Hamburgo 7s 2023: o que espera a “Lobos” e “Lobas”

Francisco IsaacJulho 4, 20235min0

Hamburgo 7s 2023: o que espera a “Lobos” e “Lobas”

Francisco IsaacJulho 4, 20235min0
Última etapa dos 7s, com o Hamburgo 7s a ser o palco para que "Lobos" e "Lobas" garantam os seus objectivos desta temporada

De 7 a 9 de Julho, em Hamburgo, será jogada a 2ª e última etapa do Rugby Europe Sevens Championship Series 2023, e Portugal tem objectivos a cumprir para garantir as metas mínimas traçadas para esta temporada dos 7s europeus. Se no masculino o sonho mais alto é atingir a final, conquistando uma das três vagas para a Challenger Series da World Rugby (que dá acesso às World Series), já no feminino o foco é garantir a manutenção, conseguindo ficar entre as principais selecções europeias de 7s. Mas qual é o caminho para ambas as equipas, quem se pode destacar e quais os resultados mínimos esperados?

“LOBOS” COM A CHALLENGER SERIES NA MIRA

Depois de um 5º lugar no Algarve 7s e um 4º nos Jogos Europeus, a selecção de Frederico Sousa e Pedro Leal viaja para a Alemanha com os mesmos objectivos, uma vez que para garantir a Challenger Series será necessário terminar acima da Alemanha, Bélgica e Itália, e igualar a Geórgia, 2ºs classificados na 1ª etapa. Ou seja, os “Lobos” têm neste momento 12 pontos e um 5º lugar, mas Irlanda, Reino Unido e Espanha não contam para as contas do apuramento para a Challenger Series. A selecção masculina está num grupo extremamente acessível para chegar aos quartos-de-final como um dos melhores 1ºs e, deste modo, atingir as meias-finais da competição:

  • Portugal x Itália no dia 7 de Julho às 14h13;
  • Portugal x Roménia no dia 8 de Julho às 10h18;
  • Portugal x Geórgia no dia 8 de Julho às 13h34;

Itália e Geórgia são adversários directos, e uma derrota poderá ser algo perigoso… duas já retira Portugal da luta pelos primeiros cinco lugares e colocaria praticamente um fim no objectivo de chegar a esse tal torneio de qualificação para as World Series. Caso os “Lobos” passem como 1º classificado, e um dos melhores, poderá vir a jogar frente à Bélgica (está no grupo com França e Reino Unido, selecções que virão com equipas menos fortes em comparação com os torneios anteriores) ou Alemanha (terá de defrontar Espanha e Irlanda no seu grupo), sendo autênticas finais.

Manuel Marta é o melhor marcador de pontos da competição com 51 pontos, e tem sido um dos melhores atletas da competição não só pelas conversões e ensaios, mas pela capacidade de desequilibrar e injectar um alto ritmo aos seus colegas. No seguimento, foi comunicado que Manuel Marta estará indisponível para a última etapa, e a convocatória colocada em circulação não era a final.

Com a mira apostada num dos três lugares, agora importa perceber em que posição os “Lobos” poderão terminar, podendo inclusivé regressar ao pódio, algo que lhes escapa desde 2018.

“LOBAS” EM BOA POSIÇÃO PARA GARANTIR ESTADIA NO CHAMPIONSHIP

João Moura e as atletas portuguesas têm o foco colocado na manutenção e para isso é fundamental que terminem acima do 12º lugar nesta última etapa da temporada 2023 dos 7s europeus, deixando a Roménia cair para o Trophy. Depois de Algarve 7s positivo e uma excelente prestação nos Jogos Europeus, as “Lobas” vão agora ter pela frente um grupo extremamente exigente já que vão ter defrontar Irlanda e Polónia, com a Itália a ser, teoricamente, a adversária mais acessível nesta fase-de-grupos. Porém, caso não somem nenhuma vitória, a selecção nacional ainda vai ter a oportunidade de se “salvar” e para isso basta não se deixarem surpreender na atribuição do 9º ao 12º lugar. Roménia e Suécia deverão marcar presença nessa fase, e possivelmente a Itália.

  • Portugal x Irlanda no dia 7 de Julho às 09h00;
  • Portugal x Polónia no dia 7 de Julho às 12h07;
  • Portugal x Itália no dia 8 de Julho às 08h00;

A selecção feminina ostenta 3 pontos neste momento, e basta garantir pelo menos mais 2 para fechar a manutenção, isto caso a Suécia ou Roménia façam um pouco melhor em relação à 1ª etapa. Em relação à convocatória, tudo se mantém igual, o que significa que vamos ter a mesma equipa para esta última jornada dos 7s europeus, com Matilde Goes, Mariana Marques, Vera Simões, Adelina Costa ou Inês Spínola a marcarem presença em Hamburgo.

Todos estes horários foram disponibilizados pela Rugby Europe, sendo que diferem dos anunciados pela Federação Portuguesa de Rugby. Mais em cima do torneio, divulgaremos as horas correctas. O Hamburgo 7s poderá ser visto na Rugby Europe TV e fecha efectivamente a temporada 2022/2023 em termos internacionais.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS