19 Fev, 2018

FP Scouting – Rodrigo Moitas

Diogo AlvesJaneiro 30, 20183min0

FP Scouting – Rodrigo Moitas

Diogo AlvesJaneiro 30, 20183min0
Rodrigo Moitas, lateral-esquerdo do Casa Pia, é mais um jovem do Campeonato de Portugal que procura afirmar-se no 3º escalão português para depois chegar à Primeira Liga.

Em mais uma colaboração com a Talent Spy, o Fair Play dá a conhecer um novo jogador do Campeonato Portugal Prio (CPP). Este mês Rodrigo Moitas do Casa Pia é o talento observado.

Rodrigo Moitas é um jovem de apenas 19 anos que dá os primeiros passos no futebol sénior. O Casa Pia é a sua primeira grande experiência enquanto futebolista sénior, embora já tenha experimentado a equipa principal do Real. Atuou em 3 partidas pela formação de Lisboa. No entanto, é no Casa Pia, que tem tido a continuidade suficiente para entrosar-se entre os maiores.

Emprestado pelo Real ao Casa Pia, Rodrigo Moitas fez parte da sua formação no clube, tendo sido recrutado pelo mesmo ao Foot21 nos Sub-13. De lá para cá jogou sempre pelo Real, exceto na presente época onde defende as cores do supracitado Casa Pia. Pode gabar-se de ter feito formação num dos principais clubes lisboetas no que à formação diz respeito, a seguir aos grandes da capital. Foi daqui que saiu Nani para o Sporting.

Rodrigo Moitas é mais um jovem talento que procura através do CPP afirmar-se no futebol sénior, ganhar ritmo competitivo e maturidade em alta competição e conseguir dar nas vistas para ser recrutado por clubes de maior expressão. Há casos na Primeira Liga de jogadores que “estagiaram” no CPP antes de chegar ao escalão máximo, e, Rodrigo Moitas deve olhar para João Amaral, Pedro Tiba e João Costinha, como exemplos a seguir. Curiosamente os três tiveram no Vitória FC a porta aberta para o principal escalão nacional. São sem dúvida o clube que mais recruta nos escalões secundários.

Esta época já atuou por 16 ocasiões ao serviço do Casa Pia e já anotou um golo diante do Pinhalnovense, jogo onde saiu do banco e apontou o segundo golo da sua equipa. Este lateral-esquerdo é um dos habituais titulares na equipa Tiago Zorro, tendo sido titular em 13 dos 16 jogos realizados pela camisola do Casa Pia, atualmente o classificado da Serie E do Campeonato de Portugal.

Rodrigo Moitas sendo um jovem jogador, ainda é um produto que está por lapidar, revelando potencial de crescimento. Sempre disponível para garantir a largura do corredor esquerdo, Rodrigo opta por subidas pontuais pelo corredor, mostrando-se mais conservador na hora de atacar, apenas o faz com certezas. Raramente está mal colocado do ponto de vista defensivo, revela boas intenções a defender, sempre próximo dos restantes companheiros e com os apoios bem colocados, pronto para adaptar-se ao contexto.

Coordenado nos seus movimentos e com entendimento de marcação zonal, opta por fazer contenção em situações de 1×1, nem sempre revela bom timing de entrada à bola a defender. Velocidade de deslocamento q.b. Boa capacidade de passe curto e médio, tenta sempre sair curto, sempre que possível. Por fim, é um lateral que opta por avançar pelo corredor através de tabelas com os companheiros não tanto em progressão vertical pelo corredor.

Ficha do Jogador

Nome: Rodrigo Santos Moitas

Nacionalidade: Portugal

Data Nascimento: 31/03/1998 (19 anos)

Clube: Casa Pia (emprestado pelo Real)

Posição: Lateral-esquerdo


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS




Newsletter


Categorias


newsletter