[TOP-10] 200 metros bruços femininos

João BastosAgosto 24, 20171min0
Depois de 12 anos sem cair o record nacional, Victoria Kaminskaya bateu-o por duas vezes nesta época. 2:27.70 é agora o tempo português de referência

Durante o mês de Agosto, o Fair Play lançará a série dos 10 melhores portugueses em cada prova de natação. Serão considerados apenas os tempos obtidos em piscina longa. Estas são as 10 melhores nadadoras dos 200 metros bruços


Vigorou durante quase 12 anos a marca feita por Diana Gomes nos Europeus de Juniores de Budapeste, e que lhe deu o título de campeã da Europa, de 2:29.51 como record nacional absoluto.

Durante esses 12 anos, nunca ninguém chegou perto, mas em 2017 foi finalmente superado…e logo por duas nadadoras que o fizeram na mesma competição.

Victoria Kaminskaya e Raquel Pereira nadaram abaixo do tempo de Diana Gomes durante os Nacionais de Absolutos. Victoria fixou o máximo absoluto em 2:28.92 (entretanto já melhorado pela própria) e Raquel o máximo júnior em 2:29.23.

De resto, as duas nadadoras tiveram uma época fantástica. Victoria nadou 4 vezes abaixo dos 2’30 e Raquel fez os sete melhores tempos da carreira esta época (ainda pode fazer mais, visto que época da algesina ainda não terminou).

Algumas notas sobre o top-10 dos 200 metros bruços femininos:

  • Apenas três nadadoras nadaram abaixo dos 2’30. Victoria Kaminskaya por 4 vezes, Raquel Pereira uma vez e Diana Gomes três vezes;
  • Não houve nenhuma nova entrada no top-10 esta época, mas os dois primeiros tempos são desta época;
  • A nadadora mais velha do top é Bárbara Ferreira (32 anos);
  • A nadadora mais nova do top é Raquel Pereira (17 anos);
  • Cinco nadadoras estão no activo;
  • Em Coimbra, Jamor e Porto foram estabelecidas duas marcas do top-10, em cada piscina.

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS