23 Nov, 2017

Vinícius Júnior: promessa do Flamengo, aposta do Real Madrid

Rafael RibeiroMaio 27, 20176min0

Vinícius Júnior: promessa do Flamengo, aposta do Real Madrid

Rafael RibeiroMaio 27, 20176min0

A segunda maior venda da história de um jogador brasileiro. Apenas atrás de Neymar, Vinícius Júnior se apresenta ao mundo no top 10 de jogadores mais caros do Real Madrid (em sétimo, ao lado de Ronaldo Fenômeno). Se em números ele está posicionado entre os melhores jogadores do mundo, resta saber se em campo a posição será a mesma. O que já podemos concluir sobre a recente contratação desta jóia?

Vinícius José Paixão de Oliveira Júnior, ou somente Vinícius Jr. como é conhecido, nasceu em 12 de Julho de 2000, e está prestes a completar 17 anos. Aos 6, já havia sido inscrito pelo pai nas escolinhas do Flamengo, como lateral esquerdo. Aos 10, já fazia parte das categorias de base do clube. Considerado diferente dos demais garotos de sua idade, Vinícius Jr. despontava nos campeonatos da base, sendo o destaque da conquista do título do Campeonato Carioca Sub-17 em 2016, mesmo estando um ano abaixo do limite da categoria.

A ascensão no Fla e na Seleção Brasileira

Não haveria competição melhor para que ele se tornasse destaque nacional. A Copa São Paulo de Futebol Júnior, palco de grandes jóias como Lucas, Neymar e Gabriel Jesus, abrigou em 2017 mais uma promessa. Com excelentes atuações, o Flamengo já se precaveu e assinou seu primeiro contrato profissional, com multa estipulada em 30 milhões de euros, principalmente pelo seu potencial, mas também pelo assédio europeu, que crescia a cada jogo. O Barcelona chegou a enviar um olheiro, inclusive, para acompanhar a trajetória do garoto na competição.

Pela seleção brasileira, Vinícius Jr. também era figura constante. Participou ativamente das equipes sub-15 (onde conquistou o Sulamericano sub-15 sendo vice artilheiro com 6 gols) e sub-17 (onde também conquistou o Sulamericano sub-17 e, desta vez, sendo artilheiro com 7 gols e considerado o melhor jogador da competição).

Em ação pelo Brasil sub-17 (Foto: CBF/Divulgação)

A contratação pelo Real Madrid

Mesmo com o assédio do principal rival, o Real Madrid contratou o jogador por 45 milhões de euros (aproximadamente 164 milhões de reais). Neymar foi contratado pelo Barça por 88,2 milhões de euros. Lucas, pelo PSG, por 40. Vinícius Jr. fica entre estes dois jogadores na lista de mais caros da história do futebol brasileiro, porém não sabemos em que patamar ficará o futebol que irá apresentar. Isto porque até agora Vinícius Jr. praticamente tem sua carreira pautada nos jogos por categorias de base. Mesmo se destacando perante jogadores de mesma idade e até mais velhos, a aposta é realmente alta se pensarmos como o jogador irá produzir a partir de agora.

Pensando nisso é que o jogador permanece no Flamengo até 2019, podendo ir à Madrid já em Julho de 2018 caso esta seja a vontade do Real. O jogador já foi integrado ao elenco profissional do Fla e espera-se que tenha oportunidades neste campeonato brasileiro, para jogar mais e se estruturar física e psicologicamente.

Para apresentar o jogador ao torcedor madridista, o Real soltou a seguinte nota:

Vinicius de Oliveira Júnior (São Gonçalo, Rio de Janeiro, 12/07/2000) vem do Flamengo. Aos 16, o atacante brasileiro é uma das grandes promessas do futebol mundial. Este ano foi a estrela do Sul-Americano Sub-17, que venceu com o Brasil. Apesar de sua juventude, já faz parte da equipe principal do Flamengo e fez sua estreia no Campeonato Brasileiro.
Habilidoso, rápido e objetivo, Vinicius Junior se destacou nas categorias de base do Flamengo e Seleção Brasileira. Em 2015, foi campeão do Sul-Americano sub-15 na Colômbia, na qual marcou seis gols. Em março deste ano, ele repetiu o sucesso no sub-17 no Chile, onde ele também foi o melhor jogador e artilheiro (7 gols). Em 13 de maio, ele fez sua estreia profissional no Flamengo em um jogo do campeonato contra o Atlético Mineiro.

A estréia pelo profissional do Flamengo

Minutos de estréia contra o Atlético Mineiro (Gilvan de Souza/Flamengo)

Depois da contratação, o técnico Zé Ricardo se viu praticamente obrigado a considerar a hipótese de estréia do jogador. Já treinando com os profissionais, Vinícius Jr. jogou os últimos minutos da partida contra o Atlético Mineiro, válido pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2017, sendo muito aplaudido ao entrar. Com pouco tempo em campo, Vinícius não fez nada magistral, mas conseguiu superar a ansiedade da estréia. Se a estréia pode ter sido precipitada, a idéia agora é que o jogador passe a ser relacionado mais vezes, porém sendo colocado aos poucos em jogo.

De fato, não será do dia para a noite que Vinícius Jr. será protagonista no elenco profissional do Flamengo. Com jogadores de peso, o Rubro-negro já tem titulares praticamente assegurados e briga pelo título. Vale a tentativa de trabalhar o garoto, e sem precipitação colocá-los nos jogos da sequência do Brasileirão. O principal é fazer com que ele jogue sem pressão de torcida, diretoria ou mesmo da mídia. Qualquer uma dessas pode se tornar pequenos obstáculos em sua trajetória, e que convenhamos, ele deve ultrapassar, pela expectativa que se tem de seu potencial.

O futuro de Vinícius Jr. no futebol

Foco no Flamengo e preparação fora dos campos (Gilvan de Souza/Flamengo)

Que o futuro da jóia é promissor, podemos notar. O valor pelo qual foi adquirido mostra que o próprio Real Madrid acredita que ele possa ser o futuro de um time que está ganhando tudo nesta temporada, mas que deve se reformular em breve. E Vinícius cairia bem nesta característica. Porém mais do que talento, o valor da compra também revela que os merengues não quiseram dar chance aos rivais europeus, e ter que ver o jovem virar protagonista em outro clube. Já vimos que em muitos casos se paga caro por algo que não vinga, porém este não deve ser o caso, se ambos (Flamengo e Real Madrid) tratarem bem de sua evolução dentro e fora dos campos.

A precipitação que inicialmente assusta deverá ser acalmada ao longo dos jogos do campeonato brasileiro. Eles serão o termômetro do que deve ser feito no futuro da carreira do jogador. Com o Flamengo sendo um dos favoritos ao título brasileiro, é de se esperar que Vinícius Jr. apareça como um dos personagens do campeonato, mas para o bem do futebol, que seja com paciência, preparação e muito trabalho.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS




Newsletter


Categorias


newsletter