19 Fev, 2018

10 Transferências fabricadas ou difundidas pelos Jornais Portugueses

Fair PlayJaneiro 15, 20189min0

10 Transferências fabricadas ou difundidas pelos Jornais Portugueses

Fair PlayJaneiro 15, 20189min0
Os Jornais portugueses gostam de vender e inventar uma ou outra notícia, de vez em quando, não faz mal! Escolhemos 10 de centenas! Sabias de todas?

Jorge Jesus + PSG + Neymar = Midnight in Paris 2

O Jornal OJogo bem tentou mas o Paris Saint Germain não quis despachar Unai Emery para ir contratar Jorge Jesus ao Sporting CP. O jornal portuense liderou as cortes diplomáticas para levar o técnico dos “leões” para França, reproduzindo notícias que o técnico já tinha tudo tratado com os bilionários parisienses. A notícia espalhou-se como “fogo”, com o Diário de Notícias, Record, entre outros, a reportarem a notícia como saída iminente. Porque é que dizemos O Jogo como o jornal que iniciou este “rumor”? As primeiras notícias saíram deste periódico ainda durante a temporada, invocando um mal-estar com Bruno de Carvalho e que a saída era o único caminho a seguir. Mas não houve Jorge Jesus na Cidade das Luzes… “Bon Jour Paris” terá o técnico sonhado em dizer!

Foto: Super Sporting

Um Herrera na filosofia de Sarri

Se o namoro de De Gea e o Real Madrid é eterno, o que dizer do Nápoles e Hector Herrera? Durante os últimos quatro anos (2014, 2015, 2016 e 2017) o mexicano foi sempre dado como contratação dos napolitanos, que tanto já tinham chegado a acordo com o jogador ou que estavam perto de fechar negócio com o FC Porto. Seja por 20, 30 ou 18M€, o médio-centro e capitão dos azuis-e-brancos tem estado num namoro platónico com a equipa italiana que os jornais (e televisões) portuguesas bem gostaram de incentivar. Será que Herrera vai ter a oportunidade de ser do Nápoles de Sarri? Ou a paixão fica-se pela tinta das impressoras das gráficas e redacções dos jornais?

Foto: Sapo Desporto

Cuidado, aí vem o Drogba… da Caparica!

Metam esta data na cabeça… dia 8 de Julho de 2015. Porquê? Foi a data em que o Jornal de Notícias decidiu publicar uma notícia com o seguinte título “Dragão ataca Drogba“! Pôs-se um alvoroço espectacular no futebol português, com a possível chegada de uma das maiores lendas do futebol moderno… sempre era o super striker costa-marfinense, com ar de “mauzão”, mas um ser humano impecável, que estava na rota de Portugal! Com a chegada de Iker Casillas, os adeptos do FC Porto sonharam com tudo e mais alguma coisa… falou-se, também, de que a Samsung (uma das patricionadoras de Drogba) seria o “veículo” através do qual o avançado viria para o Porto. Lamentevalmente, a história nunca se confirmou, pois terá sido um rumor que nasceu na alcunha de outro Drogba… não o da Costa do Marfim, mas o da Caparica: Silvestre Varela (o avançado voltou para o FC Porto nessa temporada).

Foto: JN

Um Almeida que quase foi uma Fox!

O homem que merecia o prémio Puskas (de acordo com alguns…) pelo golo contra o Portimonense de Vítor Oliveira esteve à beira de ser o jogador do Leicester City! O rumor começou algures em Inglaterra, mas rapidamente chegou aos “ouvidos” do Record, Abola e mais alguns jornais, que viam uma saída do lateral português com bons olhos. Valorizado pelo grande golo que marcou (e desvalorizado entretanto pelo vermelho que recebeu contra o Basileia), André Almeida ainda pode estar a caminho de Inglaterra, atenção! Todavia, os últimos reports (pedimos desculpa pelo vernáculo utilizado) que foram tornados públicos demonstram que o interesse em Almeida não passava de uma notícia inventada por uma notícia falsa. Pena, com aquele pé-canhão teria conquistado a Premier League.

Casillas em Chicago?

O guardião espanhol está sempre na porta de saída desde que aterrou no FC Porto, sendo etiquetado a variadissimos clubes de todos os cantos e recantos do Mundo. De Inglaterra (Liverpool), Itália (Milão em caso de saída do jovem Gianluigi Donnarumma), China (vários pretendentes), França (dizia-se que foi oferecido ao PSG de Antero Henriques), entre outros tantos. Mas o melhor destino que chegou até aos “nossos” ouvidos foi a MLS… para onde? Chicago Fire! Parece incrível, mas não é. Na verdade Casillas nunca encaixou bem em Portugal, sempre muito fustigado pela má-língua da imprensa nacional e espanhola. Todavia, o OJogo teve uma acção inteligente e defensiva perante este destino do espanhol, dizendo que “Espanhóis colocam Casillas a caminho da MLS”, vendendo a notícia com ponto de origem em Espanha. Estaremos a aprender com os erros?

Foto: Google

Real Madrid e a paixão por Beto

Falávamos em paixões intermináveis que nunca deram em nada? Então relembramos o amor de Verão, Inverno, Outono e Primavera de Beto Severo e o Real Madrid. O central do Sporting CP, que na altura era capitão, esteve perto de sair para Madrid nas janelas de transferência de 2000, 2001, 2002 e 2003, ficando sempre na retina que estaria prestes a ir para um dos maiores colossos a nível mundial. A transferência nunca aconteceu, mas os jornais continuaram a acreditar no rumor, defendendo que teria sido o colega de selecção Luís Figo a apoiar a ideia do central ingressar no clube… um Beto em Madrid seria uma História formidável para o futebol. O AS ainda acredita que o negócio esteve para acontecer!

Foto: AS

Taíson e Twitter ou como irritar o Dragão

Esta notícia surgiu no Record e na televisão, conquistando desde logo os adeptos do Dragão, uma vez que Taíson era comparado a Hulk, lenda do FC Porto. A transferência estaria a dias, horas, minuto ou segundos de se concretizar, por 15M€, com os azuis-e-brancos a reafirmar a sua candidatura ao título desta forma. Era o extremo que todos idealizavam para o onze do FC Porto e seria o reforço ideal para o Inverno de 2017. Porém, e para fazer a desfeita à imprensa portuguesa tudo não passou de uma notícia vertiginosamente falsa. Porquê? Ora, o Record e restantes sites foram buscar a notícia a um tweet de um suposto empresário que não era nada mais que uma conta falsa criada por um adepto… aqueles desafios de juventude tiram as pessoas sérias do sério!

Foto: Twitter

Everton à procura de Vitória(s)

O treinador português e bicampeão ao serviço do SL Benfica era o homem-certo para guiar o Everton de novo… bem, de novo à parte superior da tabela! Uma notícia de 2017 veiculada pela maioria dos órgãos de comunicação social portuguesa, Rui Vitória já estava com uma proposta dos “Toffees” em cima da mesa, ficando ao critério de Luís Filipe Vieira se deixava ou não sair o técnico das “águias”. Contudo, as (supostas e irreais) negociações nunca aconteceram, Rui Vitória ficou com o sonho da Premier no “bolso” e o presidente do SL Benfica pôde descansar ao manter o seu técnico de eleição… não foi desta que Paulo Fonseca/Marco Silva/Paulo Sousa conseguiram ingressar no clube da Luz.

Foto: Record

Alan Ruiz e os russos milionários!

Alan Ruiz a sair do Sporting CP por quase o mesmo valor que algumas estrelas do futebol português abandonaram os clubes nacionais rumo aos colossos europeus. O argentino já estava com um “pézinho” na Rússia, com o Rubin Kazan a dessembolsar cerca de 30 Milhões de Euros pela contratação do avançado argentino, que vive dias dificeis no clube de Alvalade. Só que estas histórias têm sempre um “mas” e neste caso é o seguinte “mas de onde veio esta história?”. Nós respondemos: de uma conta de Twitter falsa! A transferência foi confirmada pelo Mais Transferências e já estava tudo tratado… pelos vistos Ruiz é tão pouco profissional que se esqueceu de se apresentar na Rússia em Agosto de 2017. Incrível!

Centralão Felipe a fazer de Pepe?

Não é que o central não seja um mau defesa, pelo contrário… apesar daquela virilidade toda e agressividade, por vezes, descabida, Felipe é um central com muitas qualidade. Mas não nos parece que tenha as necessárias para ingressar num clube como o Real Madrid. A notícia foi difundida por vários focos da imprensa Nacional, seja o Sapo “Felipe está reservado para o lugar de Pepe” (iguais em muita coisa, verdade seja dita), Diário de Notícias “Felipe tem acordo com o Real Madrid”, etc. Na verdade tudo poderá ter sido um rumor iniciado por “simpatizantes” afectos do Corinthians que queriam conquistar mais uns milhões através da venda de Felipe. Um Verão de 2017 muito quente.

Foto: DN


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS




Newsletter


Categorias


newsletter