17 Out, 2017

FP Scouting – Mauro Díaz

António Pereira RibeiroOutubro 12, 20164min0

FP Scouting – Mauro Díaz

António Pereira RibeiroOutubro 12, 20164min0

Nos Estados Unidos, chamam-lhe ‘o mágico’. Tal como Harry Houdini ou David Copperfield, tem o dom de deixar multidões estupefactas com os seus truques fantasiosos. Mauro Díaz pode não conseguir fazer desaparecer a Estátua da Liberdade, mas merece ainda assim inaugurar o espaço de análise ‘FP Scouting’, uma rubrica desenvolvida em colaboração com a Talent Spy.

Falar de um futebolista argentino dinâmico e tecnicista não é novidade para ninguém. Existe uma longa linhagem de jogadores com essas características na história da selecção ‘albiceleste’, desde Norberto Méndez a Lionel Messi. No entanto, vale a pena saber mais sobre Mauro Díaz, médio de 25 anos que representa o FC Dallas, na Major League Soccer.

Formado no River Plate, Díaz despertou o interesse de alguns membros da equipa técnica texana quando tinha ainda 17 anos. Na altura, os responsáveis do clube não quiseram arriscar a contratação pela quantia que lhes foi solicitada (100 mil dólares). Acabariam por pagar dez vezes mais esse valor (1 Milhão), cinco anos depois. Desde o primeiro dia que se assumiu como um jogador-chave na manobra ofensiva do FC Dallas, quer com Schellas Hyndman, quer mais tarde com Óscar Pareja. Os números comprovam isso mesmo.

diaz-c
Soccerway

Mauro Díaz é hoje um dos melhores ‘nº 10’ da MLS. Por mais povoada que esteja a sua zona de actuação preferencial, ali como quem surge à entrada da grande área, o argentino consegue invariavelmente safar-se. Seja através de todo o tipo de passes de ruptura venenosos, ou via incursões individuais difíceis de travar, os problemas de sobrelotação no relvado encontram sistematicamente soluções inventivas. É ele quem decide o curso das jogadas atacantes da sua equipa com coragem e assertividade.

Do alto do seu 1,70m, Díaz esgueira-se facilmente pelos adversários devido ao seu controlo de bola exemplar e cariz explosivo dos seus sprints curtos. Menos eficaz nas transições defensivas, onde a frágil compleição física e falta de agressividade contribuem para algumas dificuldades no processo de recuperação. O jogo aéreo afigura-se também como uma das características menos positivas de Díaz.

As prestações e estatísticas do médio argentino na MLS têm vindo a assumir uma trajectória claramente ascendente desde 2013, atingindo o ponto mais alto de sempre na presente temporada. A partida de Fabian Castillo para os turcos do Trabzonspor no último Verão promoveram Díaz ao lugar de principal figura do plantel texano, e o ‘pequeno unicórnio’ (alcunha carinhosa dada pelos adeptos) tem estado à altura da responsabilidade. Sete golos e dezassete assistências contribuíram directamente para a actual liderança do campeonato de FC Dallas e para a conquista da Taça dos EUA. O melhor jogador da melhor equipa da MLS só pode ser um futebolista a observar com atenção, ainda por cima com os Playoffs mesmo aí à porta.

BOA OPÇÃO PARA…

Newcastle United; Norwich City – Tendo em conta a forte aposta dos dois emblemas na subida à Premier League, Mauro Díaz seria uma óptima opção para ultrapassar muitos dos obstáculos que um Championship longo e disputado apresenta. No Newcastle, teria condições para questionar a titularidade do senegalês Mohamed Diamé, enquanto no Norwich, seria um bom sucessor do veterano irlandês Wes Hoolahan.

SC Braga – Em Portugal, o conjunto bracarense seria o ideal para receber Mauro Díaz. O argentino era capaz de oferecer uma dose de criatividade e dinamismo que por vezes tem faltado aos arsenalistas este ano. Afigurar-se-ia rapidamente como o melhor médio ofensivo às ordens do técnico José Peseiro.

diaz1diaz2diaz4diaz5


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter