. Aos 26 anos, é um avançado em pleno estado de maturação e prepara-se para cumprir a primeira aventura fora do futebol francês. Letal a finalizar, dotado de um grande sentido de oportunidade e inteligente na forma como ataca o espaço vazio, Lacazette é um avançado forte tanto dentro como fora da área, detentor de uma boa capacidade de remate de meia distância. Já se estreou a marcar pelo Arsenal, mas ainda não é um titular indiscutível para Arséne Wenger.

7. KYLE WALKER (Tottenham > Man. City) [51 Milhões de Euros]

Após a saída de Pablo Zabaleta, o titular indiscutível da lateral direita dos cityzens, estava claro que era necessário comprar imediatamente alguém que desse garantias, no momento. E os responsáveis do City e Guardiola, não fizeram por menos: 51 milhões de euros pelo inglês Kyle Walker. Vindo do Tottenham, já com várias épocas ao mais alto nível, sendo sempre um dos jogadores mais influentes do plantel dos spurs, o lateral ofensivo pode ser uma peça fundamental no xadrez de Guardiola, pois jogando com 3 centrais, tendo depois nas alas, laterais que tanto saibam atacar como defender, Walker, pode fazer isso na perfeição. O jogador inglês fez os 2 primeiros jogos da equipa da cidade de Manchester, mas no 2º jogo, foi expulso, deixando a sua equipa numa posição pouco favorável, acabando por empatar o jogo; cumpriu a suspensão no jogo mais recente, mas é provável que volte à titularidade no próximo jogo contra o Liverpool. Os valores na Premier League são elevadíssimos e por isso é natural que a expectativa para o inglês seja grande; conseguirá o ex-spurs vingar e Guardiola ser bem sucedido?

8. BERNARDO SILVA (Monaco > Man. City) [50 Milhões de Euros]

Bernardo Silva saiu e levou consigo boa parte do génio do campeão francês. Dotado de uma invulgar intensidade cerebral já elogiada por Pep Guardiola, seu novo treinador, foi nos pés de Bernardo Silva que residiu a fantasia monegasca, a criatividade ofensiva, a capacidade de pensar o jogo com o intuito de fazer a diferença. Pela ala ou numa posição mais central, Bernardo Silva contribuiu significativamente para uma época de enorme sucesso. Atendendo ao que Pep Guardiola quer para o Manchester City, a contratação do jovem português acaba por ser algo natural.

9. GYLFI SIGURDSSON (Swansea > Everton) [49,4 Milhões de Euros]

Uma transferência provavelmente motivada pela possível saída de Ross Barkley, que acabou por não se verificar. Ainda assim, o islandês é um craque, tem muita criatividade, qualidade de passe, e consegue fazer a diferença nas bolas paradas (é um perigo nos livres diretos, onde é especialista). O valor pode ser sempre questionado, porque dar 50 milhões por um jogador de uma equipa que esteve perto de descer de divisão é sempre algo assinalável. Resta saber onde Ronald Koeman vai incluir o criativo de Reiquejavique, pois o meio campo ofensivo está lotado devido às aquisições de Davy Klaassen, Wayne Rooney e à permanência do já referido Ross Barkley que recusou transferir-se para o Chelsea. Ainda assim, existe sempre lugar para os bons jogadores, e o islandês é um craque, que pode atuar nas posições 8, 10 e até numa ala, causando uma boa dor de cabeça ao antigo técnico de Southampton e Benfica.

10. NEMANJA MATIC (Chelsea > Man. Utd) [44,7 Milhões de Euros]

Nemanja Matic foi certamente uma das melhores movimentações deste mercado. Além de se reforçar com um dos melhores na sua posição, o Manchester United enfraquece fortemente um dos seus principais rivais, não sendo possível compreender a ideia de Antonio Conte ao deixar sair o sérvio para contratar dois jogadores que lhe são neste momento inferiores (Bakayoko e Drinkwater). O médio defensivo que já passou por Portugal oferece tudo o que se pode pedir a um “6”. Tem uma cultura tática enorme, para além de ser altamente eficaz no desarme devido às suas longas pernas e aos seus portentosos 194 cm. A estas características o jogador de 29 anos junta uma notável capacidade de cobrir todo o terreno de jogo, muita qualidade de passe e uma chegada à área contrária muita interessante, sendo possível ver muitas vezes o sérvio em zonas de finalização e de remate de meia distância. É portanto um reforço enorme para Mourinho, e um elemento que vai fazer falta ao campeão inglês. E num mercado inflacionado como este, garantir um dos melhores na sua posição, ainda por cima a um rival direto, tem de ser considerado um grande negócio.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS




Posts recentes



Newsletter


Categorias


newsletter