25 Fev, 2018

Começar pelo princípio: Qual é a História do Desporto-Rei no Brasil?

Virgílio NetoJaneiro 29, 20184min0

Começar pelo princípio: Qual é a História do Desporto-Rei no Brasil?

Virgílio NetoJaneiro 29, 20184min0
Tudo tem uma história de origem, seja o Universo, a Civilização... neste caso vamos começar pelo princípio do futebol brasileiro. Sabes como foi?

O objectivo deste texto é esmiuçar o universo do balípodo (sim, esta foi uma tentativa de substituir a palavra “futebol” no Brasil do início do século XX) do país por cinco vezes campeão mundial. Suas origens, desenvolvimento, crescimento, lendas, crenças, histórias para além dos seus estereótipos.

O porquê de o desporto-rei ser tão importante para o Brasil, numa linha de compreender a formação do Estado-Nação, o contributo do profissionalismo para a modalidade e para a formação das identidades locais, regionais e, por fim, da nacional.

O Brasil não se explica, se vive. O futebol explica o Brasil. Nesse sentido, é preciso viver o futebol de cá. Buscaremos fazer isso até onde for possível. São vários países dentro do Brasil, inúmeros sotaques, regionalismos, uma sociedade de extremos – ambos incompreensíveis -, que converge, encontra-se e revela-se em algumas instituições, ou patrimónios. Um deles é o futebol e a sua inconfundível camisola amarela. É devidamente conhecida por “canarinho”, em alusão ao pássaro de peito de mesma cor, facilmente encontrado em todos os cantos.

O futebol é jogado por estas terras desde os anos 1860 e 1870, por marinheiros em parada nos seus principais portos (Recife, Belém, Rio de Janeiro, Santos e Rio Grande). De maneira organizada, a partir de 1895, quando Charles Miller (Brasileiro filho de imigrantes ingleses) volta da Inglaterra com algumas bolas e um livro de regras. No dia 14 de Abril daquele ano, na Várzea do Carmo, em São Paulo, o primeiro jogo oficial: uma equipa de funcionários da companhia de caminhos de ferro de São Paulo (São Paulo Railway) vence a dos funcionários da empresa de gás (São Paulo Gas Company) por 4 a 2.

Miller dedica-se com os anos à formação de jovens futebolistas e também à arbitragem, ao passo que mais regiões brasileiras tomam gosto pelo desporto e ganham suas primeiras agremiações, com grande contributo das massas de imigrantes que chegavam às dezenas de milhares, diariamente, naquele período.

Neste cenário, nascem inúmeros clubes e competições: o Sport Club Rio Grande é a mais antiga instituição dedicada ao futebol ainda em atividade no Brasil, fundado na cidade portuária de Rio Grande (parte sul do estado do Rio Grande do Sul). Em 1902, agremiações paulistas criam o Campeonato do Estado de São Paulo, disputado até hoje. No mesmo ano, no Rio de Janeiro, é criado o Fluminense Football Club, que de maneira distinta dos grandes rivais actuais (Botafogo, Flamengo e Vasco da Gama), não teve origem nas regatas.

O Sport Club Rio Grande, fundado em 28 de Julho de 1900 (Foto: SC Rio Grande)

De facto o grande propulsor do futebol Brasileiro em seu início foram as agremiações formadas por imigrantes recém chegados ao País, ou, em alguns poucos casos, clubes que reuniam parte de sectores da sociedade local. No primeiro grupo é caso do São Paulo Athletic (de origem inglesa e formado em 1888), o actual Pinheiros (antigo Germânia, de origem alemã e fundado em 1899), o Grêmio de Foot-Ball Porto-Alegrense (de origem alemã e constituído em 1903). No segundo grupo são exemplos o Club Athletico Paulistano (da elite agro-industrial da cidade de São Paulo, fundado em 1900) e o Sport Club do Recife (dos trabalhadores do comércio da capital de Pernambuco, formado em 1905).

Na cidade do Rio de Janeiro, com o passar dos anos o futebol incorporou-se aos clubes de regatas, caso do Vasco da Gama (a partir de 1915) e o Flamengo (1911). Em Minas Gerais, o Clube Atlético Mineiro é estabelecido em 1908 e o América Futebol Clube, em 1912. Em São Paulo surgem também várias associações, com destaque para o Corinthians (em 1910 em homenagem à visita do londrino Corinthian Casuals FC), o Santos (em 1912 na cidade portuária homónima) e o Palestra Italia (em 1914 por imigrantes italianos).

Haja vista o surgimento de várias instituições (assim como as federações locais e uma “Federação Brasileira de Sports”), é possível perceber o grande crescimento do desporto por cá. É nisso que se forma a primeira selecção brasileira, em 1914, em ocasião do aniversário do Fluminense Football Club, em 21 de Julho. O Brasil enfrentou os ingleses do Exeter City, que faziam uma digressão pela América do Sul, e venceu por 2 a 0.

Jornal carioca “O Imparcial”, em edição do dia seguinte do primeiro jogo da selecção Brasileira na história (Foto: “O Carioca”)

Com tudo isso, a aproveitar o começo deste espaço, para compreender o presente, é preciso saber do passado, e justamente o princípio do futebol Brasileiro. Nesta primeira coluna, como tudo teve início e os factores que deram impulsão para o desporto que tanto amámos em um país que vive o futebol.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS




Newsletter


Categorias


newsletter