19 Fev, 2018

Na Rússia, o futebol é pela amizade

Sávio AzambujaJulho 1, 20173min0

Na Rússia, o futebol é pela amizade

Sávio AzambujaJulho 1, 20173min0

Jovens de todo o planeta encontraram-se em São Petersburgo para jogar futebol e propagar valores como respeito, amizade e tolerância.

São 9:30 da manhã e a expectativa toma conta do lobby do hotel Park Inn by Radisson em São Petersburgo. Apesar do frio e do mau tempo na bela cidade russa, o colorido e a felicidade estampada no rosto de centenas de jovens de diversas partes do mundo aquece e enche de alegria o enorme corredor de entrada. Estão todos reunidos à espera do tão aguardado torneio Football For Friendship (F4F) 2017.

O evento define-se como um programa social para jovens, implementado pela empresa de energia russa Gazprom desde 2013, e inclui diversos eventos desportivos e educacionais por todo o mundo.

Os principais objectivos do programa são o desenvolvimento dos jovens na prática de futebol, a popularização de um estilo de vida saudável, a propagação da tolerância e do respeito por diferentes culturas e, por fim, a alimentação de um sentimento de amizade entre crianças de diferentes países. Com uma breve visão geral do ambiente, já conseguimos perceber o enorme sentimento de companheirismo e respeito que existe no ar.

“É simplesmente maravilhoso o facto de termos criado uma plataforma significativa onde as ideias de tolerância, respeito e paz são promovidas de forma tão ampla e positiva” conta Vladimir Serov, Diretor Global da F4F.

Os jovens da edição deste ano estão em São Petersburgo, na Rússia, que, para além de contar com o F4F, é também a sede da final da Taça das Confederações. Final esta que é o ‘grand finale’ do Football For Friendship, pois todos os jovens que participaram no evento este ano terão a oportunidade de desfrutar da final dentro do estádio, com uma visão privilegiada dos seus jogadores favoritos.

Depois de uma semana de treinos intensos (e divertidos) no espaço Nova Arena, em São Petersburgo, os jovens tiveram neste Sábado o tão esperado torneio F4F 2017, e o resultado não poderia ter sido melhor. Foram 64 jovens das mais diversas origens, divididos em 8 equipas de 8 jogadores.

“Estou impressionado. Nós somos de 64 países diferentes e estamos todos aqui, agora. Eu acho que muitos jovens gostariam de estar no meu lugar” relata o pequeno Ibrahim Khellil, da Argélia.

As equipas foram divididas por cores e um sorteio no início do evento determinou quais seriam os confrontos. Na sua primeira partida, a Equipa Vermelha, do jovem representante português Tiago Guerreiro foi derrotada pela equipa Laranja. Porém, Tiago, de apenas 10 anos, não desanimou.

“O importante é que jogámos bem”, gritava o miúdo em apoio aos seus companheiros.

Com o decorrer do campeonato, diversos talentos individuais surgiram. Entre eles podemos destacar para além do português Tiago (SR Almancilense – Loulé), o defesa brasileiro Juan (Fluminense – Rio de Janeiro) e o avançado argentino Ivan (San Lorenzo – Buenos Aires). Estes dois últimos foram os protagonistas da grande final, realizada entre a Equipa Laranja e a Lilás.

A última partida do torneio foi um show a parte. O placar de 4×3 a favor da Equipa Laranja retrata bem uma partida cheia de emoções e belas jogadas.

No final de contas, as palavras do jovem jornalista Stefan Radujko, da Sérvia, sintetiza muito bem o sentimento de todos: “Não importa quem ganhou. Nós estamos no F4F para nos divertirmos e para conhecer novos amigos. Vou lembrar-me disto por toda a minha vida”.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS




Newsletter


Categorias


newsletter