18 Dez, 2017

A Bundesliga e o Mercado de Verão

Fair PlaySetembro 5, 20174min0

A Bundesliga e o Mercado de Verão

Fair PlaySetembro 5, 20174min0
Uma análise ao que mais de relevante aconteceu no defeso da principal competição de clubes alemã

TOP-10 TRANSFERÊNCIAS

  1. Corentin Tolisso (Lyon → Bayern Munique) [41.5 Milhões de Euros]
  2. Andrey Yarmolenko (Dynamo Kiev → Borussia Dortmund) [25 Milhões de Euros]
  3. Kingsley Coman (Juventus → Bayern Munique, em definitivo) [21 Milhões de Euros]
  4. Niklas Sule (Hoffenheim → Bayern Munique) [20 Milhões de Euros]
  5. Maximilian Phillip (Friburgo → Borussia Dortmund) [20 Milhões de Euros]
  6. Nabil Bentaleb (Tottenham → Schalke 04, em definitivo) [19 Milhões de Euros]
  7. John Anthony Brooks (Hertha Berlim → Wolfsburgo) [17 Milhões de Euros]
  8. Matthias Ginter (Borussia Dortmund → Borussia Monchengladbach) [17 Milhões de Euros]
  9. Jhon Cordoba (Mainz 05 → Colónia) [17 Milhões de Euros]
  10. Ignacio Camacho (Málaga → Wolfsburgo) [15 Milhões de Euros]

EQUIPA +

BORUSSIA DORTMUND

Só pelo negócio Dembélé já se deve tirar o chapéu à equipa da Westfalia, transformar um jogador de 15M para 105M em apenas um ano é obra. A verdade é que o craque francês vai fazer falta, mas, para o seu lugar, por menos de um quarto do valor da venda de Dembélé, chegou Yarmolenko, que pode dar muita qualidade e toque de classe, conjuntamente com maior rodagem europeia. Além disso, o clube foi buscar Mahmoud Dahoud, um autêntico craque, para o seu já recheado meio campo, indo ainda buscar outros jogadores de valor como Maximilian Phillip, Omer Toprak e a promessa Dan-Axel Zagadou. Verdade que, além de Dembélé, o clube perdeu alguns jogadores, como Sven Bender, Emre Mor e Matthias Ginter, mas parece que o clube ganhou opções mais seguras para dar um aumento de qualidade à equipa e parece que o clube poderá encetar uma luta com o Bayern pelo título alemão. Veremos como tudo decorre.

EQUIPA –

BAYER LEVERKUSEN

Depois de uma péssima época passada, seria de esperar que o clube apostasse forte numa renovação da equipa e em voltar a lutar pelas competições europeias, nomeadamente a Liga dos Campeões. No entanto, será difícil aos farmacêuticos poderem lutar com as mesmas armas que os seus adversários quando já saíram três titulares indiscutíveis do plantel (Omer Toprak, Hakan Çalhanoglu e Javier “Chicharito” Hernandez), entrando apenas Sven Bender como real reforço da equipa, para substituir Omer Toprak.  A falta de opções para a frente de ataque é gritante, e com estas perdas, não será fácil ao clube conseguir competir com as armas dos seus adversários.

AS MELHORES TRANSFERÊNCIAS

James Rodriguez (Real Madrid → Bayern Munique) [Taxa de empréstimo de 13 Milhões de Euros, com opção de compra de 60 Milhões]

Faltava mais uma opção para o meio campo ofensivo do Bayern, que estava apenas entregue a Thiago Alcântara, e dificilmente os bávaros arranjavam melhor. O colombiano com a confiança certa, rende muito, já o provou sob o comando de Ancelotti, e vê nesta mudança uma oportunidade para relançar a carreira. O seu pé esquerdo e criatividade vão criar muitas dificuldades aos adversários do campeão alemão.

Andrey Yarmolenko (Dinamo Kiev → Borussia Dortmund) [25 Milhões de Euros]

Perdendo um craque como Dembelé era imperial arranjar um substituto de um nível aproximado, e pelo preço que custou o ucraniano foi uma grande aquisição. Com números muito bons para um extremo, em assistências e golos, o canhoto era dos poucos craques europeus que ainda não jogava numa das principais ligas do velho continente, chegando finalmente a um colosso onde pode dar continuidade ao seu estatuto de melhor jogador ucraniano da atualidade.

Corentin Tolisso (Lyon → Bayern Munique) [41.5 Milhões de Euros]

Um dos melhores jogadores do Lyon na época passada, Tolisso tem aqui o seu primeiro teste. Com a missão de ajudar a esquecer Xabi Alonso, o jovem francês vai tentar oferecer o que o veternado espanhol oferecia, qualidade com bola e elevada leitura tática. Ainda assim o jovem francês é dotado de maior capacidade individual e chegada à área que o seu antecessor, o que pode levar Ancelotti a optar muitas vezes pelo mais convencional, ou seja, Sebastian Rudy. Um médio mais posicional.

A TRANSFERÊNCIA MAIS DIFÍCIL DE COMPREENDER

Jhon Córdoba (Mainz → Colónia) [17 Milhões de Euros]

Com a saída do goleador Anthony Modeste esperava-se um maior acerto na aquisição do seu sucessor. O investimento foi considerável (17 milhões), ainda mais quando constatamos que o colombiano nunca conseguiu números aceitáveis para um ponta de lança, nem pelo Mainz nem na sua passagem pela liga espanhola, onde jogou no Espanhol de Barcelona e no Granada. O avançado nem é presença recorrente nas convocatórias da sua seleção, sendo por isso de estranhar a aposta do Colónia neste jogador que vem substituir nada menos que o seu melhor marcador das duas últimas épocas.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS




Posts recentes



Newsletter


Categorias


newsletter